Brasil Desarrolla Turbina Nacional

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Protótipo de turbina nacional deve ser concluído neste ano


FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Deve ficar pronto até o final deste ano o protótipo de uma turbina voltada para a aviação que está sendo desenvolvida pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em parceria com a empresa de engenharia Polaris. Segundo os responsáveis pelo projeto, esta vai ser a primeira turbina aeronáutica produzida no país com tecnologia 100% nacional.

A turbina, chamada de TR 3.500, tem 1,30 metro de comprimento por 54 cm de diâmetro. Movida a querosene, terá capacidade para fazer voar um avião de 1,2 tonelada, o que equivale a uma aeronave para dois passageiros. Equipada com este motor, o avião vai poder atingir velocidade de até 900 km por hora, com um alcance de mil quilômetros.

Para desenvolver o primeiro protótipo, estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões, sendo aproximadamente R$ 1,8 milhão de recursos públicos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto começou há um ano e meio e a previsão é que a turbina entre na fase de testes no início de 2009.

O professor do ITA Homero Santiago Maciel, coordenador do projeto, disse que o país "ainda está muito longe" de competir com grandes empresas como a Rolls Royce, uma das principais fornecedoras de turbinas para grandes aviões de passageiros. Ele apontou, porém, que a tecnologia empregada no TR 3.500 é dominada hoje por apenas oito países.

"A nossa intenção inicialmente é fornecer turbinas para aeronaves não-tripuladas, usadas para fins civis e militares específicos", disse Maciel. Segundo ele, seu grupo já está em negociação com a Aeronáutica. Os motores equipariam aviões não-tripulados usados como alvo aéreo para testes de mísseis.

Aeronaves que fazem vigilância de grandes áreas e inspeção de linhas de transmissão de energia também podem ser equipados com a turbina, disse Maciel. Fora da área aeronáutica, o motor pode ainda gerar energia elétrica à base de gás natural, em substituição aos geradores a diesel.
 
muito boa essa noticia ainda mais que dizem que pode aumentar o tamanho/potencia ou diminuir(para um missil criseiro).
 
Protótipo de turbina nacional deve ser concluído neste ano


FÁBIO AMATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Deve ficar pronto até o final deste ano o protótipo de uma turbina voltada para a aviação que está sendo desenvolvida pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em parceria com a empresa de engenharia Polaris. Segundo os responsáveis pelo projeto, esta vai ser a primeira turbina aeronáutica produzida no país com tecnologia 100% nacional.

A turbina, chamada de TR 3.500, tem 1,30 metro de comprimento por 54 cm de diâmetro. Movida a querosene, terá capacidade para fazer voar um avião de 1,2 tonelada, o que equivale a uma aeronave para dois passageiros. Equipada com este motor, o avião vai poder atingir velocidade de até 900 km por hora, com um alcance de mil quilômetros.

Para desenvolver o primeiro protótipo, estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões, sendo aproximadamente R$ 1,8 milhão de recursos públicos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto começou há um ano e meio e a previsão é que a turbina entre na fase de testes no início de 2009.

O professor do ITA Homero Santiago Maciel, coordenador do projeto, disse que o país "ainda está muito longe" de competir com grandes empresas como a Rolls Royce, uma das principais fornecedoras de turbinas para grandes aviões de passageiros. Ele apontou, porém, que a tecnologia empregada no TR 3.500 é dominada hoje por apenas oito países.

"A nossa intenção inicialmente é fornecer turbinas para aeronaves não-tripuladas, usadas para fins civis e militares específicos", disse Maciel. Segundo ele, seu grupo já está em negociação com a Aeronáutica. Os motores equipariam aviões não-tripulados usados como alvo aéreo para testes de mísseis.

Aeronaves que fazem vigilância de grandes áreas e inspeção de linhas de transmissão de energia também podem ser equipados com a turbina, disse Maciel. Fora da área aeronáutica, o motor pode ainda gerar energia elétrica à base de gás natural, em substituição aos geradores a diesel.

:cheers2:
Exelente noticia Paulo, no sólo por la tecnólogia, pero también por la carcterística del emprendimento:

Una sociedad entre el intistuto de investigación (ITA) con una empresa privada (Polaris).

Creo que esa sea la fórmula ideal.
 
não tinha visto esse thread e acabei criando outro sobre o assunto...agora não sei como apagar lá o outro.

bom mas de qualquer forma, está aí a foto da TR-3500.



abraço.
 

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Pero la empresa privada que aporto la plata, junto con su cientro de pesquizas foe Vale do rio doce. Por estas y otras que tengo cierteza que vay a dar muy cierto. La Vale quiere estas turbinas para generacion de energia para suas unidades industriales. Pero en uno futuro quien saber non sera los motores para un futuro missil de cruzero brasileno:drool5:

saludos
 
Parece também que a Vale do Rio Doce, tá investindo num centro de pesquisa ao lado da sede da Embraer para desenvolver a turbina nacional e já tinha gastado mais de 200 milhões..
 
M

Me 109

:hurray::hurray:
Parabens
Espero que la turbina realmente llegue a producción en serie y sea exitosa y no como nuestra Labala.-
¿De cuántos kg de empuje y qué consumo específico tendría?
 

AMX

Colaborador
Colaborador
:hurray::hurray:
Parabens
Espero que la turbina realmente llegue a producción en serie y sea exitosa y no como nuestra Labala.-
¿De cuántos kg de empuje y qué consumo específico tendría?

Ella tiene 50kW.

Esa turbina nació como una inversión de la FAB para el desarrollo de de drones de alto desempeño para usar en nuestro programa de misiles (actualmente la FAB usa el Denel Skua), la MB también tiene interés en ese drone para simular misiles anti-buque.

Posteriormente esa turbina puede serví de base para otros proyectos como UAV, UCAV y misiles Anti-buque y de Cruzeiro.

Espero que la turbina realmente llegue la producción en serie y sea exitosa y en el como nuestra Labala.-

Aquí va la buena noticia, ese proyecto llamó atención de la poderosa Compañía Vale do Río Doce que está financiando el proyecto con objetivo de desarrollar turbinas para generación de energía con potencia de 750kw y pesando sólo 600 kilos.
 
Parece que el ejemplo de nuestro estimado Gustavo Labala surcó finalmente las fronteras... Seguimos perdiendo tiempo y oportunidades... pero algo saldrá de las sombrías mentes que se superponen...:grouphug:
 
D

DELTA22

[[[ Desculpe o grande texto em português, mas assim meu pensamento flui melhor! :) ]]]

Mesmo estando a um bom tempo sem novos posts, achei conveniente fazer publico os desdobramentos que se seguirão após a primeira partida a gasolina no dia 13 de outubro de 2008, e a querosene de aviação, dois dias depois, com excelente desempenho da turbina TR-3500.

Este projeto, desenvolvido pelo ITA em parceria com a empresa de engenharia Polaris, e com financiamento da FINEP, permite ao Brasil entrar para o seleto grupo de países que dominam a tecnologia de turbinas de aviação. Hoje, a tecnologia empregada na TR-3500 é de domínio de poucos países.

Antes mesmo da TR-3500, a turbina estacionária a gás natural TVRD-1000 com 1000kW de potencia para geração de energia elétrica foi ligada pela primeira vez em 25 de maio de 2007.

Mais recentemente um novo modelo já surgiu, a TVSE-1000, versão aprimorada da TVRD-1000, totalmente nacional, atualmente em fase de testes.

Importante mencionar que turbinas a gás já estão incorporando ignitores e injetores a plasma sendo um dos objetivos da equipe incorporar essas inovações em nossos desenvolvimentos. Aliás, a turbina aeronáutica TR-3500 já conta com ignitor a plasma.

Outros desdobramentos já estão acontecendo. A equipe de projeto já conseguiu recursos
financeiros junto ao MCT/FINEP para prosseguir com as atividades a partir de 2009. Serão iniciados o desenvolvimento, a fabricação e parte da certificação.

Também terá início o processo de industrialização, em 3 anos, de um turboélice de 1000 shp, compatível fisicamente com o espaço disponível no berço do motor direito da aeronave C-95 Bandeirante, onde será instalado durante a fase final de desenvolvimento.

Além disto, por intermédio Sr. Presidente da República, em 1º de dezembro de 2008 os especialistas da Petrobras visitaram os laboratórios de propulsão do CTA e testemunharam o funcionamento da TR-3500, com o objetivo de se iniciarem, imediatamente, o desenvolvimento, a fabricação, a certificação e a industrialização de
turboeixos de até 5 MWe a gás natural, para geração elétrica.

São projetos concretos, levados com extrema seriedade por parte de todos os envolvidos nos projetos e gerando desenvolvimentos importantissimos para o país.

Deixo algumas fotos:



Saludos.
 
M

Me 109

Eso se llama hacer las cosas seriamente. Mis felicitaciones.-

PD: si hacen la turbina para generación eléctrica, pongan a 220 volts el Estado de Paraná. :banghead:
 
Felicidades

Excelente noticia para Brasil, Felicidades!!.... un buen ejemplo que cuando se quiere se pueden hacer cosas buenas.... :hurray:

Hablando de LABALA, alguien tiene alguna informacion de la turbina de LABALA?? no se la estaba probando en un helicoptero de Cicare??
 
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