Submarino Nuclear Brasileño y su tecnologia

Esta instalação tem como objetivo obter a capacitação tecnológica nacional que permita desenvolver no País, nas próximas décadas, centrais nucleares de pequena e média potência, que atendam às necessidades da matriz energética brasileira, e instalações de propulsão nuclear naval que atendam às necessidades estratégicas de defesa nacional.

O Laboratório de Geração Núcleo-Elétrica (LABGENE) é projetado para validar novos conceitos e dispositivos para melhoria do desempenho e segurança da geração núcleo-elétrica e constituirá uma poderosa ferramenta para atividades de P&D em combustíveis e sistemas em apoio ao desenvolvimento de aplicações comerciais e navais.

Um extensivo programa experimental foi executado para validar os parâmetros do projeto neutrônico do núcleo do reator. Este programa está sendo implementado numa unidade crítica especialmente construída para este fim, que iniciou sua operação em 1988. Este pequeno reator de pesquisas, denominado IPEN/MB-01, foi totalmente projetado e construído por brasileiros, sendo um grande feito da engenharia nacional à época.



Vaso do reator:



s componentes principais do circuito primário, i.e. vaso do reator (veja imagem acima) e suas estruturas internas, pressurizador, bombas de resfriamento, geradores de vapor e auxiliares associados estão concluídos. O vaso do reator e seus internos foram recentemente montados para verificação de ajustes e tolerâncias com pleno êxito.

As bombas de resfriamento principal estão para ser submetidas a testes de desempenho num dispositivo experimental especialmente projetado para este fim. Tal dispositivo está ligado ao Circuito Termohidráulico Experimental de 150 atmosferas (CTE-150), originalmente projetado e previamente utilizado para validação dos parâmetros de projeto adotados para os circuitos primário e secundário da instalação. Os parâmetros de projeto e medidas de desempenho operacional dos mecanismos de acionamento de barras de controle foram também validados em outra bancada experimental especialmente construída para este fim. Outras bancadas experimentais foram usadas para validar os parâmetros hidrodinâmicos do reator e o projeto dos secadores de vapor. Mock-ups em escala natural do reator e dos equipamentos para troca de combustível foram também desenvolvidos para validar os correspondentes procedimentos operacionais. Estas bancadas e circuitos experimentais compõem o laboratório de termohidráulica multi-propósito (LABTERMO).

Os componentes principais do circuito secundário estão também concluídos, incluindo quatro turbo-geradores, dois condensadores principais que compõem uma estrutura única, quatro bombas de extração de condensado e quatro bombas de água de alimentação. Os turbo-geradores estão sendo submetidos a testes de desempenho de acordo com normas militares (MIL-STD) em outro Laboratório de Testes de Equipamentos de Propulsão (LATEP), especialmente construído para este fim.

Um software que simula o comportamento dinâmico da instalação completa, incluindo efeitos da manobra do navio, estará operando até o fim de 2005. Este simulador permitirá verificar as medidas de desempenho integrado da instalação (circuitos primário, secundário e sistemas elétricos) e desenvolver especificações técnicas e procedimentos para uma operação segura.

A conclusão com sucesso do projeto, fabricação e montagem deste conjunto que, juntamente com os elementos combustíveis e os mecanismos de acionamento de barras de controle, compõem um Reator Nuclear tipo PWR completo, é um acontecimento inédito no Hemisfério Sul e deve ser motivo de grande orgulho para a MARINHA DO BRASIL, bem como para todos os brasileiros que acreditam na competência do País em desenvolver de forma autóctone tecnologias complexas.



Fabricação do Corpo do Vaso de Pressão do Reator:


Fabricação do Tampo do Vaso de Pressão do Reator:


Região do núcleo dos Internos do Reator :


Fabrica:


Reator:


http://www.revistapesquisa.fapesp.br/arq/r/pt/166
/art3168img2.jpg





Foto do "TIKUNA" submarino produzido no brasil:


Maquete do sna brasileño:




dentro do Tikuna:


Reator da marinha:


Idem:
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Bem vindo Gustavo, você é Brasileiro?

Cara eu não entendi porque você colocou essa imagem.



_____


Lula pensando....companheiro da para fazer muita cachaça com um alambique desse tamanho :smilielol5:



Não leve a mal minhas brincadeiras, novamente seja bem vindo e aproveite o ZM :cheers2:
 
Olá AMX! Obrigado, eu já tenho aproveitado a comunidade já faz tempo... Apesar que esta foi a primeira vez que postei algo... =P

Bom... essa foto eu coloquei só a título de curiosidade... algumas pessoas se perguntam qual é o tamanho do contigente da marinha do brasil... E essa foto também mostra uma base de comparaçõa boa que é a marinha venezuelana....

O Lula com certeza.. Ele já deve ter encomendado uma peça igual aquela pra fabricar cana eheehehe!

Mas bom, acho que não há como voltar atrás... O programa da marinha ta avançado, principalmente no enriquecimento de uranio em escala industrial.. O ciclo já está todo dominado, a partir de 2010 já estaremos utilizando o ciclo completo de enriquecimento de uranio para atender angra I e II... Já que vão construir a Angra III, vamos precisar de alguns anos mais pra auto-suficiência... Vale ressaltar que as centrífugas brasileiras consome menos energia porque utiliza uma tecnologia eletromagnetica, ou seja, ela gira sem contato... uma tecnologia sui generis no mundo.. ao contrario das tecnologias já conhecidas que gastam bastante energia por usarem rotações altissímas... e pior.. bastante barulhenta... A tecnologia brasileira não emite barulho..

Abraço Amx, tenho visto seus posts pelo forum.. Sou se fan =P Tenho aprendido bastante com suas informações! Abraço, por agora vou dormir!
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Mas bom, acho que não há como voltar atrás... O programa da marinha ta avançado, principalmente no enriquecimento de uranio em escala industrial.. O ciclo já está todo dominado, a partir de 2010 já estaremos utilizando o ciclo completo de enriquecimento de uranio para atender angra I e II... Já que vão construir a Angra III, vamos precisar de alguns anos mais pra auto-suficiência... Vale ressaltar que as centrífugas brasileiras consome menos energia porque utiliza uma tecnologia eletromagnetica, ou seja, ela gira sem contato... uma tecnologia sui generis no mundo.. ao contrario das tecnologias já conhecidas que gastam bastante energia por usarem rotações altissímas... e pior.. bastante barulhenta... A tecnologia brasileira não emite barulho..

Só para comparar nos EUA existem uma usina nuclear só para abastecer as centrifugas.

Abraço Amx, tenho visto seus posts pelo forum.. Sou se fan =P Tenho aprendido bastante com suas informações! Abraço, por agora vou dormir!

Obrigado :) Também gostei muito do seu post

Participe mais do ZM, você tem muito para acrescentar aqui, o ZM cresce com foristas bem informados.

Boa Noite
 
J

JT8D

Olá AMX! Obrigado, eu já tenho aproveitado a comunidade já faz tempo... Apesar que esta foi a primeira vez que postei algo... =P

Bom... essa foto eu coloquei só a título de curiosidade... algumas pessoas se perguntam qual é o tamanho do contigente da marinha do brasil... E essa foto também mostra uma base de comparaçõa boa que é a marinha venezuelana....

O Lula com certeza.. Ele já deve ter encomendado uma peça igual aquela pra fabricar cana eheehehe!

Mas bom, acho que não há como voltar atrás... O programa da marinha ta avançado, principalmente no enriquecimento de uranio em escala industrial.. O ciclo já está todo dominado, a partir de 2010 já estaremos utilizando o ciclo completo de enriquecimento de uranio para atender angra I e II... Já que vão construir a Angra III, vamos precisar de alguns anos mais pra auto-suficiência... Vale ressaltar que as centrífugas brasileiras consome menos energia porque utiliza uma tecnologia eletromagnetica, ou seja, ela gira sem contato... uma tecnologia sui generis no mundo.. ao contrario das tecnologias já conhecidas que gastam bastante energia por usarem rotações altissímas... e pior.. bastante barulhenta... A tecnologia brasileira não emite barulho..

Abraço Amx, tenho visto seus posts pelo forum.. Sou se fan =P Tenho aprendido bastante com suas informações! Abraço, por agora vou dormir!

Bienvenido Gustavo

La tecnología de las centrífugas brasileñas es realmente única, pero la cuestión del ruido no es así tan importante. Las centrífugas europeas tampoco hacen barullo.

saludos,

JT
 
pensar que nosotros tuvimos la capacidad de hacerlo hace 25 años:banghead::banghead::banghead:. ¿Alguien sabe cuanto costo el proyecto argentino?
 
Bem vindo Gustavo, você é Brasileiro?

Cara eu não entendi porque você colocou essa imagem.



_____


Lula pensando....companheiro da para fazer muita cachaça com um alambique desse tamanho :smilielol5:



Não leve a mal minhas brincadeiras, novamente seja bem vindo e aproveite o ZM :cheers2:



¿Que paso con Ecuador no figura en el mapa?:smilielol5::smilielol5::smilielol5::smilielol5:
 
jejej, No tenia visto eso.. Bueno pero, creo que es porque el mapa de solo exhibe los países cerca de la frontera con brasil. Se puede ver que lejos de la frontera esta en gris y la linea en blanco de la frontera esta apagada.. =P
 
pensar que nosotros tuvimos la capacidad de hacerlo hace 25 años:banghead::banghead::banghead:. ¿Alguien sabe cuanto costo el proyecto argentino?

El programa nuclear argentino costó aproximadamente 5000 millones de dólares en esa época (década del 70).

Para tener una idea del nivel del país en materia nuclear, basta decir que ya en 1913 se experimentaba con radioactividad en medicina. Los padres del programa argentino, son los padres a nivel mundial de conceptos básicos como la dosimetría o la protección radiológica. Todo esto se tiró por la borda con la llegada de Caputo a la cancillería y su filosofía "verde" importada del mayo francés durante el gobierno de Alfonsin. No hay novedades en el frente al día de hoy, de que esto haya cambiado. Saludos.-
 
Eso es politica de estado de un verdadero pais serio, eso es un submarino, y ESO ES UN PRESIDENTE SERIO QUE BUSCA LO MEJOR PARA SU PAIS!!!!!
 
El programa nuclear argentino costó aproximadamente 5000 millones de dólares en esa época (década del 70).

Para tener una idea del nivel del país en materia nuclear, basta decir que ya en 1913 se experimentaba con radioactividad en medicina. Los padres del programa argentino, son los padres a nivel mundial de conceptos básicos como la dosimetría o la protección radiológica. Todo esto se tiró por la borda con la llegada de Caputo a la cancillería y su filosofía "verde" importada del mayo francés durante el gobierno de Alfonsin. No hay novedades en el frente al día de hoy, de que esto haya cambiado. Saludos.-

Es un caso similar a la Espacial, cuando en los 70', se llevaron seres vivos al espacio, llegando a ser el cuarto pais en el mundo en hacerlo mediante el dohete Castor. Una lastima.
 
J

JT8D

Eso es politica de estado de un verdadero pais serio, eso es un submarino, y ESO ES UN PRESIDENTE SERIO QUE BUSCA LO MEJOR PARA SU PAIS!!!!!

Bueno, seamos justos, el programa nuclear brasileno empezó muuuucho antes de Lula da Silva entrar en la politica. El proyecto del submarino nuclear es de la epoca de los gobiernos militares, y después fue respetado por todos los gobiernos civiles que se seguiran (Jose Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso y ahora Lula), aunque muchas veces el presupuesto haya sido drásticamente reducido.

saludos,

JT
 
Bueno, seamos justos, el programa nuclear brasileno empezó muuuucho antes de Lula da Silva entrar en la politica. El proyecto del submarino nuclear es de la epoca de los gobiernos militares, y después fue respetado por todos los gobiernos civiles que se seguiran (Jose Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso y ahora Lula), aunque muchas veces el presupuesto haya sido drásticamente reducido.

saludos,

JT

Mi estimado, y de que te crees que hablaba? Politica de estado es aquella que se mantiene a pesar del cambio de administraciones... Y ademas Lula es "comunista"!!! Es un verdadero estadista, simple y conciso...

Saludos
 
J

JT8D

Mi estimado, y de que te crees que hablaba? Politica de estado es aquella que se mantiene a pesar del cambio de administraciones... Y ademas Lula es "comunista"!!! Es un verdadero estadista, simple y conciso...

Saludos

"Lula es comunista" es discutible. "Lula es un verdadero estadista" también es discutible.
Sin embargo, no tengo ninguna intencion de discutir estos temas acá.

saludos,

JT
 
El es comunista, esa es su ideologia y lo ha sido por siempre, pero como presidente su funcion es velar por los intereses de TODOS sus ciudadanos lo mejor posible. O vos te pensas que ser comunista es ser Stalin? Y es un estadista porque dirige el "Estado" con su mayor capacidad y las mejores intenciones... Mas claro...
 
J

JT8D

El es comunista, esa es su ideologia y lo ha sido por siempre, pero como presidente su funcion es velar por los intereses de TODOS sus ciudadanos lo mejor posible. O vos te pensas que ser comunista es ser Stalin? Y es un estadista porque dirige el "Estado" con su mayor capacidad y las mejores intenciones... Mas claro...

Interesante, usted piensa que sabe cuales son mis opiniones.
 
JT8D, no, disculpame si eso parecio, pero con todos los defectos y errores de Lula, es alguien que se ve que a pesar de todo quiere a Brasil, y sus acciones se mueven a favor de su pais, no como nos sucede a los argentinos.

Saludos
 
J

JT8D

JT8D, no, disculpame si eso parecio, pero con todos los defectos y errores de Lula, es alguien que se ve que a pesar de todo quiere a Brasil, y sus acciones se mueven a favor de su pais, no como nos sucede a los argentinos.

Saludos

No hay de que disculparse mi amigo, estoy de acuerdo con usted. Lula no es perfecto, pero ha hecho un buen gobierno. Cuanto a los politicos argentinos, conosco muy poco y no puedo opinar.

Un abrazo,

JT
 
Arriba