Após concluir a produção da primeira unidade em 2022 e concluir com sucesso os testes iniciais, a Lockheed Martin entregou o primeiro radar AN/TPY-4(V)1 à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Esta entrega marca o início formal dos testes liderados pelo governo dos EUA, um marco importante no programa Radar Expedicionário Tridimensional de Longo Alcance (3DELRR).


O AN/TPY-4 foi selecionado como sistema para substituir os veteranos radares AN/TPS-75, que estão em serviço há décadas. O programa prevê a aquisição de até 35 unidades com vistas a concluir a transição operacional até 2028. O programa 3DELRR, por sua vez, visa fornecer à USAF um sistema de radar terrestre de longo alcance com capacidades tridimensionais de detecção e rastreamento para ameaças aéreas avançadas, incluindo mísseis balísticos e aeronaves tripuladas e não tripuladas.
Em termos de detalhes operacionais, o radar conta com tecnologia AESA (Active Electronically Scanned Array) e módulos de nitreto de gálio (GaN), o que lhe daria maior eficiência, confiabilidade e facilidade de manutenção. Sua arquitetura definida por software permite atualizações contínuas e adaptabilidade sem a necessidade de modificar o hardware, garantindo sua validade operacional ao longo do tempo.


O sucesso do radar TPY-4 não se limita aos Estados Unidos; de acordo com a empresa, a Noruega planeja adquirir uma frota total de 11 unidades do sistema para fortalecer sua rede nacional de vigilância aérea, com entregas programadas até 2025. A Kongsberg Defence & Aerospace participou do desenvolvimento do subsistema eletrônico da plataforma, fortalecendo assim a cooperação industrial transatlântica e a interoperabilidade entre os aliados da OTAN.
Comentando sobre a entrega do primeiro sistema, o vice-presidente de sistemas de radar e sensores da Lockheed Martin, Rick Cordaro, disse: “A conclusão bem-sucedida dos testes iniciais e a entrega do primeiro sistema de radar TPY-4 ressalta nossa dedicação em fornecer à Força Aérea dos EUA sistemas de ponta e alto desempenho que atendam às suas crescentes exigências e expectativas.” Ele acrescentou que “O programa 3DELRR é essencial para a vigilância aérea global e as capacidades de defesa, bem como para a defesa nacional”.
Você pode estar interessado em: ZM na LAAD 2025: INVAP apresenta seus radares RPA com foco na expansão na América Latina e África




