O governo dos EUA autorizou a possível venda de mais de 3.000 veículos táticos da família JLTV para equipar as Forças de Defesa de Israel (IDF). A transação, notificada pelo Departamento de Estado ao Congresso para aprovação, enquadra-se no programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) e está avaliada em US$ 1,98 bilhão.

Desde o final de 2023, as Forças de Defesa de Israel vêm incorporando discretamente uma nova plataforma de veículo blindado tático para transporte de pessoal e outras funções. Como indicado por diversos relatórios, a plataforma em questão é o Veículo Tático Leve Conjunto (JLTV) da Oshkosh Defense.

JLTV Oshkosh
Fuzileiros Navais dos EUA, pertencentes ao Esquadrão de Apoio da Ala Aérea 174 e ao Esquadrão de Reabastecimento Aéreo de Transporte 153, carregam um veículo tático leve conjunto (JLTV) em um KC-130J Hercules durante um treinamento na Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Kaneohe Bay, Base do Corpo de Fuzileiros Navais do Havaí, em 21 de março de 2023. O treinamento teve como objetivo familiarizar os fuzileiros navais com os procedimentos de carregamento de um JLTV em uma aeronave de carga. (Foto do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA pelo Cabo Christian Tofteroo)

Embora nenhum detalhe adicional tenha sido fornecido, em novembro de 2023, diversos veículos de comunicação noticiaram que o governo dos Estados Unidos havia iniciado a transferência de veículos JLTV, juntamente com outros equipamentos. Na época, foi mencionado que até 75 unidades haviam sido transferidas. Posteriormente, a própria Oshkosh Defense confirmou o início da produção de novos veículos especificamente para as Forças de Defesa de Israel, com as entregas previstas para começar no primeiro trimestre de 2024.

Com base nesse contexto e nas experiências positivas das Forças de Defesa de Israel, o governo israelense solicitou a compra de um lote significativo de veículos 4×4 da família JLTV dos Estados Unidos.

Segundo informações divulgadas pela Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (DSCA) em 30 de janeiro, o pedido abrangeria o fornecimento de 3.250 veículos da família JLTV em diversas versões. O pacote, cujo principal fornecedor é a AM General LLC e está avaliado em US$ 1,98 bilhão, inclui o fornecimento das seguintes versões:

  • JLTV M1279 nas versões A1, A2 e A3 para transporte de pessoal e carga;
  • JLTV Heavy Guns Carrier M1278 nas versões A1, A2 e A3, utilizado como veículo de transporte de armas pesadas;
  • JLTV Close Combat Weapons Carrier M1281 nas versões A1, A2 e A3, utilizado como veículo de transporte de armas de combate aproximado;
  • JLTV General Purpose M1280 nas versões multiuso A1, A2 e A3.

O Departamento de Estado declarou: “Esta venda proposta contribuirá para a política externa e a segurança nacional dos EUA, ajudando a reforçar a segurança de um parceiro regional estratégico que tem sido, e continua a ser, uma força importante para a estabilidade política e o progresso econômico no Oriente Médio.”

Acrescentando: “A venda proposta aumentará a capacidade de Israel de combater ameaças atuais e futuras, fortalecendo a mobilidade de suas forças terrestres durante as operações. Esses JLTVs serão usados ​​para transportar pessoal e logística com segurança, ampliando as linhas de comunicação. Israel não terá dificuldade em integrar esses equipamentos e sistemas às suas forças armadas.”

*Fotografias utilizadas para fins ilustrativos.

Você também pode se interessar por: Após atrasos significativos, o novo drone de reabastecimento MQ-25 da Marinha dos EUA concluiu seus primeiros testes em solo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.