O novo helicóptero de assalto e ataque Harbin Z-20 do Exército de Libertação Popular (ELP) deverá ser apresentado oficialmente na 7ª Exposição de Helicópteros da China, de acordo com relatos da mídia oficial. A exposição será realizada de 16 a 19 de outubro em Tianjian, onde diversos tipos de helicópteros e aeronaves militares e civis estarão em exposição.

O desenvolvimento do novo helicóptero do Exército Chinês faz parte dos esforços para expandir a família da plataforma Z-20, incorporando versões com funções e capacidades específicas para operações de assalto e ataque. Esta nova variante, designada Z-20T, foi observada pela primeira vez em 2024, após a divulgação de um relatório acompanhado de imagens pelo PLA, que previa o projeto para esta configuração voltada para o combate.
Na época, foi relatado que a nova plataforma, equipada com asas curtas em cada lado para transporte de armas, apresentava modificações em seu nariz, integrando o que parece ser um novo pod de sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR) que fornece dados para permitir ataques de precisão. Isso, por sua vez, confirma o que foi observado em imagens ilustrativas de um Z-20T divulgadas pela estatal Aviation Industry Corporation of China (AVIC) em 2021.
Embora o helicóptero médio Harbin Z-20T tenha sido apresentado publicamente durante o desfile militar que marcou o 80º aniversário do Dia da Vitória, realizado em 3 de setembro, desta vez ele será exibido oficialmente com mais detalhes, permitindo uma apreciação mais clara de suas características operacionais. Além disso, a 7ª Exposição de Helicópteros da China apresentará um total de 52 helicópteros, drones e eVTOLs, incluindo os helicópteros Z-10, Z-19, Z-20, Z-20T, Z-8L e os drones KVD001 e KVD002 do Exército de Libertação Popular da China (ELP).
Finalmente, não se deve ignorar que, no processo de desenvolvimento de novas capacidades adaptadas às necessidades atuais do ELP, a China também incorporou a versão embarcada do Harbin Z-20 para as operações navais da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (ELP). Designado como Z-20J, este modelo foi apresentado pela primeira vez no Airshow China 2024, realizado em novembro em Zhuhai, onde foi exibida uma unidade configurada para transporte e assalto da força naval. Embora detalhes específicos sobre suas características não tenham sido fornecidos, diversas fontes mencionam que o Z-20J é baseado na versão de busca e salvamento (SAR) do Z-20, semelhante ao SH-60 SeaHawk da Marinha dos EUA.
Você pode se interessar por: O novo porta-aviões Fujian teria monitorado a presença de navios militares dos Estados Unidos e do Reino Unido no Estreito de Taiwan
Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil




