• Aviso de importancia, Reglamento del Foro actualizado. Reglas Técnicas, punto Q. Ir al siguiente link: Ver aviso

Brasil revisa gastos militares por la crisis

pulqui

Colaborador
Brasil revisa gastos militares por la crisis

El presidente brasileño, Luiz Lula da Silva, analiza el plan de inversiones en la industria bélica, anunciado el año pasado, en razón de la crisis financiera, informó la prensa local.

BRASILIA, 28 (ANSA) - El Plan Estratégico de Defensa elaborado por los ministerios de Defensa y Asuntos Estratégicos contempla aumento de recursos para las Fuerzas Armadas y exenciones a la industria militar.

Lula suspendió sin nueva fecha una reunión, prevista para el 3 de noviembre, del Consejo Nacional de Defensa, integrado por varios ministerios y los comandantes militares.

El motivo de esa decisión presidencial, según el diario Valor Económico, es la posibilidad de recortar gastos en 2009 debido a una previsible desaceleración del Producto Bruto Interno, que según analistas privados será del 3 por ciento, frente a las previsiones del 4% formuladas antes de la crisis.

Entre tanto la Fuerza Aérea Brasileña no alteró el cronograma para la adquisición de 36 cazas bombarderos por un monto superior a los 2.000 millones de dólares.

El gobierno también estudia revisar la asignación de recursos en otros sectores estratégicos como la explotación de los grandes pozos de petróleo ubicados en grandes profundidades, según Valor Económico. ACZ

28/10/08
ANSA LATINA

Vía NUESTRO MAR
http://www.nuestromar.com/noticias/...8_19832_brasil_revisa_gastos_militares_por_la

Armisael

Forista Borgeano
Colaborador
FX-2: Tigre 3 Plus (ni Rhino ni Rafale)

SSN: Se reemplaza el reactor nuclear por un modelo de "tracción a gomita".

Nuevos Buques: Se reemplazan las FREMM por unas cuantas "escunas".

Saludos.

P.S: No sé de qué carajo me río :yonofui: :banghead: :svengo:

Iceman

Forista Sancionado o Expulsado
FX-2: Tigre 3 Plus (ni Rhino ni Rafale)

SSN: Se reemplaza el reactor nuclear por un modelo de "tracción a gomita".

Nuevos Buques: Se reemplazan las FREMM por unas cuantas "escunas".

Saludos.

-Si Brasil hace eso, nosotros entonces nos vamos a poner a volar aviones a RC. :(

Pois é, me lembrei das eliminatórias da Copa de 1.994, no jogo em Buenos Aires da Argentina e Colômbia. Poucas vezes na vida fui tão solidário com a Argentina.

(broma)

Estás cierto, Armisael. La sabedoria popular ensina: "Pimienta en el culo de los otros és refresco". :biggrinjester:

Armisael

Forista Borgeano
Colaborador
Pois é, me lembrei das eliminatórias da Copa de 1.994, no jogo em Buenos Aires da Argentina e Colômbia. Poucas vezes na vida fui tão solidário com a Argentina.

(broma)

Estás cierto, Armisael. La sabedoria popular ensina: "Pimienta en el culo de los otros és refresco". :biggrinjester:

:smilielol5: :smilielol5: :smilielol5: :smilielol5: :smilielol5: :smilielol5:

Un abrazo grande.

P.S.: Realmente, esto es un tema serio para la Argentina, ya que de recortarse todos esos proyectos, lo primero que se caería sería la intención de construir 100 barcos "Supply" para las plataformas de aguas profundas y las 37 patrulleras que se iban a hacer en astilleros argentinos. . .

A eso venía el "no sé de qué me río". . . :banghead:

P.S.: Realmente, esto es un tema serio para la Argentina, ya que de recortarse todos esos proyectos, lo primero que se caería sería la intención de construir 100 barcos "Supply" para las plataformas de aguas profundas y las 37 patrulleras que se iban a hacer en astilleros argentinos. . .

Touché. Os investimentos no pré-sal serão grandemente impactados pela crise. Há quem diga que a exploração seria economicamente inviável com o barril abajo de los US$ 70,00. O financiamento externo piorou, o apetite dos investidores estrangeiros caiu muito :banghead: mierd@ !

Pensando bem, até que o Bush, como ato final do seu desgoverno, poderia atacar o Irã. :biggrinjester: Queria ver qual seria a reação do Chaves: tri$te pelo aliado ou feli$Z por el aumento del óleo ...

Abrazos, viejo.

D

DELTA22

Touché. Os investimentos no pré-sal serão grandemente impactados pela crise. Há quem diga que a exploração seria economicamente inviável com o barril abajo de los US$ 70,00. O financiamento externo piorou, o apetite dos investidores estrangeiros caiu muito :banghead: mierd@ !

Pensando bem, até que o Bush, como ato final do seu desgoverno, poderia atacar o Irã. :biggrinjester: Queria ver qual seria a reação do Chaves: tri$te pelo aliado ou feli$Z por el aumento del óleo ...

Abrazos, viejo.
Olá Floripa,

Sinceramente penso que não explorar o pré-sal neste momento (ou em um curto ou médio prazo) é vantagem para o Brasil. Guardaremos essa reserva para quando o preço do produto subir novamente e/ou quando as outras reservas mundiais começarem a acabar. É uma estratégia que já devia ter sido pensada na minha opinião.

Nos tornarmos exportadores de Petróleo? Para quê? Para que os governos brasileiros (o atual e os próximos) esqueçam de nossa indústria e nos faça ser um país 'mono-produto de exportação' como são hoje os países exportadores da OPEP? No meu entendimento isso é um erro grave!!

O pré-sal deve ser preservado para o futuro do país e não ser explorado para exportação do petróleo. As pesquisas para a exploração devem ser mantidas e aprofundadas para que no momento certo, as mesmas estejam concluidas e nos dê respostas imediatas quando seu uso for necessário. Deixar a tecnologia de exploração (que é complicadíssima, a Petrobras sabe disso e tem competência suficiente para superar mais esse desafio) em "stand-by", entende?

Abrazo.

Hm, smart guy !!!

Teu post é interessante, muito interessante. Mas iniciar o pré=sal agora seria importante, ainda mais nestes tempos futuros de escassez tributária: política industrial na indústria naval, com alcance no Mercosul; reequipamento da Marinha, com reflexos também na expertise; construção de várias refinarias; obtenção de GIGANTESCA produção de gás; impulso na produção de fertilizantes NITROGENADOS, etc e tal. Ou seja, por mais de 10 anos, haveria um grande incentivo ao PIB brasileiro e mesmo argentino (Techint, não?).

Também acho que a idéia é agregar valor ao óleo e gás, ou seja, fugir da maldição holandesa e do destino dos países árabes.

Mas se o mundo estivesse calmo (ainda mais agora, com o Obama), com grande crescimento econômico e elevada demanda (e preço) por petróleo, tudo ficaria melhor.

Sei lá, tristes trópicos. As janelas de oportunidade (e esperanças) não costumam durar muito, ao Sul do Equador ...

saludos, alexandre.

PS - há uma esperança. Ao norte da Bacia de Campos (Jubarte), existe também o pré-sal, em uma área onde já existe infraestrutura completa. Não terá a produtividade da Bacia de Santos, mas já há como priorizar no curto prazo a exploração do pré-sal.

D

DELTA22

(...) Mas iniciar o pré=sal agora seria importante, ainda mais nestes tempos futuros de escassez tributária: política industrial na indústria naval, com alcance no Mercosul; reequipamento da Marinha, com reflexos também na expertise; construção de várias refinarias; obtenção de GIGANTESCA produção de gás; impulso na produção de fertilizantes NITROGENADOS, etc e tal. Ou seja, por mais de 10 anos, haveria um grande incentivo ao PIB brasileiro e mesmo argentino (Techint, não?). (...)

Sem dúvida, Floripa, o incentivo a economia brasileira (e regional) e demais setores citados por você seria enorme, mas se a conjuntura atual não permite é hora de reprogramar prioridades. Se neste momento não podemos realizar investimento de grande volume como será exigido para a exploração do pré-sal, vamos pensar: O que fazer no futuro? Como regular a exploração? Seremos exportadores de óleo crú ou agregaremos valor ao produto? O dinheiro da exportação/exploração dos campos será empregado em que?

Infelizmente, teremos que postergar a exploração, mas assim, quem sabe o momento realmente não seja de refletir o que será feito com essa riqueza de trilhões de dólares; deixar o oba-oba de lado e pensar seriamente no assunto não seria mais prudente?!

PS - há uma esperança. Ao norte da Bacia de Campos (Jubarte), existe também o pré-sal, em uma área onde já existe infraestrutura completa. Não terá a produtividade da Bacia de Santos, mas já há como priorizar no curto prazo a exploração do pré-sal.
Quanto ao poço de Jubarte, a sua exploração já começou e estive em uma palestra recentemente na minha faculdade (Engenharia/UFJF-MG) com um Engenheiro da Petrobras e ele disse que Jubarte é o "campo de provas" da Petrobras porque sua camada mais "fina" de sal de aproximadamente 200 metros está possibilitando a empresa avaliar sua tecnologia e a melhorar os métodos até o pré-sal maior que, lembre você, tem uma camada de mais ou menos 2000/3000 metros de sal e mais a profundidade do oceano, do solo marinho e por ai vai... Essas pesquisas não vão parar e não podem!

O desafio é complexo, mais que muitos brasileiros podem pensar, mas a Petrobras está "dando conta do recado" como sempre, a capacidade dessa empresa (principalmente por seus profissionais de extrema capacidade criativa e de inovação - sei disso pois vi em loco) é algo fenomenal. Quanto aos recurso do programa de exploração/pesquisa, vixe, esses nem vou falar porque nem sei escrever tantos zeros (rsrsrs)...... :sifone:

Abração.

Armisael

Forista Borgeano
Colaborador
Yo nunca voy a entender el porqué de Brasil a apostar a lo más costoso, como es la explotación en aguas profundas, y no dirigirse por el contrario, a explorar zonas de cuencas muy prometedoras como las existentes en la alta cuenca del río Amazonas, o en la zona del Pantanal, en la frontera con Bolivia.

Yo, personalmente creo que habrían obtenido los mismos resultados que Argentina, Ecuador y Bolivia en dichas cuencas de los pies de los Andes, y a un costo de exploración y explotación muy inferior.

Saludos.

paulo

Forista Sancionado o Expulsado
Esto se da por las caracteristicas geológicas. La cuenca de amazonas tiene crudo leve....pero pouco....Petrobras ja explora ali...
Los geologos brasileros tiene quasi todo el territorio brasileiro mapeado. O caso de Bolívia es apenas uno punto de gaz...sin crudo.

Como Delta bien explico, a producao no pre sal en la provincia del Espirito Santo ja comecou....e esto si es o laboratorio para o comeco de producao na cuenca de Santos.

A que me consta, los planos de Petrobras siguen de viento en popa...,pero creo dependera del preco futuro del crudo e de la crisis mundial.....Quanto a exportacao de derivados, estao em construcao no Recife una refinaria para processar 300.000 barris /dia e outro projeto de una otra en la provincia de Maranhao para 400.000 barris/dia voltada a exportacao para los EUA via porto da Vale.

Saludos

D

DELTA22

Exatamente Paulo,

A Petrobras já realizou pesquisas geológicas por todo o país e sabe muito bem onde estão as áreas em que pode haver óleo e/ou gás, mas uma área ser propícia a ter petróleo não significa que lá haverá o óleo (ou gás). Ai é que entra os geólogos e seu equipamentos e no caso da Petrobras é uma área destacada pois os índices de poço molhado (probabilidade que um novo poço explorado tem de conter petroleo ou gas) é o mais alto do mundo, ou seja, quando a Petrobras começa a explorar um poço em determinada área a chance de nele conter óleo e/ou gás é maior que a de qualquer outra empresa!

Para nossa surpresa, Deus deixou nossas maiores reservas no fundo do oceano. Tenho absoluta certeza de que se a Petrobras pudesse escolher onde ficaria todo o petroleo brasileiro seria em terra firme, mas depois de descobrir o pré-sal, não vamos querer discutir com Deus agora, não é mesmo????!!! :biggrinjester:

Abrazo.

AMX

Colaborador
Colaborador
Yo nunca voy a entender el porqué de Brasil a apostar a lo más costoso, como es la explotación en aguas profundas, y no dirigirse por el contrario, a explorar zonas de cuencas muy prometedoras como las existentes en la alta cuenca del río Amazonas, o en la zona del Pantanal, en la frontera con Bolivia.

Yo, personalmente creo que habrían obtenido los mismos resultados que Argentina, Ecuador y Bolivia en dichas cuencas de los pies de los Andes, y a un costo de exploración y explotación muy inferior.

Saludos.

A Petrobrás gastou MUITO DINHEIRO procurando poços de petróleo em todo o Brasil (principalmente na Amazônia e Nordeste) e foi no leito do oceano que encontramos as maiores e mais promissoras reservas, isso ainda nos anos 80. Apartir dai foi feito um pesado investimento em tecnologia para extrair esse petróleo já nos anos 90 e com isso conseguimos nossa auto-suficiência.