Índia confirma compra de aviões à Embraer
Embraer EMB-145 de comando e controlo na Índia até 2011
20.04.2008
![]()
A imprensa indiana anunciou neste Domingo que o departamento governamental indiano DRDO (Defence Research and Development organisation), vai assinar um contrato com a empresa aeronáutica brasileira EMBRAER, para o fornecimento de três unidades do seu modelo EMB-145 equipados com sistemas de pesquisa e sensores de longa distância.
A notícia da aquisição de três aeronaves brasileiras ocorre alguns meses antes de a Índia receber os seus sistemas de vigilância aérea baseados no avião russo IL-76 e equipados com sistemas de radares Phalcon fabricados em Israel.
Cada um dos três sistemas brasileiros terá um custo aproximado de 100 milhões de dólares americanos.
As mesmas fontes afirmam que as aeronaves brasileiras fazem parte dos planos indianos para estabelecer uma rede eficaz de defesa que possa resolver o problema de falta de cobertura radar em algumas regiões do país. Por isto, os aviões brasileiros serão utilizados em conjunto com o sistemas Phalcon.
Os aviões que vão ser operados pela Índia, também deverão ter sistemas e sensores desenvolvidos no próprio país, embora como é normal nestes casos não sejam conhecidos detalhes sobre todos os equipamentos e sistemas que serão incorporados.
O fabricante Brasileiro, será no entanto responsável não apenas pela construção da aeronave, como também pela integração de todos os sistemas que os novos aviões vão utilizar.
A Embraer será também responsável por garantir assistência ao sistema na sua totalidade.
O contrato entre o fabricante brasileiro e a DRDO deverá ser assinado até final de Abril e as aeronaves deverão ser entregues até 2011. O sistema indiano de vigilância aérea, do qual as aeronaves brasileiras serão parte integrante deverá estar operacional até 2014.
A confirmar-se a notícia, o tipo de aeronave adquirida também é utilizado pelo Brasil, onde as suas capacidades são normalmente aproveitadas para funções ligadas ao mapeamento e gestão de território.
No entanto, aplicado com objectivos militares, o sistema transforma-se numa plataforma que permite efectuar a monitorização de tropas e sistemas de armas no terreno. A interligação dos vários sensores e a sua ligação a um comando central. O Embraer RS/AGS será utilizado pela Índia como plataforma de comando e controlo.
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=546