Um contratorpedeiro Tipo 055 da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) lançou recentemente um míssil antinavio hipersônico YJ-20, segundo um relatório da mídia estatal chinesa. Esta é a primeira vez que um relatório oficial mostra o lançamento real deste sistema de armas a partir de um navio de guerra.

As imagens foram divulgadas no domingo pelo China Military Bugle, uma conta oficial afiliada ao Centro de Mídia e Notícias do ELP. O vídeo mostra um teste final de um míssil superfície-superfície realizado a bordo do destróier da classe Wuxi, um navio Tipo 055 com um deslocamento de aproximadamente 10.000 toneladas.

De acordo com a explicação fornecida pelo veículo de comunicação chinês, um “teste de finalização” corresponde à fase final de avaliação de um sistema de armas antes da conclusão da fase de projeto e do início da produção.

Lançamento e teste bem-sucedido do VLS

Segundo o relatório, o míssil YJ-20 foi lançado de uma das células do Sistema de Lançamento Vertical (VLS) localizado na seção de popa do destróier Wuxi. O lançamento foi realizado utilizando o método de partida a frio, no qual o míssil é ejetado de seu contêiner antes da ignição de seu motor principal.

As imagens divulgadas incluem fotos de múltiplos ângulos, permitindo uma observação detalhada do procedimento de lançamento. O canal China Military Bugle indicou que o míssil atingiu e destruiu seu alvo com sucesso.

O relatório oficial destaca que esta é a primeira vez que um veículo de comunicação estatal chinês mostra o lançamento ao vivo de um míssil antinavio hipersônico YJ-20 a partir de uma plataforma naval.

Características do míssil YJ-20

O míssil YJ-20 foi apresentado publicamente pela primeira vez durante o desfile militar do Dia da Vitória (Dia V), realizado em Pequim em 3 de setembro. Na ocasião, foi exibido ao lado de outros mísseis antinavio, incluindo o YJ-15, o YJ-19 e o YJ-17. De acordo com a mídia oficial, esses sistemas podem ser lançados de múltiplas plataformas, como caças embarcados, navios de superfície e submarinos.

O especialista militar chinês Zhang Junshe explicou que mísseis capazes de ultrapassar Mach 5, ou seja, cinco vezes a velocidade do som, são considerados hipersônicos. Segundo Zhang, com base em seu projeto, o YJ-20 é um míssil de planeio bicônico, composto por um foguete propulsor e um veículo planador bicônico.

“O design bicônico gera ondas de choque durante o voo hipersônico, permitindo que as superfícies de controle realizem manobras na fase terminal”, disse Zhang, acrescentando que essa característica melhora a capacidade de penetração contra sistemas de defesa.

Mísseis YJ-20

O especialista também afirmou que o YJ-20 pode atacar embarcações de superfície a partir de um ângulo quase vertical, semelhante a um míssil balístico, dificultando a interceptação.

O contratorpedeiro Tipo 055 Wuxi e sua Entrada em Serviço Operacional

O contratorpedeiro Tipo 055 Wuxi atingiu o status operacional em 2023, após a conclusão de seus testes no mar. Após a conclusão dos testes de aceitação, o navio foi incorporado à Frota do Norte, aumentando a presença naval da China no Mar Amarelo, uma área sob a responsabilidade do Comando do Teatro Norte do Exército de Libertação Popular.

Os testes, que duraram três dias, incluíram missões simuladas de defesa aérea e antimíssil, ataques contra unidades de superfície e submarinos, bem como operações em ambientes eletromagnéticos complexos.

Contratorpedeiro Tipo 055 "Wu Xi"

Segundo Zhang Junshe, a integração do míssil YJ-20 em plataformas como a Tipo 055 permite seu emprego em mares distantes, fortalecendo as capacidades operacionais da Marinha Chinesa.

*Imagem da capa obtida do China Military Bugle

Você também pode se interessar por: O quarto submarino da nova classe Hangor do Paquistão foi lançado na China

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.