São José dos Campos, 26 de julho de 2007 – O Phenom 100, nova referência criada pela Embraer para o segmento de jatos muito leves (very light jets, em inglês) realizou hoje seu primeiro vôo. A aeronave nº. de série 99801 decolou exatamente às 10h55, quando o Comandante Antonio Bragança Silva comunicou a rotação da aeronave.
“Este é mais um marco importante para a Embraer e um momento muito especial e gratificante para toda a equipe da Empresa. Ver nosso novo pássaro recém-nascido alçar vôo é altamente gratificante e cumprimento todos os empregados da Embraer por este feito”, afirmou Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Quando anunciamos o lançamento dos jatos Phenom, pouco mais de dois anos atrás, enfatizamos perante a comunidade da aviação executiva nosso compromisso de atuarmos neste segmento de mercado de forma permanente. O primeiro vôo do Phenom 100 confirma esse compromisso e representa mais um passo na estratégia da Embraer de oferecer a nossos clientes uma linha de produtos que atenda todo este mercado.”
Ao deixarem a aeronave, os pilotos de teste, Comandante Antonio Bragança Silva e Comandante Eduardo Alves Menini, além do engenheiro de vôo de ensaio, Marcelo Toledo Basile, manifestaram sua satisfação com o primeiro vôo. “Nosso vôo inaugural foi um sucesso. Todas as manobras e ensaios foram executados como previsto”, disse o Comdte. Bragança. “Ficamos muito impressionados com o desempenho e características de vôo do Phenom 100 e com o conforto e ergonomia excepcionais da cabine de pilotagem.”
O PP-XPH voou durante 1 hora e 36 minutos, quando foram realizadas diversas manobras para verificar as características de vôo da aeronave e o funcionamento dos sistemas. Enquanto isso, no solo, integrantes de todas as equipes de engenharia envolvidas no programa Phenom 100 analisavam dados do vôo e apoiavam a tripulação a bordo do jato.
Os dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F do Phenom 100, com 1.615 libras de tração cada um, funcionaram perfeitamente durante todo o vôo.
O vôo inaugural foi precedido por uma série de testes em solo. Os resultados confirmaram o excelente funcionamento do Phenom 100 durante os testes de vibração em solo, controle de vôo, taxi em alta e baixa velocidade, assim como a funcionalidade e integração de sistemas.
Um programa completo de ensaios, incluindo testes estáticos e de fadiga, será realizado após o primeiro vôo, visando a certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil, seguida da certificação pela Federal Aviation Agency (FAA) nos Estados Unidos, antes de entrar em serviço em meados de 2008. A certificação da EASA será concedida no primeiro semestre de 2009.
O Phenom 100 foi lançado em maio de 2005, como o melhor jato executivo da categoria very light. O corte da primeira peça do Phenom 100 acorreu em maio de 2006, utilizando-se um modelo digital da aeronave desenvolvido com o software de engenharia CATIA V5.
A fabricação de grandes segmentos do Phenom 100 foi realizada na Unidade Botucatu da Embraer. Uma vez produzidas, a fuselagem e as asas foram transferidas para as instalações da Empresa, em São José dos Campos. Em 16 de junho passado, o jato deixou o hangar de montagem (rollout em inglês), marcando a conclusão da montagem final. Em 21 de junho, alguns dias após o rollout, o Phenom 100 foi apresentado nas cores da Embraer pela primeira vez.
Fonte: EMBRAER
A Embraer encerrou junho com encomendas firmes para os novos aviões de pequeno porte Phenom 100 e Phenom 300 acima de 450 unidades.
(Por Cesar Bianconi)
“Este é mais um marco importante para a Embraer e um momento muito especial e gratificante para toda a equipe da Empresa. Ver nosso novo pássaro recém-nascido alçar vôo é altamente gratificante e cumprimento todos os empregados da Embraer por este feito”, afirmou Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Quando anunciamos o lançamento dos jatos Phenom, pouco mais de dois anos atrás, enfatizamos perante a comunidade da aviação executiva nosso compromisso de atuarmos neste segmento de mercado de forma permanente. O primeiro vôo do Phenom 100 confirma esse compromisso e representa mais um passo na estratégia da Embraer de oferecer a nossos clientes uma linha de produtos que atenda todo este mercado.”
Ao deixarem a aeronave, os pilotos de teste, Comandante Antonio Bragança Silva e Comandante Eduardo Alves Menini, além do engenheiro de vôo de ensaio, Marcelo Toledo Basile, manifestaram sua satisfação com o primeiro vôo. “Nosso vôo inaugural foi um sucesso. Todas as manobras e ensaios foram executados como previsto”, disse o Comdte. Bragança. “Ficamos muito impressionados com o desempenho e características de vôo do Phenom 100 e com o conforto e ergonomia excepcionais da cabine de pilotagem.”
O PP-XPH voou durante 1 hora e 36 minutos, quando foram realizadas diversas manobras para verificar as características de vôo da aeronave e o funcionamento dos sistemas. Enquanto isso, no solo, integrantes de todas as equipes de engenharia envolvidas no programa Phenom 100 analisavam dados do vôo e apoiavam a tripulação a bordo do jato.
Os dois motores Pratt & Whitney Canada PW617F do Phenom 100, com 1.615 libras de tração cada um, funcionaram perfeitamente durante todo o vôo.
O vôo inaugural foi precedido por uma série de testes em solo. Os resultados confirmaram o excelente funcionamento do Phenom 100 durante os testes de vibração em solo, controle de vôo, taxi em alta e baixa velocidade, assim como a funcionalidade e integração de sistemas.
Um programa completo de ensaios, incluindo testes estáticos e de fadiga, será realizado após o primeiro vôo, visando a certificação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Brasil, seguida da certificação pela Federal Aviation Agency (FAA) nos Estados Unidos, antes de entrar em serviço em meados de 2008. A certificação da EASA será concedida no primeiro semestre de 2009.
O Phenom 100 foi lançado em maio de 2005, como o melhor jato executivo da categoria very light. O corte da primeira peça do Phenom 100 acorreu em maio de 2006, utilizando-se um modelo digital da aeronave desenvolvido com o software de engenharia CATIA V5.
A fabricação de grandes segmentos do Phenom 100 foi realizada na Unidade Botucatu da Embraer. Uma vez produzidas, a fuselagem e as asas foram transferidas para as instalações da Empresa, em São José dos Campos. Em 16 de junho passado, o jato deixou o hangar de montagem (rollout em inglês), marcando a conclusão da montagem final. Em 21 de junho, alguns dias após o rollout, o Phenom 100 foi apresentado nas cores da Embraer pela primeira vez.
Fonte: EMBRAER
A Embraer encerrou junho com encomendas firmes para os novos aviões de pequeno porte Phenom 100 e Phenom 300 acima de 450 unidades.
(Por Cesar Bianconi)