Corpo de Fuzileiros Navais da MB

AMX

Colaborador
Colaborador
Fuzileiros Navais realizam importante exercício em Minas Gerais - Escrito Ronaldo Olive



Entre os dias 7 e 19 de agosto, cerca de mil integrantes de nosso Corpo de Fuzileiros Navais estiveram envolvidos numa série de exercícios de adestramento na região de Três Corações, MG, primariamente, em área da EsSA – Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro e, também, em outras, adjacentes. A fase inicial durou seis dias (7 a 13) e envolveu exercícios gerais com a participação de um Batalhão de Infantaria (2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, Btl “Humaitá”), do Batalhão de Artilharia de Fuzileiros Navais (BtlArtFuzNav), do Batalhão de Comando e Controle (BtlCmdoCT) e do Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea (BtlCtAetatDAAe), unidades subordinadas ao Comando da Divisão Anfíbia (ComDivAnf). Em todas as etapas da manobra, elementos dos Batalhões de Engenharia (BtlEngFuzNav) e Logístico (BtlLogFuzNav), ambos subordinados ao Comando da Tropa de Reforço (ComTrRef), e da Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti (BFNRM), subordinada diretamente ao Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), estiveram atuando em suas vitais funções de proporcionar às tropas de combate os meios capazes de garantir sua efetiva participação, tais como a remoção de obstáculos (físicos e de minas, por exemplo) e a provisão, a tempo e nos locais adequados, de combustível, água, alimentação (em rancho quente ou rações) e do variado leque de itens necessários a uma manobra desse porte.







A partir da noite do dia 13, com base num tema tático elaborado pelos altos escalões da FFE, teve início o Exercício ADEST-FER, em que uma Unidade Anfíbia (UAnf) foi constituída para realizar uma operação de desembarque (obviamente, em área litorânea simulada naquela região, em pleno interior do estado de Minas Gerais), permitindo que “A força que vem do mar” realizasse uma Operação Anfíbia (OpAnf), cujo Componente de Combate Terrestre (CCT) foi nucleado pelo Batalhão “Humaitá”. O Componente de Comando da UAnf foi nucleado pelo Comando da Tropa de Desembarque. A ação teve como objetivo aplicar uma FER – Força de Emprego Rápido para, sob a égide da Organização das Nações Unidas, resolver um conflito de reivindicação territorial entre os hipotéticos países Azul e Vermelho, localizados no igualmente imaginário Continente Aquarela.









O Exercício ADEST-FER também contou com a participação de unidades aéreas da Marinha. Um helicóptero UH-14 Super Puma (N-7071, “Pégasus 71”) do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) da Força Aeronaval operou intensamente, cumprindo missões de helitransporte de peças de artilharia (obuseiros de 105 mm e morteiros de 120 mm do BtlArtFuzNav), ligação, observação e, até, de... combate a incêndios! É que a região, muito seca nesta época do ano, apresentava várias queimadas na vegetação, cujos múltiplos focos estavam sendo combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. Equipes em terra estavam sendo apoiadas por um helicóptero Helibras AS 350 B/2 VEMD Esquilo (PR-BOA, “Arcanjo”) do Batalhão de Operações Aéreas, a aeronave constantemente operando na área onde estavam os Fuzileiros Navais. Paralelamente, a aeronave Super Puma do Esqd. HU-2 realizou diversos vôos de apoio, incluindo observação, transporte de equipes e material e, culminando, no combate direto a focos de incêndio florestal, utilizando equipamento “Bambi Bucket” próprio, com capacidade para 800 litros, enquanto que o dos bombeiros tem capacidade para 540 litros. A contribuição dada pela Marinha também incluiu o fornecimento de água para o combate aos incêndios e alimentação para o pessoal.









Este exercício do CFN também serviu para aprimorar a capacidade da Força Aeronaval em dar apoio aéreo aproximado às unidades de terra. Diversas missões foram executas por aeronaves AF-1 (Douglas A-4KU Skyhawk) do Esquadrão VF-1 “Falcão” (1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque) operando a partir da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, no RJ. Ainda que tenham sido, até agora, poucas as ocasiões em que adestramentos desse tipo foram executados, ficou bem evidenciado um bom entrosamento entre as unidades terrestres e aéreas. Mais especificamente, a aeronave “em estação” (ponto em que orbita a área, aguardando ordens para uma missão) foi corretamente guiada em precisos ataques a alvos terrestres, em apoio à infantaria, dentro de exíguos espaços de tempo entre fogos de artilharia (obuseiros e morteiros) executados pelo BtlArtFuzNav.







O evento em Três Corações, num todo, revestiu-se de pleno sucesso, deixando bem claro a qualquer observador externo o elevado grau de apronto e capacidade operativa do Corpo de Fuzileiros Navais. Como em toda missão real de combate, diversos problemas foram surgindo aqui e ali, mas, também como em toda situação de combate real, a capacidade de improvisação e adaptação da tropa aos obstáculos encontrados foi um fator que pode decidir quem saiu vencedor no fim. Naquela empoeirada e fria região de Minas Gerais, a vitória ficou com nossos “navais”.





Fuzileiros Navais realizam importante exercício em Minas Gerais
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Fotos Antigas

A tropa em si:



Clanfs:




M-113:



CC:


Artilharia:



Mistral:


UAV:


Mais tropa:

 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Segundo o Lord Nauta, ja foram adquiridos e são de origem inglesa.

 

LUPIN

Merodeador...
Colaborador
Como estan compuestos los FN da MB? Organigrama o algo tienen a mano?

Brigado!
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Paulão alguma novidade do M-777?

Parece que x esta um poco atrasada...:smilielol5:

hablan de 6..... mas parece que srão 12..... este obus é caríssimo....coisa de gente grande


Noticias Armada
Volver Imprimir Envía a un amigo


La Marina brasileña se interesa por el obús M777 de BAE Systems


Temas Relacionados
ENTREVISTA x: Jaime Ravinet, Ministro de Defensa de Chile: “las empresas públicas de Defensa están abiertas a asociaciones con compañias privadas”

Ravinet, Ministro de Defensa de Chile: “nuestro objetivo es que se inicie el registro de gastos de defensa de Unasur en el segundo semestre de 2011”

México compra seis nuevos helicópteros militares EC725 Cougar a Francia


19/09/2010 (x.com) Victor M.S. Barreira - La Marina Brasileña considera sustituir a los 6 antiguos obuses de artilheria de canpaña M114A1 de 155mm actualmente en servicio en el Cuerpo de Fusileros Navales (CFN).

Fuentes de la compañía británica BAE System confirmaron a x.com que el obús BAE Systems Global Combat Systems M777 había sido presentado ya a los Fusileros Navales. Al parecer, podrían ser adquiridos al menos seis unidades del M777.

Las nuevas piezas se unirían a los 18 obuses remolcados L118 Light Gun de105 mm de BAE Systems Global Combat Systems, a las seis M101A1 de 105 mm y a los seis morteros K6A3 de 120 mm del batallón de artillería del Cuerpo de Fusileros Navales de la Marina brasileña (BtlArtFuzNav)..

Además de Brasil, BAE Systems considera que tiene importantes oportunidades de vender este sistema de armas en naciones como Chile, Portugal, Dinamarca, India e Italia. Robert Preedy, responsable del área de sistemas de artillería de la compañía británica, declaró en junio a x.com que el arma ha sido presentada ya en cerca de 35 naciones.

El M777 tiene un peso de menos de 4.218 kilos y está en servicio en el Ejército de Tierra y en el Cuerpo de Infantería de Marina de Estados Unidos. El Ejército canadiense ha adquirido 37 unidades, en proceso de entrega, y Australia confirmó recientemente la compra de 35 de la versión M777A2.

El sistema es aerotransportable en aviones (C-130 Hércules, C-5 Galaxy, C-141 Starlifter and C-17 Globemaster III), helicópteros (CH-53E Super Stallion, CH-47D Chinook and MV-22 Osprey) y vehículos tácticos TVR (Medium Tactical Vehicle Replacement), FMTV (Family of Medium Tactical Vehicles), M800, M900 y HMMWV (High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle.

La version M777A2, una pieza de calibre 39 puede utilizar munición guiada de precisión de largo alcanze General Dynamics OTS/BAE Systems Bofors AB/ Raytheon Missile Systems M982 Excalibur. Estas municiones existen en varias configuraciones y permiten ser dotadas con cargas de tipo MACS (Modular Artillery Change System)..

La pieza será calificada para usar la munición de largo alcance de la compañía surafricana Rheinmetall Denel Munition (Pty) Ltd. se informó a x.com durante la presentación de los sistemas de Artillería de BAE Systems

Fuente::biggrinjester:La Marina brasileña se interesa por el obús M777 de BAE Systems - x.com - Información Defensa y Seguridad
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Por la foto, no saberia decir. La MB usa mucho para treinamento de canhão os Banshee .... e talves, seje apenas una fuente de calor....





Saludos

---------- Post added at 05:09 ---------- Previous post was at 04:53 ----------

Missil Bill anti carro dos Fuzileiros



Un vídeo

YouTube - 'Bill' ATGM Vs 'Centurion' Tank
 
Capaz que sea una fuente para el IR, porque mirándo bien la nariz se nota algo como la estructura de un motor a explosión y creo que veo un aspa de la hélice borrosa.
 

Duwa

Master of the Universe.
Es una bengala que se usa en los UAVs para tiro antiaereo de misiles de guia IR. Fijensen que le tiran con Mistral
 
Arriba