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Aviación Comercial y Tecnología Aeroespacial
LAN confirma fusión de operaciones con brasileña TAM
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<blockquote data-quote="paulo" data-source="post: 937602" data-attributes="member: 5327"><p><strong>Fusão Lan e TAM mira "céus abertos"</strong></p><p>Companhia acirra competição em mercado emergente, quando AL discute abertura de mercados domésticos </p><p></p><p><strong>Latam será maior empresa aérea privada em Bolsa no mundo</strong>; <strong>chilenos detêm 70%, mas dividem direitos </strong></p><p></p><p>MARIANA BARBOSA</p><p>DE SÃO PAULO</p><p></p><p>A associação com a TAM transforma a chilena Lan na grande empresa de bandeira da América Latina, região que registra as maiores taxas de crescimento do setor aéreo no mundo.</p><p><strong>A Lan é hoje a companhia aérea com maior valor de mercado das Américas: US$ 9,24 bilhões</strong>. <strong>A TAM, que faturou US$ 4,9 bilhões no ano passado -US$ 1,2 bilhão a mais do que a Lan-, está avaliada em US$ 3 bilhões, segundo cálculos da Economática.</strong></p><p><strong>A supervalorização da Lan se explica pela alta rentabilidade: 22,5%, uma das maiores do mundo no setor, contra 14% da TAM.</strong> A companhia transportou no ano passado 15 milhões de passageiros, metade do que foi transportado pela TAM.</p><p>Mas a Lan precisa crescer e, para isso, é fundamental colocar um pé no maior mercado da América Latina.</p><p><strong>Com a TAM, a Lan se transforma na maior empresa aérea privada de capital aberto do mundo em valor de mercado (US$ 12, 2 bilhões)</strong>. Perde apenas para as estatais Air China e Singapore.</p><p>E ganha musculatura para conter o avanço da Gol na América do Sul e também de outros grupos, como a colombiana Avianca, que, no ano passado, se fundiu com a Taca, de El Salvador. E que está presente no Brasil, com a OceanAir, recém-batizada de Avianca Brasil.</p><p>Musculatura será fundamental quando o mercado da América do Sul passar a funcionar em regime de céus abertos. Sob esse regime, objeto de negociação entre os países da região, companhias da América do Sul poderão fazer voos domésticos no Brasil. E vice-versa.</p><p>A medida vai estimular a competição e o crescimento do setor. Com a associação com a Lan, a TAM, que poderia se opor ao regime, passará a se beneficiar dele.</p><p>O acordo entre Lan e TAM dependerá da aprovação da Anac. Embora a empresa dê garantias de que a TAM S.A., holding da família Amaro, continuará controlando a TAM Linhas Aéreas, com 80% do capital votante, a Latam terá sua sede em Santiago. E a Lan será a acionista majoritária.</p><p>Segundo o presidente da TAM, Líbano Barroso, o respeito à legislação brasileira, que limita em 20% a participação estrangeira no setor aéreo, será garantido por meio de um acordo de acionistas. Pelo acordo, apesar de a Lan deter 70,6%, os direitos e obrigações serão divididos meio a meio.</p><p>Temendo justamente que imprensa e analistas interpretassem a operação como uma aquisição por parte da Lan, informações sobre a participação acionária da Latam não constam dos comunicados oficiais sobre o acordo divulgado na sexta-feira.</p><p></p><p>DESEJO ANTIGO</p><p>Há anos a Lan ensaiava dar esse passo. A amizade da família Cueto, controladora da Lan, com a família Amaro, da TAM, transformava a TAM no parceiro ideal. Uma associação entre as duas era, inclusive, desejada pelo fundador da TAM, Rolim Amaro.</p><p>Mas as conversas sempre esbarravam na questão do controle, devido ao limite à participação estrangeira.</p><p>Em 2007, a Lan tentou adquirir a nova Varig, mas foi atropelada pela Gol. A chilena chegou a investir US$ 17 milhões na Varig, em uma operação que previa a conversão do crédito em ações.</p><p>Na época, levantou-se a possibilidade de adquirir a Varig em parceria com a TAM, mas as conversas não avançaram.</p></blockquote><p></p>
[QUOTE="paulo, post: 937602, member: 5327"] [B]Fusão Lan e TAM mira "céus abertos"[/B] Companhia acirra competição em mercado emergente, quando AL discute abertura de mercados domésticos [B]Latam será maior empresa aérea privada em Bolsa no mundo[/B]; [B]chilenos detêm 70%, mas dividem direitos [/B] MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO A associação com a TAM transforma a chilena Lan na grande empresa de bandeira da América Latina, região que registra as maiores taxas de crescimento do setor aéreo no mundo. [B]A Lan é hoje a companhia aérea com maior valor de mercado das Américas: US$ 9,24 bilhões[/B]. [B]A TAM, que faturou US$ 4,9 bilhões no ano passado -US$ 1,2 bilhão a mais do que a Lan-, está avaliada em US$ 3 bilhões, segundo cálculos da Economática. A supervalorização da Lan se explica pela alta rentabilidade: 22,5%, uma das maiores do mundo no setor, contra 14% da TAM.[/B] A companhia transportou no ano passado 15 milhões de passageiros, metade do que foi transportado pela TAM. Mas a Lan precisa crescer e, para isso, é fundamental colocar um pé no maior mercado da América Latina. [B]Com a TAM, a Lan se transforma na maior empresa aérea privada de capital aberto do mundo em valor de mercado (US$ 12, 2 bilhões)[/B]. Perde apenas para as estatais Air China e Singapore. E ganha musculatura para conter o avanço da Gol na América do Sul e também de outros grupos, como a colombiana Avianca, que, no ano passado, se fundiu com a Taca, de El Salvador. E que está presente no Brasil, com a OceanAir, recém-batizada de Avianca Brasil. Musculatura será fundamental quando o mercado da América do Sul passar a funcionar em regime de céus abertos. Sob esse regime, objeto de negociação entre os países da região, companhias da América do Sul poderão fazer voos domésticos no Brasil. E vice-versa. A medida vai estimular a competição e o crescimento do setor. Com a associação com a Lan, a TAM, que poderia se opor ao regime, passará a se beneficiar dele. O acordo entre Lan e TAM dependerá da aprovação da Anac. Embora a empresa dê garantias de que a TAM S.A., holding da família Amaro, continuará controlando a TAM Linhas Aéreas, com 80% do capital votante, a Latam terá sua sede em Santiago. E a Lan será a acionista majoritária. Segundo o presidente da TAM, Líbano Barroso, o respeito à legislação brasileira, que limita em 20% a participação estrangeira no setor aéreo, será garantido por meio de um acordo de acionistas. Pelo acordo, apesar de a Lan deter 70,6%, os direitos e obrigações serão divididos meio a meio. Temendo justamente que imprensa e analistas interpretassem a operação como uma aquisição por parte da Lan, informações sobre a participação acionária da Latam não constam dos comunicados oficiais sobre o acordo divulgado na sexta-feira. DESEJO ANTIGO Há anos a Lan ensaiava dar esse passo. A amizade da família Cueto, controladora da Lan, com a família Amaro, da TAM, transformava a TAM no parceiro ideal. Uma associação entre as duas era, inclusive, desejada pelo fundador da TAM, Rolim Amaro. Mas as conversas sempre esbarravam na questão do controle, devido ao limite à participação estrangeira. Em 2007, a Lan tentou adquirir a nova Varig, mas foi atropelada pela Gol. A chilena chegou a investir US$ 17 milhões na Varig, em uma operação que previa a conversão do crédito em ações. Na época, levantou-se a possibilidade de adquirir a Varig em parceria com a TAM, mas as conversas não avançaram. [/QUOTE]
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