Esta semana, relatos da mídia local taiwanesa começaram a indicar que a Marinha de Taiwan está interessada em retomar as negociações com os EUA para avançar na compra de novos helicópteros antissubmarino, nomeadamente o MH-60R Seahawk. Segundo as autoridades consultadas, Washington também manifestou a intenção de realizar esta operação, o que permitiria à Marinha renovar a sua frota de 17 helicópteros S-70C para complementar os seus navios de combate em operações antissubmarino.

Vale lembrar, neste ponto, que a Marinha de Taiwan originalmente possuía uma frota de 21 helicópteros S-70C, que foi reduzida para 17 após quatro incidentes que paralisaram as plataformas. Caso finalmente avance com a compra dos novos MH-60Rs, Taipé inicialmente almejaria uma frota de 10 a 12 unidades, embora também tenha sido sugerido recentemente que o governo estaria interessado em expandir esse número para um número ainda não especificado. Enquanto se aguardam as negociações com os EUA, algumas fontes militares começaram a falar sobre um total de 13 ou mais unidades, com uma compra adicional de mísseis antinavio, torpedos e sonares antissubmarino, entre outros itens associados.

Expandindo os detalhes, fontes consultadas pela mídia taiwanesa indicam que a Marinha até criou uma equipe especializada para gerenciar os detalhes da aquisição, incluindo o número de helicópteros, custos e cronogramas de entrega estipulados. Além disso, também foi indicado que o plano atual das autoridades navais do país é usar fundos do orçamento especial para aquisições de defesa aprovadas pelo governo.

Por outro lado, analistas locais enfatizaram que avançar com a compra deste tipo de helicóptero lhes permitiria seguir a tendência observada por outros aliados regionais dos EUA, que poderiam potencialmente se envolver em um conflito com a China caso esta opte pela reunificação com Taiwan pela força. Nesse sentido, é útil lembrar que a Coreia do Sul já recebeu seus primeiros helicópteros MH-60 desde o ano passado, enquanto a Nova Zelândia anunciou recentemente sua decisão de adquirir cinco unidades para fortalecer suas capacidades antissubmarino.

Finalmente, vale lembrar que, enquanto essas questões se desenvolvem, a Marinha de Taiwan também aguarda o recebimento de seus primeiros protótipos de futuras fragatas leves, que estão sendo construídas pela indústria local. Este programa enfrenta atualmente atrasos consideráveis, visto que as duas primeiras unidades deveriam ser entregues neste mês, mas estimou-se recentemente que poderiam permanecer nas mãos de marinheiros taiwaneses até 2027. Nesse sentido, é importante destacar que uma dessas duas embarcações pertenceria à variante antissubmarino, caracterizada por 16 mísseis em lançadores inclinados, torpedos e um sonar rebocado.

*Imagens ilustrativas

Você pode se interessar por: A Força Aérea da Índia confirmou que seus caças Su-30MKI estão equipados com os novos mísseis Rampage de Israel

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.