1) Quanto à Marinha, esperem até o final de setembro.
2) Quanto à Fab (aka Tab (Transportes Aéreos Brasileiros)), o que dizer ? Podem até não acreditar, mas há um lobby terrível. E a Força está dividida entre a oficialidade jovem e operacional (F 16) e a velha guarda, voltada para um bimotor, preferencialmente da terra do pinot noir.
Especula-se que o Poder Executivo, em que pese seu viés esquerdista, estaria considerando seriamente a opção da LockMart, também por razões geopolíticas.
3) A questão é que a Fab sempre foi marcada por indecisões e falhas de pensamento estratégico, coisa que a Marinha, com percalços, conseguiu enfrentar. Prova disso é que os chucrutes provavelmente perderão o U214 por idiossincrasias e falta de flexibilidade.
4) Com sinceridade, estou desencantado com a escolha do futuro caça. Amadurecendo sobre o tema, são tantas as condicionantes, barreiras e lobbys que até já abandonei meu antigo objeto de afeição, o Flanker (como dizemos em Brasil, "sou flankeiro"). O mesmo digo dos demais candidatos, que trazem embutidos riscos e oportunidades.
O mundo não é perfeito. Somos um país de terceiro mundo. O dinheiro é pouco. E a imprensa brasileira que cobre a área de defesa, acreditem-me, serve especialmente a lobbys e propagandas.
saludos pragmáticos, Floripa.