Urutus Do Paraguai

Defesanet 27 Abril 2007
Campo Grande News 26 Abril 2007
Campo Grande News

Exército reforma em Dourados blindados do Paraguai

Helio de Freitas,
de Dourados

Chegaram esta semana ao 28° B Log (Batalhão Logístico) – uma das unidades do Exército em Dourados – os quatro primeiros blindados das Forças Armadas paraguaias que serão reformados pelo Brasil, com verba brasileira. Segundo o serviço de comunicação do Exército, no total serão 40 tanques modelos “Uturu” e “Cascavel” – todos de fabricação brasileira. O trabalho faz parte de uma parceria firmada entre os governos paraguaio e brasileiro e no Exército é chamado de “reestruturação da frota amiga”.

Os veículos que já estão na oficina do 28º B Log passando por um processo de levantamento técnico, vieram do distrito de Cerrito (a 47 km de Assunção), onde funciona uma das bases do Exército do Paraguai. Os blindados foram trazidos até a fronteira pelos paraguaios e depois seguiram em carretas do Exército brasileiro até Dourados. O Comando do Exército não divulgou detalhes do trabalho, mas a informação é de que o serviço custará R$ 1,5 milhão. A reforma de todos os 40 blindados deve durar dois anos.

O serviço de comunicação do Exército em Dourados informou que os tanques estão bastante avariados porque estavam “ao relento” no Paraguai. A reforma será feita na parte mecânica, sistema elétrico e pintura.

Conforme o Exército, os soldados do 28° B Log vão adquirir experiência na reforma dos tanques paraguaios para posterior ingresso no mercado de trabalho. Pelo menos oito soldados do Paraguai farão um intercâmbio para aprender mais sobre o conserto dos veículos. O Exército também aponta como benefício o aquecimento da economia brasileira, já que a compra de peças será feita toda no Brasil.
 
Arriba