Juntamente com a produção dos novos caças Su-35S e Su-57, assim como o desenvolvimento do futuro Sukhoi Su-75, a United Aircraft Corporation (UAC) vem realizando importantes esforços para atualizar as capacidades de formação e treinamento dos futuros pilotos das Forças Aeroespaciais da Rússia (VKS). Isso tem se refletido nos avanços registrados pela “Yakovlev” para a introdução da versão modernizada do treinador avançado Yak-130, tendo sido recentemente concluída a saída da linha de produção do segundo protótipo do programa, que foi precedido pela apresentação do primeiro exemplar no início de outubro.

Apresentado oficialmente durante a edição de 2024 da feira ARMY, realizada na cidade de Moscou, e designado oficialmente como Yak-130M, trata-se da versão mais recente e atualizada do treinador avançado das VKS, peça-chave no esquema de formação e preparação dos futuros pilotos que comandarão aeronaves de combate como o Su-34, o Su-35 e o furtivo Su-57.

Conforme relatado pela própria UAC, o Yak-130M introduz melhorias em relação ao modelo original atualmente em serviço na Rússia, bem como em outros países como Argélia, Bangladesh, Vietnã, Irã, Bielorrússia e Mianmar.

Entre elas, destacam-se novos equipamentos, como “… o radar de bordo BRLS-130R, um sistema óptico-laser e de imagem térmica SOLT-130K, um sistema de autodefesa embarcado ‘President-S130’ e um conjunto de comunicações KSS-130”, segundo detalhou o consórcio. Também se supõe — já que não foi mencionado nos comunicados oficiais — que as aeronaves possam estar equipadas com o novo motor “CM-100”, apresentado na feira ARMY 2023, o qual substituiria os atuais AI-222-25, oferecendo 20% mais potência e uma vida útil ampliada.

Por esse motivo, e como parte dos esforços empreendidos para o desenvolvimento dessa versão, a Yakovlev vem avançando na fabricação de três protótipos, iniciada em fevereiro passado, dos quais dois já foram apresentados oficialmente. Esses exemplares servirão de base para a correspondente campanha de testes em solo e em voo, além dos estudos e avaliações técnicas pertinentes.

Com esse histórico, a UAC revelou recentemente o segundo protótipo nas instalações da planta aeronáutica de Irkutsk, o qual, diferentemente do primeiro apresentado no início do mês, já exibia um característico esquema de pintura pixelada. Em relação ao terceiro protótipo, foi informado que seu processo de montagem segue em andamento.

“O Yak-130M foi desenvolvido com base na análise e sistematização da experiência adquirida pela aviação em conflitos locais e regionais. A criação de aeronaves de combate leves a partir de aviões de treinamento e combate está em consonância com as tendências mundiais no desenvolvimento da aviação militar”, afirmou Dmitri Popov, vice-diretor de projeto do programa Yak-130.

Por fim, embora não tenham sido fornecidos mais detalhes, é provável que o primeiro protótipo já esteja sendo submetido a testes e avaliações em solo, aos quais em breve se somará o segundo, recém-saído da linha de produção. No entanto, enquanto a campanha de ensaios e avaliações ganha impulso, ainda não se sabe ao certo se o Ministério da Defesa da Rússia avançará em breve com um pedido de novas aeronaves ou se iniciará um processo de modernização dos aviões atualmente em serviço nas Forças Aeroespaciais Russas para o novo padrão Yak-130M.

Talvez você também se interesse: A Rússia realizou uma nova série de testes com o temido UUV de propulsão nuclear Poseidon

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.