A Guarda Costeira dos EUA transfere três barcos de patrulha da classe Ilha para a Colômbia para fortalecer as capacidades de vigilância marítima.
Em 16 de maio de 2025, a Guarda Costeira dos EUA confirmou que três barcos de patrulha da classe Island desativados, o USCGC Naushon (WPB 1311), o USCGC Mustang (WPB 1310) e o USCGC Liberty (WPB 1334), serão transferidos para a Marinha Colombiana por meio do programa de Artigos de Defesa Excedentes (EDA). Os três navios partiram de Ketchikan, Alasca, em 14 de maio de 2025, e foram transmitidos transitando pelo Estreito de Seymour, na Colúmbia Britânica, no final daquele mês. Essa transferência fornece à Colômbia ativos marítimos adicionais e marca o fim do serviço de navios de patrulha da classe Ilha no inventário da Guarda Costeira dos EUA. A transferência de EDA é realizada de acordo com as diretrizes da política dos EUA, que permite que as nações parceiras adquiram equipamentos de defesa excedentes "no estado em que se encontram, onde se encontram", sujeitando a garantias de uso final e segurança.
O USCGC Liberty (WPB 1334), comissionado em dezembro de 1989, realizou operações de fiscalização pesqueira, busca e salvamento (SAR) e interdição marítima, e foi desativado em 29 de abril de 2025. (Fonte da imagem: DoD dos EUA)
A desativação dos três cortadores concluiu um período de várias décadas de serviço na região do Alasca. O USCGC Naushon (WPB 1311) foi desativado em 21 de março de 2025, em Homer, Alasca, onde estava baseado desde 2016. Realizou mais de 50 operações de busca e salvamento e quase 900 patrulhas policiais durante esse período. O USCGC Mustang (WPB 1310) foi desativado em 16 de abril de 2025, em Seward, onde se hospeda ancorado ao longo de seus quase 40 anos de serviço. Sua tripulação respondeu a mais de 200 chamadas SAR e converteu aproximadamente 2.000 operações policiais. O USCGC Liberty (WPB 1334), comissionado em dezembro de 1989 e inicialmente baseado em operações em Juneau antes de ser transferido para Valdez em 2022, foi desativado em 29 de abril de 2025. Realizava fiscalização da pesca, SAR e interdição marítima. Espera-se que os três cúteres sejam reformados no Estaleiro da Guarda Costeira em Baltimore antes de serem entregues formalmente à Colômbia.
Os barcos de patrulha da classe Island foram comissionados entre 1985 e 1992. Todas as 49 unidades
foram construídas nos Estaleiros Bollinger em Lockport, Louisiana, com base em um projeto modificado do barco de patrulha britânica Vosper Thornycroft de 33 metros. Cada cúter mede 34 metros de comprimento, tem uma boca de 6,4 metros e um calado de 2,2 metros. Dependendo do lote de produção, o deslocamento em plena carga varia entre 153 e 163 toneladas. O sistema de propulsão consiste em dois motores a diesel: Paxman Valenta 16-CM RP200M ou Caterpillar 3516, proporcionando velocidades máximas próximas a 29,7 nós. O alcance operacional é de aproximadamente 3.485 km a 26 nós. Cada cúter tem capacidade para cinco dias de navegação e normalmente opera com uma tripulação de 16 pessoas. O armamento a bordo inclui um canhão Mk 38 Bushmaster de 25 mm e duas captações M2 calibre .50. A estabilização é fornecida por sistemas de aletas ativas e a capacidade de combustível chega a 40.000 litros. A energia elétrica é fornecida por dois geradores Caterpillar 3304T, com potência de 99 kW cada.
Ao longo de sua vida útil, os cúteres da classe Island foram empregados em uma ampla variedade de missões, incluindo interdição de drogas, busca e salvamento, fiscalização da pesca, segurança marítima e operações de apoio à defesa. Seu histórico de emprego inclui a participação em eventos de migração em massa, como a Operação Able Vigil em 1994, onde cúteres como o Cushing auxiliaram na interdição e repatriação de mais de 63.000 migrantes. Após os ataques de 11 de setembro, o USCGC Adak usou sua plataforma para apoiar a evacuação e a coordenação no porto de Nova York. Oito cúteres da classe Island foram empregados durante a Operação Iraqi Freedom; quatro deles, Adak, Aquidneck, Baranof e Wrangell, foram enviados ao Golfo Pérsico para operações de interceptação marítima, e outros foram designados para as Forças de Patrulha do Mediterrâneo. Essas embarcações foram entre os primeiros navios dos EUA a entrar no porto iraquiano de Umm Qasr e escoltaram navios mercantes até instalações portuárias durante e após o conflito.
O USCGC Naushon (WPB 1311) foi desativado em 21 de março de 2025, em Homer, Alasca, onde estava baseado desde 2016. Realizou mais de 50 operações de busca e salvamento e quase 900 patrulhas policiais durante esse período. (Fonte da imagem: Departamento de Defesa dos EUA)
El USCGC Naushon (WPB 1311), el USCGC Mustang (WPB 1310) y el USCGC Liberty (WPB 1334) fueron clasificados como buques de las series A y B. La serie A incluía los cascos WPB 1301-1316 y se construía con un blindaje de proa más ligero.
Debido a las grietas producidas en el mar de proa, se aplicaron refuerzos posteriormente. La serie B (WPB 1317–1337) incorporó placas más gruesas para solucionar este problema. Las cortadoras de la serie C (WPB 1338-1349) estaban equipadas con motores Caterpillar y tenían una velocidad mínima reducida, lo que permitía un mejor rendimiento de remolque y de búsqueda y rescate. Las modificaciones a toda la flota a lo largo del tiempo incluyeron la adición de flaps traseros para mejorar la eficiencia del combustible y cambios estructurales para permitir períodos de despliegue más largos. La clase Island también incluyó un bote inflable rígido de 18,3 pies, mediano (CB-M), con un motor fuera de borda Yamaha de 90 hp y una grúa Appleton Marine con capacidad de 1,750 lb.
Los esfuerzos para extender la vida de la clase incluyeron el programa de conversión 110/123, iniciado a principios de la década de 2000 como parte del plan de recapitalización de Deepwater. Se modificaron ocho cúteres con cascos alargados, rampas de botadura de popa y nuevas superestructuras. Sin embargo, durante las pruebas surgieron deficiencias estructurales que llevaron a la cancelación del programa en 2006. Los ocho barcos convertidos fueron posteriormente dados de baja y desguazados. El programa de conversión costó aproximadamente 95 millones de dólares y dio lugar a demandas que involucraron al constructor naval Bollinger. En 2015 se llegó a un acuerdo por 8,5 millones de dólares tras acusaciones de tergiversación contractual.
La Guardia Costera de Estados Unidos ha comenzado a eliminar gradualmente los cortadores de clase Island en favor de los cortadores de respuesta rápida (FRC) de clase Sentinel, un proceso que comenzó en 2012. Los cortadores de clase Sentinel tienen 155 pies (47 metros) de largo y cuentan con comunicaciones mejoradas, sistemas de navegación y autonomía. La flota de FRC con base en Alaska incluye a los USCGC John McCormick, Anthony Petit, Bailey Barco y John Witherspoon. Está previsto que otros dos FRC atraquen en Alaska en el futuro próximo.
El USCGC Mustang (WPB 1310) fue dado de baja el 16 de abril de 2025 en Seward, donde había permanecido atracado durante sus casi 40 años de servicio. Su tripulación respondió a más de 200 llamadas SAR y realizó aproximadamente 2.000 operaciones de aplicación de la ley. (Fuente de la imagen: Departamento de Defensa de EE. UU.)
Se han realizado transferencias de cortadores de clase Island con varios países socios a través del programa EDA. La Armada ucraniana ha recibido cinco buques de este tipo desde 2019. Uno de ellos, rebautizado como Sloviansk (ex-Cushing), fue hundido por aviones rusos en el Mar Negro en marzo de 2022. Cuatro cúteres más antiguos con base en Baréin fueron transferidos a la Armada Helénica y comisionados en el servicio griego el 20 de enero de 2025. Costa Rica, Pakistán, Túnez y Georgia también operan buques de la clase Island. Ecuador, Filipinas y Camerún han recibido barcos, aunque no se han completado todas las transferencias propuestas. Los acuerdos de transferencia requieren la aprobación del Departamento de Estado, garantías de uso final conforme a la Sección 505 de la Ley de Asistencia Extranjera y el cumplimiento de la Ley Leahy de Derechos Humanos. Se requiere notificación al Congreso para transferencias de equipo militar significativo o cuando los costos de adquisición originales excedan los $7 millones.
Los tres barcos ahora transferidos a Colombia estaban entre los últimos siete buques de clase Island que operaban en Alaska antes de la transición a plataformas más nuevas. Se espera que Colombia los emplee en misiones de vigilancia costera, interdicción marítima y lucha contra el narcotráfico. El programa EDA proporciona equipos gratuitos o a precios reducidos y permite a los socios estadounidenses aumentar su inventario utilizando la infraestructura y las capacidades de mantenimiento existentes. Las transferencias de título ocurren en el punto de origen a menos que se especifique lo contrario, y los socios pueden inspeccionar los buques antes de la aceptación.
Después de décadas de operación en servicio en Estados Unidos, los barcos Naushon, Mustang y Liberty tienen previsto someterse a reformas antes de su entrega a Colombia. Se espera que la Armada de Colombia integre estos activos a sus operaciones de seguridad marítima y patrullaje. Su redespliegue es coherente con la política anterior de Estados Unidos de mejorar las capacidades de las naciones aliadas mediante el redespliegue de equipos que las fuerzas estadounidenses ya no necesitan. La transferencia se lleva a cabo bajo el programa de Artículos de Defensa Excedentes (EDA), que permite al gobierno de EE. UU. proporcionar equipo militar declarado excedente para los requisitos del Departamento de Defensa o la Guardia Costera de EE. UU. a destinatarios extranjeros calificados. Estas transferencias respaldan los acuerdos bilaterales de cooperación en materia de defensa y ayudan a los países integran equipos de origen estadounidense que ya son compatibles con su estructura de fuerza o sistemas de apoyo.
slds