O governo dos Estados Unidos autorizou a possível venda de novos mísseis ar-ar AMRAAM para equipar os caças stealth F-35 da Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare). A operação, anunciada pelo Departamento de Estado em 16 de junho, envolve o fornecimento da mais recente variante do míssil ar-ar de médio alcance por meio do Programa FMS, chamado AIM-120D-3, que é oferecido apenas a aliados selecionados dos EUA.

Conforme detalhado na publicação oficial da Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA), o governo italiano solicitou aos Estados Unidos a compra de um total de setenta (70) mísseis ar-ar AMRAAM. A operação, cujo principal fornecedor é a RTX Corporation, tem um valor estimado de 211 milhões de dólares e inclui a entrega de trinta (30) mísseis AIM-120D-3 – a variante mais avançada do sistema – e quarenta (40) AIM-120C-8, a versão mais moderna habilitada para exportação.
Conforme observado em autorizações anteriores para aliados dos EUA, o AIM-120D-3 se destaca como a versão mais recente e avançada do míssil AMRAAM. Atualmente, ele está em serviço apenas com aeronaves de combate da Força Aérea dos EUA e aliados selecionados. Esta variante incorpora melhorias nos sistemas de alcance, navegação e orientação, bem como maior resistência a contramedidas eletrônicas em comparação ao AIM-120C-8.

O pedido do governo italiano teria como objetivo principal manter e fortalecer as reservas das principais armas ar-ar em serviço com os caças stealth F-35 da Aeronautica Militare, complementando pedidos anteriores feitos em 2024.
Nesse sentido, destacam-se as autorizações prévias aprovadas em fevereiro de 2024 para aquisição de mísseis ar-ar AIM-120C-8 AMRAAM e bombas GBU-53/B, seguidas posteriormente de solicitação de mísseis de curto alcance AIM-9X Sidewinder Block II+.
O Departamento de Estado declarou: “A venda proposta aumentará a capacidade da Itália de enfrentar ameaças atuais e futuras, garantindo acesso a munições ar-ar modernas e eficazes. Também fortalecerá a interoperabilidade dos EUA com a OTAN e as Forças Armadas Italianas. A Itália já possui mísseis AMRAAM em seu inventário e não terá dificuldade em incorporar esse equipamento às suas Forças Armadas.”
Você pode estar interessado em: Militares do Exército Brasileiro realizaram treino de tiro na Itália com viaturas de combate Centauro II 8×8





