No decorrer desta semana, foram publicadas nas redes sociais uma série de imagens que indicariam a entrega de ao menos um novo helicóptero Mi-28NE Havoc por parte da Rússia ao Exército do Irã, o que coincide com recentes relatos que apontavam o voo de aeronaves de transporte Il-76MD em direção ao país. Segundo informam fontes de inteligência de código aberto (OSINT), o exemplar teria sido entregue nas instalações da Pars Aerospace Services, na cidade de Teerã, sendo possível observar que, embora contasse com um esquema de camuflagem desértica, ainda carecia das insígnias próprias da força.

Como pode ser observado nas fotografias publicadas, o helicóptero em questão encontrar-se-ia atualmente parcialmente desmontado, uma vez que carece de seus rotores principais e suas entradas de ar do motor estão cobertas, o que reforça a ideia de que tenha sido transportado pelas aeronaves de carga anteriormente mencionadas. Em linha com essa hipótese, fontes OSINT afirmaram ter rastreado até cinco aeronaves Il-76 em rota para o Irã nos dias anteriores, cruzando países como Geórgia, Armênia e Azerbaijão. O fato de se tratar desse número de aeronaves não responderia apenas a um possível transporte do helicóptero, gerando também especulações a respeito de uma eventual evacuação de pessoal diante de temores de um ataque e sobre o transporte de drones iranianos para reforçar o arsenal russo.

Un helicóptero Mi-28NE entregado por Rusia a Irán
El helicóptero Mi-28NE que habría sido entregado a Irán

Ampliando em alguns detalhes, cabe destacar que a chegada desse tipo de helicópteros já vinha sendo tema de debate na mídia iraniana desde o início deste mesmo mês e que, além disso, faria parte de um acordo mais amplo entre Moscou e Teerã anunciado por autoridades militares em 2023, o qual envolveria diversos tipos de sistemas. Por ora, diante de um cenário de tensões latentes entre o regime islâmico e os EUA, acredita-se que a transferência dos helicópteros de ataque Mi-28NE tenha buscado ser um passo à frente na concretização desses compromissos, despertando o menor alerta possível em Washington.

Seguindo essa linha, é importante recordar que a Força Aérea do Irã aguarda o recebimento de um lote de novos caças Su-35S que lhe permitam modernizar e reforçar suas capacidades, as quais foram reduzidas após os ataques israelenses contra a antiquada frota de caças F-14 realizados em meados do ano passado. Deve-se considerar também que, diante da grande demanda por essas aeronaves gerada pela guerra na Ucrânia, a instituição já teria recebido um primeiro lote de caças MiG-29 por parte da Rússia, país que já os mantinha relegados a um papel de segunda linha. Tratam-se de plataformas com as quais os pilotos iranianos já estão familiarizados, uma vez que a força conta com uma frota de cerca de 20 MiG-29 e outros 4 MiG-29UB.

Em suma, também é conhecido que a Força Aérea iraniana já conseguiu completar a incorporação de seus novos treinadores avançados Yak-130 adquiridos da Rússia, o que representou um salto de capacidades nesse campo e mais um passo para agilizar a formação de pilotos que posteriormente terão a missão de operar as novas aeronaves russas. Em particular, o país somou um total de 12 aeronaves desse tipo, configurando-se como mais uma demonstração do alcance do referido acordo firmado em 2023.

Por fim, retomando a entrega dos helicópteros Mi-28NE até aqui mencionada, é útil destacar que o Irã se tornaria o quinto usuário da plataforma. Em detalhes, a lista é liderada pela própria Rússia, com cerca de 113 unidades adquiridas, seguida pela Argélia com outras 42, o Iraque em terceiro lugar com 17 e Uganda com apenas 4. Desconhece-se, no entanto, qual posição o Irã ocupará uma vez que complete sua frota, já que não foi oficialmente anunciada a quantidade de exemplares incluídos no acordo.

*Créditos das imagens a quem corresponda

Você pode se interessar: As Marinhas da China, Rússia e Irã deram por encerrado na África do Sul o Exercício Multinacional Will for Peace 2026

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.