Com o objetivo de fortalecer sua capacidade operacional e como parte do processo de modernização de sua frota de veículos blindados, o Exército do Paraguai incorporará um novo lote de veículos EE-11 Urutu como parte de uma doação do Exército do Brasil. Essa transferência faz parte de uma política mais ampla que busca revitalizar o material circulante militar do país, que também inclui a aquisição de veículos blindados Oshkosh M-ATV 4×4, de fabricação norte-americana.

Nesse sentido, um total de 20 veículos blindados EE-11 Urutu 6×6 serão doados pelo Exército Brasileiro. Essas unidades serão totalmente modernizadas e receberão manutenção, com os custos de renovação arcados pelo governo paraguaio. A iniciativa faz parte de um amplo plano de renovação de veículos, o primeiro grande desde 2012, promovido pelo Ministério da Defesa Nacional.

Atualmente, o Exército Paraguaio conta com 12 veículos EE-11 Urutu e 28 EE-9 Cascavel, ambos de fabricação brasileira. O Exército também buscará adicionar 20 unidades Oshkosh M-ATV ao programa EDA (Excess Defense Articles) do Exército dos Estados Unidos. Embora haja planos para modernizar os veículos Cascavel, por enquanto, as prioridades estão focadas na incorporação de unidades com melhor desempenho, especialmente aquelas voltadas para o combate ao crime organizado e o transporte seguro de tropas, de acordo com declarações do comandante do Exército Paraguaio, General Manuel Rodríguez, à Zona Militar.

A doação das viaturas Urutu ao Paraguai faz parte do programa de aposentadoria gradual deste modelo pelo Exército Brasileiro, que começou a substituí-lo pelo mais moderno VBTP-MR Guarani 6×6, desenvolvido em colaboração com a Iveco Veículos de Defesa. Nesse contexto, o Estado-Maior do Exército do Brasil determinou a aposentadoria gradual das viaturas EE-11 a partir de 2022, com várias delas sendo transferidas para forças de segurança pública, como a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul, o Departamento Penitenciário Nacional e a Polícia Militar do Rio de Janeiro. Unidades foram inclusive enviadas para países vizinhos, como o Uruguai, no âmbito de programas de cooperação regional.

Desenvolvido pela extinta Engesa durante a década de 1970, o EE-11 Urutu é um veículo blindado de transporte de pessoal 6×6 projetado para fornecer proteção e mobilidade em operações militares e domésticas. Com aproximadamente 1.500 unidades fabricadas, foi amplamente utilizado pelas Forças Armadas Brasileiras e exportado para diversos países da América Latina, incluindo Colômbia, Equador e Venezuela. Ao longo de sua vida útil, o Urutu recebeu diversas atualizações visando aprimorar seu desempenho, proteção balística e capacidade de transporte.

Com esta nova aquisição, o Exército do Paraguai busca aprimorar sua capacidade de desdobramento tático e de transporte de pessoal blindado, reforçando sua presença em áreas críticas e avançando na modernização, há muito aguardada, de seus veículos mecanizados. A doação brasileira não apenas fortalece a cooperação bilateral em defesa, como também otimiza recursos por meio da reutilização e atualização de sistemas testados na região.

*Imagens ilustrativas.

Você também pode estar interessado em: O novo submarino Tonelero da Marinha do Brasil disparou seus primeiros torpedos antes de sua próxima entrada em serviço

Estamos procurando por você! Vaga aberta na Equipe Editorial da Blue Field Media para o cargo de Correspondente no Brasil

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.