Club del Gripen

Deberias actualizar la parte de usuarios.
Austria ya cuenta con Typhoons por ej, y los operadores no son solo 2.

Si, algunas partes no estaban actualizadas...... ya estan. Gracias
 
Según www.militaryphotos.net parece que se piensa ofrecer a India el GRIPEN IN con el radar AESA ELTA EL/M-2052.:drool5:
Video promocional del GRIPEN IN.
eight="295"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/IxIm36up6Kc&hl=es&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/IxIm36up6Kc&hl=es&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="480" height="295"></embed></object>
 
Gripen NG propuesto a Brasil.



CAPACIDADE OPERACIONAL DO GRIPEN NG

Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um
verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado
de um sistema data-link multifrequência,
com segurança altamente desenvolvida, que
proporciona uma completa visualização para o
piloto em todos os seus modos de operação.
Superior Fusão de Sensores – A última
geração em sistema de aviônicos, com alto
poder de computação, operando em vias
de barramentos de dados digitais a altas
velocidades.

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado
cockpit 100% digital com grandes telas
multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-
Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted
Display (HMD).

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de
Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da
base de operações, com mais de 30 minutos
on station. O Gripen NG tem um alcance
superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.


Potência – O novo motor de empuxo GE414
98KN confere a melhor potência/peso de
sua classe, possibilitando decolagens curtas,
subidas rápidas e regime supercruise na
configuração de defesa aérea.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A
combinação de suas baixas assinaturas radar,
infravermelha e visual, emprego do radar
AESA, e a integração de armamentos de
nova geração, garante a superioridade em
engajamentos de longa distância, mesmo
contra aeronaves equipadas com radares de
maior alcance de detecção.

Incomparável Agilidade – É o caça mais
ágil do mundo em combate à curta distância.
Combina uma avançada configuração
aerodinâmica com conjunto canard e asas em
delta, conjugadas com um sistema de controle
de voo fly-by-wire digital triplex.

Alta Disponibilidade Operacional –
Exigências mínimas de suporte logístico
resultando em um alto nível de disponibilidade
operacional.

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em
operação regular nas Forças Aéreas da Suécia,
República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem
como na Escola de Pilotos de Teste do Reino
Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo
acumuladas.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui
o mais baixo custo operacional que qualquer
outro caça atualmente em serviço.

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG
foi projetado para se adaptar facilmente
às mudanças e às futuras necessidades
operacionais, enfrentadas pelas modernas
Forças Aéreas.

Biposto – A versão biposto mantém completa
capacidade operacional da aeronave monoposto.
O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.
 
Brasil

Yo la verdad es que no creo que el GRIPEN tenga oportunidades en Brasil ni en la India. La competencia que tendria mas posibilidades SAAB estaria en SUIZA.
 
Viendo un par de fotos del Gripen encontre esto:



Alguien sabe que aparato es lo que esta al costado?
Tiene pinta de una antena de alerta radar, pero en ningun avion de serie lo vi...
 
No estoy seguro, pero se que se habló que es parte del nuevo sistema RWR de alerta radar, yo en un momento pensé que se trataba de un alerta de misiles MWS. aunque se mantienen los RWR de las punta de los lanzadores de misiles Sidewinder.
No aclares que oscurece, saben decir, asi que no te sabría decir con firmeza de que se trata, que es parte del sistema de guerra electronica, lo es seguro.
 
Grande MATI_M. El Gripen no muere, solo que como no está saliendo ninguna info nueva no la posteo en su club. Además pronto parece que lo veremos por el vecindario..Brasil...
 

Duwa

Master of the Universe.
Gripen NG propuesto a Brasil.



CAPACIDADE OPERACIONAL DO GRIPEN NG

Caça “Netcentric” – O Gripen NG é um
verdadeiro caça “Network Centric”. É dotado
de um sistema data-link multifrequência,
com segurança altamente desenvolvida, que
proporciona uma completa visualização para o
piloto em todos os seus modos de operação.
Superior Fusão de Sensores – A última
geração em sistema de aviônicos, com alto
poder de computação, operando em vias
de barramentos de dados digitais a altas
velocidades.

Cockpit Digital Inteligente – Um avançado
cockpit 100% digital com grandes telas
multifuncionais em cores (MFD), Hands-On-
Throttle-And-Stick (HOTAS) e Helmet Mounted
Display (HMD).

Alcance e Raio de ação – Patrulha Aérea de
Combate a 700 nm, ou 1.300 km, a partir da
base de operações, com mais de 30 minutos
on station. O Gripen NG tem um alcance
superior a 2.200 nm, ou 4.000 km.


Potência – O novo motor de empuxo GE414
98KN confere a melhor potência/peso de
sua classe, possibilitando decolagens curtas,
subidas rápidas e regime supercruise na
configuração de defesa aérea.

Primeiro a Ver – Primeiro a Atirar – A
combinação de suas baixas assinaturas radar,
infravermelha e visual, emprego do radar
AESA, e a integração de armamentos de
nova geração, garante a superioridade em
engajamentos de longa distância, mesmo
contra aeronaves equipadas com radares de
maior alcance de detecção.

Incomparável Agilidade – É o caça mais
ágil do mundo em combate à curta distância.
Combina uma avançada configuração
aerodinâmica com conjunto canard e asas em
delta, conjugadas com um sistema de controle
de voo fly-by-wire digital triplex.

Alta Disponibilidade Operacional –
Exigências mínimas de suporte logístico
resultando em um alto nível de disponibilidade
operacional.

Confiabilidade – O Gripen está atualmente em
operação regular nas Forças Aéreas da Suécia,
República Tcheca, Hungria e África do Sul, bem
como na Escola de Pilotos de Teste do Reino
Unido (ETPS), com mais de 120 mil horas de voo
acumuladas.

Custo do Ciclo de Vida – O Gripen NG possui
o mais baixo custo operacional que qualquer
outro caça atualmente em serviço.

Desenvolvimento Futuro – O Gripen NG
foi projetado para se adaptar facilmente
às mudanças e às futuras necessidades
operacionais, enfrentadas pelas modernas
Forças Aéreas.

Biposto – A versão biposto mantém completa
capacidade operacional da aeronave monoposto.
O Programa Gripen NG conta com o total apoio do governo sueco.

Todo esto lo dice SAAB? Tiene esos alcances? Tiene verdadero supercrucero en configuración de defensa aerea? Es el mas ágil del mundo en dogfight?
Si esto es verdad...ni lo pensemos mas y compremoslos ya!!!:drool5::drool5:
 
Algunos puntos te los puedo confirmar no de SAAB, sino de un ejercicio que hicieron los suecos con los noruegos, estos últimos volando también en Gripen biplaza como observadores, donde los pilotos noruegos de F-16, quedaron asombrados de la increible agilidad del Gripen JAS-39C, que resulto ser superior a sus F-16 y con mejor virada que ellos..
 

Duwa

Master of the Universe.
Es un maquinon... si se confirma lo del alcance creo que esta todo dicho... es la maquina que necesitamos. Ademas con los menores costos operativos de todos los aviones de su tipo es el sueño de MinDef
 
Selex Galileo desarrollará un radar de barrido electrónico para el Gripen.

Saab and SELEX Galileo will enter co-operative development of an Active Electronically Scanned Array (AESA) Radar for the Gripen Next Generation (NG) programme.

(March 26, 2009) -- The two companies have signed a Heads of Agreement which outlines the way forward in terms of their future working arrangements.

The agreement, which is initially aimed at Brazil's Fighter programme, signifies the beginning of a long-term collaboration between the two Saab business units; Saab Aerosystems and Saab Microwave Systems, and SELEX Galileo.

Gripen NG is a considerably enhanced version of the already proven and in-service Gripen C/D multi-role fighter. Design for combat in the 21st Century Net Centric Warfare environment Gripen's flexible and modular design makes continuous development and enhancement both low risk and cost effective.

The Gripen NG programme covers development of all major sensors and avionics including data communication, self-protection systems, weapons integration, as well as airframe and propulsion enhancements.

The jointly developed AESA radar will be based on SELEX Galileo Vixen AESA radar using functionality from the Vixen programme, PS-05/A and other programmes from both companies.


Source : Gripen International
 

Duwa

Master of the Universe.
Una vez hice aca una pregunta y creo que nunca me la contestaron. Que se sabe de esos Gripen A y B que la Fuerza Aerea Sueca hiba a dar de baja? Siguen en planes de hacerlo? Estaran en buen estado? A cuanto los venderian?
Pregunto porque me estoy imaginando los Gripens aca. Comprar por ahora 24 A y 6 B en principio con nuestro magro presupuesto. Luego pasar al NG con 24 monoplazas y 12 biplazas para ataque mientras se dan de baja los A-4 y modernizar los A/B a nivel similar al NG.
Y como reemplazo de los A+B modernizados dentro de un tiempo, el PAK-Fa.
Creo que los ahorros que se conseguirian por los costes operativos del Gripen encantarian a los contadores de la FAA.
 

Duwa

Master of the Universe.
Yo tenia entendido que debido a una contracción del tamaño de las FAAs suecas "no todos" hiban a ser modernizados. Habra que ver si alguien se despierta aca y sale de compras a Suecia.
 
Es un maquinon... si se confirma lo del alcance creo que esta todo dicho... es la maquina que necesitamos. Ademas con los menores costos operativos de todos los aviones de su tipo es el sueño de MinDef

Ademas otro punto a su favor es que es compatible el sistema de reabastecimiento en vuelo con los C-130 hercules nuestros...
Mas arriba se ve en una foto como se abastecen de este tipo de avion..
 
Arriba