Embraer-Phenom

São José dos Campos, 26 de julho de 2007 – O Phenom 100, nova referência criada pela Embraer para o segmento de jatos muito leves (very light jets, em inglês) realizou hoje seu primeiro vôo. A aeronave nº. de série 99801 decolou exatamente às 10h55, quando o Comandante Antonio Bragança Silva comunicou a rotação da aeronave.

“Este é mais um marco importante para a Embraer e um momento muito especial e gratificante para toda a equipe da Empresa. Ver nosso novo pássaro recém-nascido alçar vôo é altamente gratificante e cumprimento todos os empregados da Embraer por este feito”, afirmou Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Quando anunciamos o lançamento dos jatos Phenom, pouco mais de dois anos atrás, enfatizamos perante a comunidade da aviação executiva nosso compromisso de atuarmos neste segmento de mercado de forma permanente. O primeiro vôo do Phenom 100 confirma esse compromisso e representa mais um passo na estratégia da Embraer de oferecer a nossos clientes uma linha de produtos que atenda todo este mercado.”

Ao deixarem a aeronave, os pilotos de teste, Comandante Antonio Bragança Silva e Comandante Eduardo Alves Menini, além do engenheiro de vôo de ensaio, Marcelo Toledo Basile, manifestaram sua satisfação com o primeiro vôo. “Nosso vôo inaugural foi um sucesso. Todas as manobras e ensaios foram executados como previsto”, disse o Comdte. Bragança. “Ficamos muito impressionados com o desempenho e características de vôo do Phenom 100 e com o conforto e ergonomia excepcionais da cabine de pilotagem.”

O PP-XPH voou durante 1 hora e 36 minutos, quando foram realizadas diversas manobras para verificar as características de vôo da aeronave e o funcionamento dos sistemas. Enquanto isso, no solo, integrantes de todas as equipes de engenharia envolvidas no programa Phenom 100 analisavam dados do vôo e apoiavam a tripulação a bordo do jato.

Os dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F do Phenom 100, com 1.615 libras de tração cada um, funcionaram perfeitamente durante todo o vôo.

O vôo inaugural foi precedido por uma série de testes em solo. Os resultados confirmaram o excelente funcionamento do Phenom 100 durante os testes de vibração em solo, controle de vôo, taxi em alta e baixa velocidade, assim como a funcionalidade e integração de sistemas.

Um programa completo de ensaios, incluindo testes estáticos e de fadiga, será realizado após o primeiro vôo, visando a certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil, seguida da certificação pela Federal Aviation Agency (FAA) nos Estados Unidos, antes de entrar em serviço em meados de 2008. A certificação da EASA será concedida no primeiro semestre de 2009.

O Phenom 100 foi lançado em maio de 2005, como o melhor jato executivo da categoria very light. O corte da primeira peça do Phenom 100 acorreu em maio de 2006, utilizando-se um modelo digital da aeronave desenvolvido com o software de engenharia CATIA V5.

A fabricação de grandes segmentos do Phenom 100 foi realizada na Unidade Botucatu da Embraer. Uma vez produzidas, a fuselagem e as asas foram transferidas para as instalações da Empresa, em São José dos Campos. Em 16 de junho passado, o jato deixou o hangar de montagem (rollout em inglês), marcando a conclusão da montagem final. Em 21 de junho, alguns dias após o rollout, o Phenom 100 foi apresentado nas cores da Embraer pela primeira vez.

Fonte: EMBRAER

A Embraer encerrou junho com encomendas firmes para os novos aviões de pequeno porte Phenom 100 e Phenom 300 acima de 450 unidades.

(Por Cesar Bianconi)
 
Embraer atinge 500 minijatos vendidos
A 1 ano do início das entregas, contratos já superam expectativa da fabricante, que também planeja avião-conceito
Enviada especial a São Paulo
Iara Gomes
A um ano do início das entregas do primeiro jato da família Phenom, a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), em São José dos Campos, já recebeu mais de 500 encomendas do Phenom 100 e Phenom 300.

O anúncio foi feito ontem pelo presidente da empresa, Frederico Fleury Curado, no último dia da Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), em São Paulo.

O presidente da Embraer também anunciou a exposição de um jato-conceito na NBAA 2007 (National Business Aviation Association), feira de aviação executiva que acontece entre os dias 25 e 27 de setembro, em Atlanta (Geórgia), nos Estados Unidos. "Será um avião para a faixa de mercado entre o Phenom 300 e o Legacy 600", disse Curado.

Ontem, na Labace, a Embraer apresentou pela primeira vez o Phenom 100, jato com capacidade para seis a oito ocupantes, e que há menos de um mês iniciou a campanha de ensaios em vôo com vistas à certificação (autorização para operar regularmente) pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Após a certificação, prevista para meados de 2008, serão iniciadas as entregas aos clientes. Há menos de três meses, a carteira de encomendas dos jatos Phenom era de cerca de 450 unidades. Os minijatos conquistaram clientes em 35 países. Entre os mais recentes, estão Suécia, Portugal e Líbano.

BRASIL - Os jatos também são sucesso de vendas no Brasil. "A família Phenom é ideal para a América Latina, onde mais de 50% dos aviões executivos têm mais de 20 anos de uso. São mais baratos para comprar e para operar", disse o vice-presidente para o mercado e aviação executiva da Embraer, Luís Carlos Affonso. No Brasil, o Phenom 100 custará US$ 3,05 milhões.

Durante a Labace, a fabricante brasileira expôs o Legacy 600 e um mock-up (maquete em tamanho real) do Phenom 300, que tem previsão de iniciar as operações em meados de 2009. Com capacidade para até nove ocupantes, o jato custa US$ 6,9 milhões.

A Embraer também desenvolve o Lineage 1000, com capacidade para até 19 passageiros, que custa US$ 42,95 milhões. O Oriente Médio representa hoje o principal mercado da aeronave.

A Embraer conseguiu dobrar a receita da aviação executiva apenas com o Legacy 600. No ano passado, foram entregues 27 jatos aos clientes, que representaram uma receita de US$ 600 milhões contra US$ 300 milhões em 2005. O jato custa US$ 25,4 milhões. "Por conta das novas encomendas, o prazo de entrega aumentou de 12 para 18 meses, na mesma cadência de produção", disse Affonso.

MERCADO - A carteira de encomendas de jatos executivos da Embraer soma US$ 2 bilhões em vendas firmes. A empresa planeja obter 30% de participação na faixa de mercado dos aviões Phenom 100 (very light) e Phenom 300 (light), 15% na categoria do Legacy e entre 15% e 20% no segmento do Lineage 1000.

A América Latina, que hoje representa 4% do mercado mundial da aviação executiva, deverá aumentar a sua participação para 10% em cinco anos, segundo as previsões da Embraer.

Brasil, México e Venezuela concentram hoje 87% da frota de 1.000 jatos executivos que voam no continente latino-americano. O México reúne o maior número --499 jatos executivos-- e o Brasil aparece em segundo lugar, com 293 jatos.
 
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