Embraer - KC-390

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Um desafio gigante

Ricardo Santos
Embraer
e

Maior avião já projetado pela Embraer, o KC-390 une necessidades especificas das Forças Armadas do Brasil e desenvolvimento do potencial tecnológico nacional.




“Ao longo de sua história, a Embraer sempre contou com a enorme capacidade da Força Aérea Brasileira para definir requisitos operacionais desafiadores, que levam ao desenvolvimento de produtos de grande efi ciência e que se tornam sucessos de exportação”, comenta o Vice-Presidente Executivo para o Mercado de Defesa, Orlando Ferreira Neto, referindo-se não só ao novo programa em desenvolvimento, mas lembrando aeronaves como Bandeirante, Tucano, AMX e Super Tucano, produtos operados pelo Comando da Aeronáutica e que tiveram trajetórias semelhantes.

“O Programa é desafiador e altamente motivante”, diz Paulo Gastão, Diretor do Programa KC-390. Concebido para cobrir desde a operação de reabastecimento em vôo sobre a Amazônia até o apoio logístico à comunidade científica do País na estação Comandante Ferraz, na complexa condição meteorológica da região Antártica, o maior avião já desenvolvido pela Embraer terá carga máxima de 19
toneladas e será a primeira aeronave de transporte militar dessa classe de produção nacional.

Do ponto de vista tecnológico, o emprego de sistemas no estado da arte e novos materiais, e um novo patamar de implementação e validação de software embarcado, aumentam significativamente o nível de segurança e a capacidade de operação da aeronave.

À frente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o Major Brigadeiro-do-Ar Dirceu Tondolo Nôro reconhece as contribuições relevantes do Programa ao País.
“É importante destacar que, em poucos anos, ampliaremos nossa capacidade de operação em qualquer dos cenários considerados em nosso planejamento, com uma aeronave de última geração”,diz o Brig Nôro. A frota dos novos cargueiros também deve ampliara participação brasileira em missões humanitárias.

O primeiro KC-390 nas cores da FAB deverá ser entregue em 2015. O estabelecimento de parcerias internacionais de longo prazo está em fase avançada de discussão e deverá agregar valor ao Programa, nos aspectos tecnológico, econômico e de mercado. A FAB e a Embraer trabalham juntas na seleção estratégica de países e empresas estrangeiras que possam atender aos requisitos propostos, promovendo a integração dos interesses governamentais e industriais no Programa. Até 2011, todos os fornecedores e parceiros já deverão estar selecionados. Por ora, cerca de 100 pessoas estão envolvidas diretamente no Programa, que deve terminar 2010 com cerca de 400 profissionais altamente qualificados e atingir o pico em 2014, quando deve ocorrer o primeiro vôo do protótipo.Propriedade intelectual do governo brasileiro, o KC-390 permitirá à Embraer penetrar em um novo segmento de mercado. A aviação de transporte tático mundial possui uma frota que ultrapassa 2.800 aviões somente no segmento entre cinco e 20 toneladas de carga máxima. Estudos de mercado da Empresa apontam para um mercado endereçável de aproximadamente 700 aeronaves, em 80 países, que devem ser substituídas ou modernizadas nos próximos anos. Ao ser especificada para as necessidades operacionais do País, a aeronave também nasce com um elevado potencial de exportação, como mais um produto manufaturado de alta tecnologia que trará ganhos para toda a Nação. Mais uma vez, o Brasil alcança novos patamares tecnológicos com um avião desenvolvido em parceria entre a FAB e a Embraer.

http://www.embraer.com.br/hotsites/revista_bandeirante/portugues/content/home/default.asp?rId=108
 
Estimado.... mire acá.... leia el foro.e depois fale (Hablas)

http://www.zona-militar.com/foros/...t=19359&page=5

Creio que esta forma de pensar ,....é a que causa o atrazo no seu pais....

Paulo....o verdadeiro Troll
Qué atrazo?
El que yo pueda identificar a un competidor del KC-390 me hace un retrasado o qué? O acaso hay que cerrar los ojos a la competencia y pensar que "somos los más grandes del mundo" ??
De veras que si, un verdadero troll...
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Mis mas sinceras disculpas Pucara777.... creo que no lo entendi

cordiales saludos
 
Mis mas sinceras disculpas Pucara777.... creo que no lo entendi

cordiales saludos
No hay problema, desde un principio me imaginé que fué un mal entendido... pero era raro.

PS: Igual será interesante ver como evolucionan ambos aviones! :)
 
D

DELTA22



AVIAÇÃO:
Embraer começa a definir parceiros para novo cargueiro

Virgínia Silveira, para o Valor, de Itajubá (MG)

A Embraer, em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), já definiu alguns dos parceiros estratégicos que vão participar do desenvolvimento da nova aeronave de transporte militar KC-390. Segundo o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, Chile, Colômbia, África do Sul e Portugal estão confirmados no programa do cargueiro. A França também já demonstrou à FAB seu interesse em participar do projeto.

Avaliado em cerca de US$ 1,3 bilhão, o programa de desenvolvimento e industrialização da aeronave deve receber, este ano, por volta de R$ 100 milhões, informou Saito, durante evento de lançamento da pedra fundamental da nova fábrica de helicópteros da Helibrás, sexta-feira, em Itajubá (MG). De acordo com o chefe da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica (Sefa), brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, para 2011 o desembolso previsto para o projeto é de R$ 200 milhões.

"Temos um cronograma de desembolsos para o KC-390 até 2014. A maior parte dos recursos, R$ 600 milhões, será liberada em 2013", disse Azevedo. No ano passado, o projeto recebeu um aporte de R$ 40 milhões para iniciar as atividades relacionadas aos requisitos técnicos e à configuração da aeronave.

O primeiro voo do protótipo do KC-390, segundo a FAB, está previsto para ocorrer em 2014. No dia 15, a alta cúpula da Aeronáutica e da Embraer se reuniu no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos (SP), para apresentar a maquete, em tamanho real, do compartimento de carga da aeronave.

"Trata-se de um corpo de prova, a partir do qual poderemos testar e conferir os vários tipos de cargas que a aeronave estará capacitada a receber", explicou o chefe da Sefa. Segundo o brigadeiro Azevedo, este ano está prevista a definição do projeto do ponto de vista operacional, além dos parceiros estratégicos e o nível de participação de cada um no desenvolvimento da aeronave.

De acordo com a Aeronáutica, o novo cargueiro é um avião de transporte que, no futuro, apoiará as Forças Armadas do país e as de outras nações em missões de transporte de tropa, de carga, de veículos militares, busca e resgate, lançamento de paraquedistas e carga e reabastecimento em voo, além de operações de ajuda humanitária pelo mundo, como no caso do Haiti e do Chile.

A Embraer é a responsável pelo desenvolvimento da nova aeronave, gestão dos parceiros estratégicos, fornecedores, projeto e integração da aeronave. Segundo estimativa feita anteriormente pela empresa, o KC-390 vai disputar um mercado de 700 aeronaves, num prazo de 10 anos, o que representa um volume de negócios da ordem de US$ 13 bilhões.

Como o projeto será desenvolvido pelo sistema de parcerias estratégicas, haverá o compartilhamento de custos e riscos, a criação de laços de longo prazo entre as indústrias, as forças armadas e os governos dos países envolvidos, além do estabelecimento de cotas de participação nas vendas dos aviões.

Com 20 toneladas de peso e 35 metros de profundidade do nariz até a cauda, o KC-390 será o maior avião já produzido pela Embraer. A aeronave é quase 50% mais pesada do que o jato 190, atualmente a aeronave de maior porte desenvolvida pela empresa. O KC-390 vai substituir o Hércules C-130, em operação na FAB desde a década de 60.

A FAB também usa outros modelos de aeronave de transporte militar, especialmente na Amazônia. A mais nova delas, o C-105 Amazonas, que iniciou sua operação em 2007, foi comprada do grupo europeu EADS-Casa, para substituir o C-115 Búfalo na Amazônia. Com mais de 30 anos de serviços, o Búfalo foi desativado pela FAB em 2008.

A Aeronáutica possui uma frota de 12 Amazonas, que custaram US$ 300 milhões, e negocia a compra de mais oito aviões da EADS-Casa. "Estamos finalizando as negociações com a empresa e a previsão é de que o contrato seja assinado até o fim do ano", comentou o brigadeiro Azevedo, da Sefa. As novas aeronaves, segundo ele, vão operar na região Amazônica, atendendo às necessidades do Esquadrão de Busca e Salvamento da FAB, além de ser usadas em atividades de transporte e logística.

Com capacidade para nove toneladas de carga, o C-105 Amazonas é um avião turboélice, projetado para desempenhar missões de transporte de tropas, transporte aerologístico, evacuação aeromédica, lançamento de paraquedistas, infiltração e exfiltração de forças especiais, Correio Aéreo Nacional (CAN) e apoio aos diversos programas militares e governamentais na Amazônia.

"A principal diferença entre o C-105 Amazonas e o KC-390, além da capacidade de carga, é o fato de que o primeiro foi desenvolvido para operar em regiões mais fronteiriças e com menos apoio e o segundo é mais robusto e preparado para levar grande quantidade de carga para determinada área", disse o chefe da Sefa.
============================
:hurray: :cheers2:
 

Jorge II

Serpiente Negra.
ojalá que nuestro gobierno entre en esto, sino como siempre afuera de todo y seguir con aviones de mas de 40 años.
 

MDD

Colaborador
Colaborador
Y si, hay que desembolsar al menos un 20 % del monto para empezar a hablar ...
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Aernnova e SK 10 querem ser fornecedoras do KC-390


O presidente (lehendakari) do Governo do País Basco, Patxi López, expressou hoje "todo o apoio" às empresas bascas do setor aeronáutico, especificamente às duas que comercializam com a montadora brasileira Embraer.

López, acompanhado do conselheiro de Indústria basco, Bernabé Unda, e empresários visitaram a fábrica da Embraer em São José dos Campos, em São Paulo. Ele defendeu "manter, consolidar e ampliar" a cooperação das empresas bascas Aernnova e SK 10 com a Embraer "em benefício de ambos (Brasil e País Basco) e das próprias empresas".

Em seguida, o líder basco esteve na cerimônia de reforma da fábrica da CIE Automotive de Taubaté, inaugurada pelo ex-lehendakari José Antonio Ardanza em 1998.

Na Embraer, López lembrou que a empresa brasileira, a terceira fabricante aeronáutica do mundo, é uma "referência" mundial com a qual empresas bascas vêm colaborando há anos.

O presidente da Aernnova, Iñaki López Gandásegui, explicou aos jornalistas que sua empresa se sente "totalmente apoiada" pelo Governo Basco, mas que a crise está provocando uma menor atividade. Ele espera que não haja "reflexos" na participação de novos projetos com a Embraer, à espera do design do futuro avião militar O-390.

O vice-presidente de Embraer, Artur Coutinho, mostrou interesse em "continuar cooperando" com as empresas bascas, ao considerar que essa cooperação é "muito relevante e importante" para a fabricante brasileira.

O diretor da fábrica da CIE Automotive em Taubaté, Pedro Echegaray, declarou que o Brasil e a China se comportaram como "oásis" na crise mundial e que no setor automotivo há "perspectivas excelentes" com previsão de aumento de 6% da matrícula de veículos para o conjunto deste ano no Brasil.

Fonte: EFE via G1 - Noticias Sobre Aviação

....algo mas de otra fonte....en el link

http://www.defesanet.com.br/10_03/100326_01_aernnova.html
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
A Embraer vai definir motor.

A Embraer deverá definir, agora em abril ou maio, o tipo e o fabricante do motor a ser usado no seu novo cargueiro militar KC-390.

Trata-se de uma escolha necessária antes da próxima fase do programa,. Uma etapa de 12 meses quando serão congelados os detalhes principais da aeronave.

Tudo indica que a norte-americana Pratt & Whitney está fora da disputa porque sua ultra-moderna turbina tipo "geared turbofan" não ficará pronta em tempo.

Isso deixaria a disputa praticamente limitada a motores na faixa das 28 mil/33 mil libras de empuxo,
de modelos já provados da CFM International e da International Aero Engines (Roberto Pereira)

http://aerobusiness.com.br
 
http://www.x.com/lamerica/noticias/noticias.asp?cod=2241&ref=Aire&n=Brasil-confirma-a-Sud%E1frica,-Chile,-Colombia-y-Portugal-como-posibles-socios-del-KC-390-de-Embraer

Brasil confirma a Sudáfrica, Chile, Colombia y Portugal como posibles socios del KC-390

1/04/2010 (x.com) Brasilia - El comandante de la Fuerza Aérea de Brasil (FAB), general Juniti Saito, confirmó a Sudáfrica, Chile, Colombia y Portugal como posibles socios principales para el desarrollo del avión de transporte militar táctico KC-390 de la empresa Embraer para reemplazar la flota de KC-230 Hércules en servicio.

Según la prensa local, el general Saito también agregó que Francia -país miembro del consorcio EADS que desarrolla un avión similar aunque más grande, el A400M- también estaría interesado, aunque ello parece depender de la decisión que Brasil tome sobre el próximo avión de caza de combate para el país, programa F-X2.

Según esto, las empresas "principales" para el proyecto de Embraer serían la sudafricana Denel Saan Aerostructures (DSA), la portuguesa OGM y la chilena ENAER. La participación de Colombia buscaría más asegurar un cliente y contribuir al desarrollo de una incipiente industria aeronáutica en ese país suramericano.

Encaja en la estrategia de Denel

DSA es parte del grupo estatal Denel y fabrica grandes estructuras aeroespaciales, como parte del fuselaje, alas y cola. En la actualidad, es proveedor principal de importantes componentes para el caza de combate Gripen NG de la sueca Saab y del A400M del consorcio europeo Airbus, del grupo EADS, así como para las colas de los aviones ejecutivos Gulfstream G-150, empresa propiedad de General Dynamics.

La empresa sudafricana se ha visto muy afectada por los retrasos acumulados por el programa del A400M y su posición quedó seriamente comprometida después de que el Gobierno de Sudáfrica decidiera cancelar su contrato inicial que, en principio, preveía la adquisición de ocho unidades de este avión de transporte.

Los expertos consideran que, ante esta circunstancia, el programa KC-390, cuyo coste global ascendería a 1.300 millones de dólares, encajaría en sus planificación y podría poner en práctica los conocimientos adquiridos con los programas de Airbus.

Definición de socios de primer nivel

El general Aprigio E.M. Azevedo, jefe del departamento de Finanzas de la Fuerza Aérea Brasileña, señaló, por su parte, que la selección de socios de primer nivel debería ser fijada antes de que concluya el presente año, 2010. Esto implicaría decidir el nivel de participación y la contribución financiera de cada uno de ellos.

Azevedo señaló que está previsto un desembolso para 2011 de 200 millones de reales aunque la mayor parte de los recursos se liberarán en el 2013, cerca de 600 millones de reales. El año pasado se liberaron 40 millones para iniciar las actividades relacionadas con requisitos técnicos y configuración de la aeronave.

La Fuerza Aérea Brasileña tiene previsto adquirir 23 unidades del nuevo KC-390 que, junto a entre 12 y 20 EADS/CASA CN-295, constituirán su flota de transporte táctico.

El KC-390 fue presentado oficialmente el año pasado con la primera asignación económica. El proyecto inicial prevé contar con un primer prototipo en 2014.

Con 20 toneladas de peso y 35 metros, el KC-390 será el avión más grande que producirá Embraer y será un 50 por ciento más pesada que el mayor aeroplano en servicio en la FAB, el C-130E/H Hércules, de Lockheed Martin.

En una entrevista con la Agencia Reuter, Orlando Ferreira Neto, vicepresidente de la división de Defensa de Embraer, confirmó que el programa de desarrollo del KC-390 está cumpliendo su cronograma. "Está absolutamente al día" en relación con la conclusión de los estudios preliminares, afirmó.

Ferreira Neto reconoció que el desarrollo del KC-390 estará relacionado con la decisión del FX-2, ya que las transferencias de tecnologías que se esperan firmar en el contrato de nuevos cazas serán aprovechadas en el avión de transporte militar.
El aérea de Defensa de Embraer tiene previsto ingresar durante 2010 unos 650 millones de dólares, un 13 por ciento de la facturación total de la compañía. En 2009, las ventas de este departamento fueron de casi 500 millones, un 9,1 % de total.


Otra que dejamos pasar????
Habrá que esperar a que se vendan de segunda mano para verlos en nuestros cielos con los colores de la FAA???

:banghead::banghead::banghead::banghead:
 
Que buena noticia la confirmación de Chile como posible socio!!!!!

Creo que este es un proyecto a medida para nosotros y totalmente abordable. Afortunadamente la definición se dará a fin de año cuando, espero, los efectos del terremoto estén mas acotados y financiados y se pueda pensar con la cabeza fría.

Felices soludos!!!! :hurray:
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Embraer pretende comercializar KC-390 hasta el final de ese año

16 de abril de 2010, en Noticiario Nacional, por Guilherme Poggio


Virgínia Silveira

El proyecto del nuevo avión de transporte militar de la Embraer, el carguero KC-390, es el coche jefe de la estrategia de crecimiento del área de defensa de la compañía, que en 2009 registró una facturación de US$ 500 millones y representó cerca de 9% de la receta. “Para el 2010 estamos previendo una facturación de US$ 650 millones en el área de defensa. El valor representa más de 12% de la receta global proyectada para la Embraer en 2010?, dijo el vice presidente ejecutivo Financiero y de Relaciones con Inversionistas de la Embraer, Luiz Carlos Aguiar.

Hasta el fin del año, según el ejecutivo, la Embraer pretende poner en marcha la comercialización del KC-390. “Existen hoy en el mercado internacional dos mil aviones cargueros en fase final de vida útil. Nuestra expectativa es la de capturar 10% de la renovación de esa flota, la mayoría del modelo C-130 Hércules, un mercado estimado en 200 aviones en diez años”, afirmó.

Sobre la posibilidad de venta de un número superior la 100 aeronaves Súper Tucano para la FUERZA Aérea de Estados Unidos, Aguiar dijo que no se trata de una venta simple. “Los EE UU están con un problema de crecimiento económico serio y, en una situación de esas, la tendencia es que la compra sea hecha internamente.” La Embraer, según él, no se asoció a ninguna empresa americana para participar de esa licitación.

En opinión del comandante de la Aeronáutica, brigadier Juniti Saito, el acuerdo militar firmado esta semana entre Brasil y EE UU, puede favorecer la venta del Súper Tucano para la FUERZA Aérea americana. “Estamos acompañando de cerca la negociación y torciendo para que la Embraer consiga exportar los aviones”, dijo.

LA FUERZA Aérea Brasileña (FAB) es la propietaria del proyecto del Súper Tucano, desarrollado por la Embraer. La empresa recibió encomienda de 99 aeronaves de la FAB y ya entregó 85. El Súper Tucano de la FAB, conocido por la sigla A-29, opera en las unidades de caza instaladas en Boa Vista, Porto Velho y Campo Grande.

FUENTE: Valor Económico, vía Notimp
 
Arriba