El Corpo de Fuzileiros Navais adquiere MOWAG Piranha III 8X8

El aumento del número de acciones en áreas urbanas realizadas por unidades del CFN (Corpo de Fuzileiros Navais) en Operaçiones de Paz y en Operaciones de Garantia de la Ley y el Orden (GLO) realizando patrullas motorizadas, vienen creando la necesidad de dotar a la Força de Fuzileiros da Esquadra de medios capaces de desplazar con mayor agilidad que los vehículos a oruga, y a efectos de obtener nuevos vehículos Blindados que provoquen un menor desgaste de las rutas por donde se desplazan. Tal característica es particularmente importante para misiones donde existe la preocupación de preservar las condiciones de transitabilidad de vías urbanas, como es el caso de MINUSTAH.



Por esa razón, ya fue iniciado el processo de obtención de un nuevo vehículo blindado sobre ruedas, para que sea entreguado al sector operativo en el plazo más breve posible.

La elección recayó sobre el PIRANHA III C 8X8, de la empresa suiza MOWAG. La compra incluirá 04 vehículos destinados al transporte de personal y 01 vehículo de socorro, para uso inmediato en Haití.

Dentro de los requisitos exigidos para el vehículo se destacan: peso de combate, sus dimensiones (por estar directamente relacionados con la capacidad de embarcar en transporte de nuestros medios navales) y una limitada capacidad anfibia, que nos permite realizar cruces de cursos de agua.

http://www.defesanet.com.br/afv/cfn_mowag.htm
 
Defesa @ Net

Resposta da Marinha a questionamentos de Defesa@Net
sobre a compra de veículos blindados para o Corpo de Fuzileiros Navais



Blindados - AFV
Defesanet 29 Maio 2006

Defesa @ Net

Nota Defesa@Net

Ao receber a mensagem do Serviço de Relações Públicas da Marinha (SRPM), datada de 25 Abril, Defesa@Net, enviou novas questões, complementando a informação.

Publicamos abaixo a resposta da Marinha.

Defesa@Net agradece a atenção do Comando da Marinha, através do SRPM, em responder aos nossos questionamentos.

O Editor

Serviço de Relações
Públicas da Marinha

Comando da Marinha
Serviço de Relações Públicas da Marinha
Brasília DF, 26 Maio 2006

Defesa @ Net
Att: Editor

Senhor Editor,

Em atenção a seu e-mail, participo a Vossa Senhoria os seguintes esclarecimentos:

1) A licitação aberta teve um vencedor?

Resposta: O Comando de Material de Fuzileiros Navais encaminhou para a Comissão Naval Brasileira na Europa (CNBE) os parâmetros técnicos visualizados para a futura aquisição do veículo em questão.

No momento, o edital do processo licitatório está em fase de elaboração pela CNBE, ou seja, a licitação ainda não foi aberta.

2) Caso seja o MOWAG Piranha IIIC, esse será comprado diretamente da Suíça ou via a GDLS, USA?

Resposta: A empresa suíça MOWAG será convidada a participar do processo licitatório, juntamente com empresas nacionais (COLUMBUS e AVIBRÁS) e empresas internacionais (a austríaca STEYR, a alemã RHEINMETALL LANDSYTEM, a finlandesa PATRIA e a russa ROSOBORONEXPORT).As condições de obtenção e fornecimento do bem licitado serão em função do constante na proposta da empresa vencedora do referido certame
licitatório.

3) Qual o valor global disponível para a aquisição de VBTP SR?

Resposta: A Marinha do Brasil, com a aprovação da Lei de Orçamento Anual (LOA), irá definir o referido valor para aquisição da VBTP SR.

4) No futuro é possível uma integração da MB ao Programa Urutu 3 do Exército Brasileiro?

Resposta: No futuro é possível uma integração, desde que a viatura Urutu 3 preencha os requisitos operacionais básicos exigidos para uma operação de desembarque.

5) Quando é prevista a chegada dos veículos vencedores da licitação?

Resposta: Será incluído no edital do processo licitatório um cronograma físico-financeiro contendo a dinâmica da entrega dos veículos em questão.

Atenciosamente,

SERVIÇO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA MARINHA
 
Arriba