Na semana passada, a Marinha do Paquistão anunciou a cerimônia de lançamento do terceiro submarino da sua nova classe Hangor, que está sendo construído na China para aproveitar os estreitos laços de defesa entre os dois países. Isso representa um novo marco em seu programa de modernização das capacidades navais, após o lançamento do segundo modelo em março deste ano e abrindo caminho para a construção dos cinco submarinos restantes que comporão a frota.

Ampliando os detalhes, podemos mencionar que a cerimônia em questão foi realizada na última quinta-feira na cidade chinesa de Wuhan, localizada na província de Hubei. Entre as diversas autoridades presentes, destacou-se o Vice-Almirante Abdul Samad, vice-chefe do Estado-Maior do Projeto 2 do Estado-Maior Naval do Paquistão. Durante seu discurso, ele enfatizou que os novos submarinos da classe Hangor conferem à Marinha de seu país uma capacidade fundamental para manter o equilíbrio de poder regional, visando claramente a Índia, ao mesmo tempo em que agradeceu à China pelo progresso constante na construção dessas unidades.

Vale destacar, a esse respeito, que o acordo firmado entre Pequim e Islamabad prevê a construção de oito submarinos da classe Hangor no total, quatro dos quais seriam produzidos em estaleiros chineses e quatro em território paquistanês, graças a um programa de transferência de tecnologia. Isso será feito por meio da empresa Karachi Shipyard and Engineering Works Ltd. Dessa forma, a Marinha do Paquistão teria recursos suficientes para poder avançar com a substituição de seus navios mais antigos da classe Agosta, cuja incorporação ocorreu nas décadas de 1970 e 1990.

Além disso, é importante destacar que a China até demonstrou um dos submarinos da classe Hangor durante testes de navegação em junho, o que indica uma potencial entrada em serviço em um futuro próximo. Enquanto isso, a construção desses submarinos no Paquistão também deu seus primeiros passos, com a cerimônia de batimento de quilha do segundo submarino programada para fevereiro de 2024.

Quanto às suas especificações técnicas, deve-se notar que tanto a China quanto o Paquistão têm mantido considerável sigilo, sendo o entendimento atual de que se trata de submarinos com comprimento aproximado de 76 metros e deslocamento de cerca de 2.800 toneladas. Esses submarinos são supostamente baseados nos modelos diesel-elétricos Tipo 039A equipados pela Marinha do Exército de Libertação Popular, embora as especificações que os diferenciam sejam desconhecidas, além do peso ligeiramente maior dos Hangors paquistaneses.

*Imagens ilustrativas

Você também pode se interessar por: Caças Mitsubishi F-2 da Força Aérea de Autodefesa do Japão realizaram ataques simulados contra porta-aviões da Marinha da China

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.