COMFIREM acompanha manutenção dos Mirages 2000
O COMFIREM - Comissão de Fiscalização e Execução de Contratos do Mirage 2000 - está acompanhando a manutenção das aeronaves que serão entregues a FAB a partir deste ano.
As aeronaves serão completamente revisadas com desmontagem para a verificação de possíveis desgastes, corrosões ou rachaduras. Todos os seus principais sistemas e componentes estão sendo verificados.
Verificação da junção da asa da aeronave Monoplace C-25
Inspeção completa da aeronave Biplace B-502
Inspeção completa da aeronave Monoplace C-25
Inspeção da aeronave C-29
O COMFIREM é composto por 2 oficiais e 4 graduados e está sediado na cidade de Orange - França. Sua missão é fiscalizar a execução do Acordo firmado entre o Brasil e a França, quanto ao acompanhamento, controle e recebimento das aeronaves MIRAGE 2000, de todo o material relacionado no respectivo Acordo, bem como os cursos de capacitação de pessoal da Força Aérea Brasileira.
Os cursos de capacitação estão divididos em teóricos e práticos.
Cursos Teóricos
Pilotos:
Formação para 10 pilotos, da seguinte forma:
- Em 2006: formação de 6 pilotos, sendo 2 com a qualificação de Instrutor e 4 como Pilotos Básicos.
A formação será feita em 3 fases: A primeira, em Dijon curso teórico, com início dia 06 de março de 2006, as demais fases, de simulador e vôos em Orange.
- Em 2007: formação teórica de 4 pilotos. Serão cumpridas apenas 2 fases: em Dijon, EETIS (curso teórico), e, em Orange, simulador. Estes pilotos farão os vôos no Brasil.
Técnicos:
Os cursos serão subdivididos nos seguintes blocos:
- Sistema de navegação e armas;
- Armamento;
- Motor;
- Equipamentos de apoio ao solo;
- Sistema elétrico e Comando de Vôo Elétrico; e
- Célula, sendo que o conceito de célula abrange tudo o que se refere ao sistema hidráulico, ao sistema de pneumática, ao sistema de combustível, equipamentos de vôo e à estrutura do M-2000.
Cursos Práticos
Pilotos:
4 pilotos básicos:
4 vôos de lacher
3 vôos de manobra
15 vôos de estudo do sistema de armamentos
5 reabastecimentos em vôo
31 hs / 27 missões
2 instrutores:
4 vôos de lacher
3 vôos de manobra
20 vôos de estudo do sistema de armamentos
18 treinos táticos
2 vôos noturnos
10 reabastecimentos em vôo, sendo dois no posto traseiro.
4 saídas de lacher instrutor, sendo dois à noite.
69 hs / 63 missões
Técnicos:
A formação prática será realizada na Base Aérea de Orange, sob orientação e supervisão da Força Aérea Francesa, e terá duração mínima de quatro meses.
Fonte: Força Aérea Brasileira
Saudações
O COMFIREM - Comissão de Fiscalização e Execução de Contratos do Mirage 2000 - está acompanhando a manutenção das aeronaves que serão entregues a FAB a partir deste ano.
As aeronaves serão completamente revisadas com desmontagem para a verificação de possíveis desgastes, corrosões ou rachaduras. Todos os seus principais sistemas e componentes estão sendo verificados.
Verificação da junção da asa da aeronave Monoplace C-25
Inspeção completa da aeronave Biplace B-502
Inspeção completa da aeronave Monoplace C-25
Inspeção da aeronave C-29
O COMFIREM é composto por 2 oficiais e 4 graduados e está sediado na cidade de Orange - França. Sua missão é fiscalizar a execução do Acordo firmado entre o Brasil e a França, quanto ao acompanhamento, controle e recebimento das aeronaves MIRAGE 2000, de todo o material relacionado no respectivo Acordo, bem como os cursos de capacitação de pessoal da Força Aérea Brasileira.
Os cursos de capacitação estão divididos em teóricos e práticos.
Cursos Teóricos
Pilotos:
Formação para 10 pilotos, da seguinte forma:
- Em 2006: formação de 6 pilotos, sendo 2 com a qualificação de Instrutor e 4 como Pilotos Básicos.
A formação será feita em 3 fases: A primeira, em Dijon curso teórico, com início dia 06 de março de 2006, as demais fases, de simulador e vôos em Orange.
- Em 2007: formação teórica de 4 pilotos. Serão cumpridas apenas 2 fases: em Dijon, EETIS (curso teórico), e, em Orange, simulador. Estes pilotos farão os vôos no Brasil.
Técnicos:
Os cursos serão subdivididos nos seguintes blocos:
- Sistema de navegação e armas;
- Armamento;
- Motor;
- Equipamentos de apoio ao solo;
- Sistema elétrico e Comando de Vôo Elétrico; e
- Célula, sendo que o conceito de célula abrange tudo o que se refere ao sistema hidráulico, ao sistema de pneumática, ao sistema de combustível, equipamentos de vôo e à estrutura do M-2000.
Cursos Práticos
Pilotos:
4 pilotos básicos:
4 vôos de lacher
3 vôos de manobra
15 vôos de estudo do sistema de armamentos
5 reabastecimentos em vôo
31 hs / 27 missões
2 instrutores:
4 vôos de lacher
3 vôos de manobra
20 vôos de estudo do sistema de armamentos
18 treinos táticos
2 vôos noturnos
10 reabastecimentos em vôo, sendo dois no posto traseiro.
4 saídas de lacher instrutor, sendo dois à noite.
69 hs / 63 missões
Técnicos:
A formação prática será realizada na Base Aérea de Orange, sob orientação e supervisão da Força Aérea Francesa, e terá duração mínima de quatro meses.
Fonte: Força Aérea Brasileira
Saudações


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