Brasil y su programa FX-2

Brasil y Rusia se unen para un proyecto estratégico



El ministro brasileño de Asuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, explicó que el acuerdo apunta a una colaboración entre los dos países en tecnologías de defensa y de uso civil.

"El acuerdo contempla la posibilidad de desarrollo conjunto de un prototipo de caza de quinta generación", dijo Mangabeira Unger a periodistas tras firmar el acuerdo con el secretario del Consejo de Seguridad de la Federación Rusa, Valentin Alekseevitch.

"Esto lo vemos como una oportunidad para aprender, para formar gente y fortalecer la capacitación", dijo el ministro brasileño sobre el acuerdo.

El pacto incluye también el desarrollo de un vehículo para el lanzamiento de satélites de diverso tipo, así como la capacitación en el área cibernética, que el ministro brasileño calificó como "esencial para la defensa y para la evolución tecnológica de nuestra industria".

Mangabeira Unger realizó una visita a Moscú en febrero, junto al ministro de defensa Nelson Jobim, donde se iniciaron las negociaciones para el acuerdo firmado el martes.

"Estamos interesados en la transferencia de tecnologías que contribuyan a nuestro esarrollo nacional y fortalezcan nuestra capacidad de defensa", dijo Alekseevitch sobre el entendimiento con Brasil.

En el mismo tono, Unger comentó que Brasil ha expresado a sus socios que el país no está interesado en la compra de bienes acabados, sino en asociaciones que permitan fortalecer la capacidad tecnológica de ambos.

El acuerdo con Rusia prevé también el uso pacífico de la energía nuclear y la capacitación para la enseñanza de ciencia y tecnología.

fuente:http://www.adnmundo.com/contenidos/...-acuerdo-desarrollo-avion-caza-pi-150408.html

saludos
 

Teseo

Colaborador
Decenas-Centenas de Billones de US$?

Usted habla del PAK-FA o de la Deat-Star de Moff Tarkin?.

El coste de R&D del PAK-FA desde que el programa fuè relanzado en 2002-2003 es dificil de calcular, primero porque mucho fuè desarrollado en la era soviètica (el costo del desarrollo de la planta motriz de ese aviòn se tendrà que derivar de lo que se gastò en el desarrollo del Al-41F original y del Izd 117S) y algunas cosas continuaron del gasto ruso en los programas MFI de los 90.

Aparte està poco claro cuanto pondrà sobre el tapete los Indios (se habla de algunos miles de millones de US$, yo dudo que sean mas de dos), y de ahì cuanto pongan los rusos en total...

Veo dificil que el costo total del R&D del PAK-FA si acaso llegue a los 15 mil millones de dòlares, aunque de momento no tengo nada en concreto y si lo tengo està perdido entre los cientos de gigas de mis archivos jajaja.

En todo caso esto es bastante fàcil de entender, PAK-FA para Brazil, es mas una movida polìtica que militar o incluso econòmica.
 
AMX dijo:
O GRANDE problema é o custo do desenvolvimento do PAK-FA.

A FAB já está tendo trabalho para justificar e conseguir 2 bilhões de dólares para o F-X2, imagine para participar ativamente do PAK-FA que custará dezenas/centenas de bilhões de dólares.

Sim, esse é o problema AMX, mas um projeto desses deve consumir verba aos poucos, não??? Como se fosse um financiamento de longo prazo, se for assim, da pra participar tranquilo de um projeto desses. :yonofui:
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Se o custo de desenvolvimento do PAK-FA for esse mesmo de 15 bilhões, então ele vai estar bem aquém do F-35.
 
Mas eu acho que ainda deveriamos adquirir caças de 4ª geração, mesmo dentro do PAK-FA, pois, até esse T-50 ter seu primeiro protótipo voando, vai levar pelo menos mais uns 5 anos, e a FAB não pode mais esperar tanto assim apenas com "modernizações", teremos que comprar aviões de "emergência" apenas para tapar o buraco até a chegada dos novos caças de ultima geração do PAK-FA.
 
Brasil ya me tiene podrido con sus FX....ya no queda ningun avion que no haya sido "confirmado" como el futuro avion de la FAB...

Desde el Rafale, despues los Vipers, despues F-35, antes Gripen, ahora Flanker, etc...

Todo lo que se publica, hasta tanto no no se vea un contrato firmado por la compra de X cantidad de aviones, es todo fruta...
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Pepino dijo:
Brasil ya me tiene podrido con sus FX....ya no queda ningun avion que no haya sido "confirmado" como el futuro avion de la FAB...

Desde el Rafale, despues los Vipers, despues F-35, antes Gripen, ahora Flanker, etc...

Todo lo que se publica, hasta tanto no no se vea un contrato firmado por la compra de X cantidad de aviones, es todo fruta...

Por isso que estou falando para termos calma com essas noticias.....toda semana o F-X tem um novo vencedor :sifone:

Oficialmente anuncio do F-X2 será no dia 7 de Setembro.
 
tudo bem....eu entendo que temos que ter cautela quanto ao F-X, pelas suas grandes "idas e vindas" que já tivemos por aqui...é realmente ridiculo um negócio desses.

Acontece que dessa vez acho que temos um vencedor...e sim os russos, lembra AMX quando eu tinha falado pra você na semana passada sobre uma confederação da Rússia que vinha para o Brasil (chegaram 14/04), eles viriam tratar justamente sobre essas coisas, e logo um dia depois (15/04), aparece noticias vinculadas em sites do mundo inteiro (eu pesquisei) dizendo que o Brasil se aliou a Rússia para um projeto de um caça de 5ª geração, além de parceria em lançamentos de satélites e outras areas civis....pronto...acabou-se FX-2...não tem mais!!

os russos ganharam....rafale não terá chance com sua tranferencia de tecnologia "fantasiosa".....e a França já conseguiu a sua ponta, vendeu submarino, helicóptero e tem o SOFA.

saludos.
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Brazukão dijo:
Mas eu acho que ainda deveriamos adquirir caças de 4ª geração, mesmo dentro do PAK-FA, pois, até esse T-50 ter seu primeiro protótipo voando, vai levar pelo menos mais uns 5 anos, e a FAB não pode mais esperar tanto assim apenas com "modernizações", teremos que comprar aviões de "emergência" apenas para tapar o buraco até a chegada dos novos caças de ultima geração do PAK-FA.

De onde vamos tirar dinheiro para isso? :svengo: ( F-X2 e desenvolvimento do PAK-FA )

Ah so te lembrando que a FAB ainda vai gastar muito dinheiro em outros programas como o C-390, EMB-190 AEW&C/MP/ASW e ASuW......
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Brazukão dijo:
Acontece que dessa vez acho que temos um vencedor...e sim os russos, lembra AMX quando eu tinha falado pra você na semana passada sobre uma confederação da Rússia que vinha para o Brasil (chegaram 14/04), eles viriam tratar justamente sobre essas coisas, e logo um dia depois (15/04), aparece noticias vinculadas em sites do mundo inteiro (eu pesquisei) dizendo que o Brasil se aliou a Rússia para um projeto de um caça de 5ª geração, além de parceria em lançamentos de satélites e outras areas civis....pronto...acabou-se FX-2...não tem mais!!

Onde está a confirmação do Lula sobre isso?

Isso está lembrando aquela caso do CAREN, quando uma informação mal interpretada por um jornalista argentino gerou um bola de neve com a mesma noticia sendo repetida por vários meios.

Brazukão dijo:
os russos ganharam....rafale não terá chance com sua tranferencia de tecnologia "fantasiosa".....e a França já conseguiu a sua ponta, vendeu submarino, helicóptero e tem o SOFA.

saludos.

Sabe qual seria a participação do Brasil no PAK-FA?

Dinheiro e só, porque todo a caça será desenvolvido pelos russos.
 
texto do min. da defesa

"Rússia propõe discutir transferência de tecnologia em várias áreas da Defesa
Na lista de projetos que a Rússia estaria disposta a conversar destacam-se a construção do submarino de propulsão nuclear, um caça de quinta geração, o veículo lançador de satélites, um sistema de posicionamento global, complementar ao GPS, aperfeiçoamento de blindados sobre rodas, entre outros. O ministro Jobim mostrou-se satisfeito com os avanços das conversas entre a Rússia e o Brasil, e explicou que ele e Mangabeira Unger estão trabalhando de forma afinada. “ Os entendimentos feitos com o ministro Mangabeira são entendimentos feitos comigo, e a recíproca é verdadeira”. "

fonte: https://www.defesa.gov.br/
 

Teseo

Colaborador
Pepino dijo:
Brasil ya me tiene podrido con sus FX....ya no queda ningun avion que no haya sido "confirmado" como el futuro avion de la FAB...

Desde el Rafale, despues los Vipers, despues F-35, antes Gripen, ahora Flanker, etc...

Todo lo que se publica, hasta tanto no no se vea un contrato firmado por la compra de X cantidad de aviones, es todo fruta...

Por 36 podridos aviones :yonofui: :yonofui: :yonofui: :yonofui:

Imagìnate si fueran 126 como los de la India :grouphug: :grouphug: :rofl: :rofl:
 
MEMORANDO


de entendimento entre o Ministro de Estado Extraordinário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Federativa do Brasil e o Aparelho do Conselho da Segurança da Federação da Rússia sobre a criação do Grupo de Trabalho Conjunto Brasileiro-Russo para consultas em áreas de interesse mútuo

O Ministro de Estado Extraordinário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Federativa do Brasil e o Aparelho do Conselho da Segurança da Federação da Rússia, doravante denominados “as Partes”,

dirigidos pelos interesses superiores da segurança e do desenvolvimento nacionais da República Federativa do Brasil e da Federação da Rússia,

convencidos da importância do fortalecimento da parceria e do diálogo entre a República Federativa do Brasil e a Federação da Rússia sobre as questões de segurança que servirá para os interesses de longo prazo de ambos os países bem como para a causa de manutenção da paz, segurança e estabilidade,

determinados a fortalecer o pluralismo de poder e a multipolaridade no mundo,

aspirando contribuir para o aprofundamento da cooperação nas áreas política, econômica, técnico-militar e humanitária e promover os interesses mútuos,

chegaram aos seguintes entendimentos:

1. As Partes criarão o Grupo de Trabalho Conjunto Brasileiro-Russo para consultas em áreas de interesse mútuo.

2. As tarefas do Grupo incluirão a colaboração por meio de:

troca mútua de informações sobre as questões que se referem às atividades do Ministro de Estado Extraordinário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Federativa do Brasil e do Aparelho do Conselho da Segurança da Federação da Rússia;

consultas sobre amplo espectro de questões de segurança;

organização das visitas de trabalho, encontros e outros eventos que venham a ser considerados úteis e dizem respeito ao resguardo da segurança internacional, regional e nacional.

3. No âmbito do Grupo, as Partes realizarão as consultas sobre os seguintes temas:

prioridades estratégicas da República Federativa do Brasil e da Federação da Rússia;

estratégias de desenvolvimento da República Federativa do Brasil e da Federação da Rússia, sobretudo as que tiverem por objetivo o crescimento econômico com inclusão social;

trabalho conjunto nos assuntos da segurança internacional;

colaboração em promoção do desenvolvimento e da produção de tecnologias de defesa;

cooperação em combate contra desafios à segurança;

outras questões que as Partes considerarem importantes a discutir.

4. O Grupo será composto por altos funcionários e peritos responsáveis pelas áreas acima mencionadas de cooperação.

5. As reuniões do Grupo serão realizadas alternadamente na República Federativa do Brasil e na Federação da Rússia nos prazos mutuamente aceitáveis. Pela concordância mútua das Partes, poderão ser convocados encontros entre reuniões. Se for necessário, serão organizados os contatos de trabalho entre o Ministro de Estado Extraordinário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Federativa do Brasil e os representantes do Aparelho do Conselho da Segurança da Federação da Rússia em outros níveis.

6. A agenda e os temas para discussão serão concordados antecipadamente antes das reuniões do Grupo.

7. Os co-presidentes do Grupo informarão sobre os resultados da sua atividade ao Presidente da República Federativa do Brasil e ao Presidente da Federação da Rússia.

O presente Memorando é feito em Brasília, em 15 de abril de 2008, em dois exemplares cada um nos idiomas português, russo e inglês.




ROBERTO MANGABEIRA UNGER
Ministro de Estado Extraordinário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República Federativa do Brasil

VALENTIN A. SOBOLEV
Secretário Interino do Conselho da Segurança da Federação da Rússia

fonte:http://www.defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?f=1&t=2114&st=0&sk=t&sd=a&start=7680
 

AMX

Colaborador
Colaborador
:icon_bs: Chegaram tarde

construção do submarino de propulsão nuclear

Já é da França.

o veículo lançador de satélites

O CTA já trabalha com os russos a muito tempo, e não temos nenhum Flanker voando nas cores da FAB

um sistema de posicionamento global, complementar ao GPS,

O Brasil está participando do programa Galileu

aperfeiçoamento de blindados sobre rodas, entre outros.

O Protótipo do Urutu III está sendo construído pela IVECO
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Marcos dijo:
Por 36 podridos aviones :yonofui: :yonofui: :yonofui: :yonofui:

Imagìnate si fueran 126 como los de la India :grouphug: :grouphug: :rofl: :rofl:

Touche :cheers2:
 
AMX...não adianta cara....os russos venceram!!

pesquise nos sites do governo defesa e assuntos estratégicos...lá está dizendo tudo....os russos venceram meu amigo...FX-2 já era!!

Mas pretendo ter cautela no assunto, pois pode acontecer merda ainda.
 

AMX

Colaborador
Colaborador
Brazukão dijo:
AMX...não adianta cara....os russos venceram!!

pesquise nos sites do governo defesa e assuntos estratégicos...lá está dizendo tudo....os russos venceram meu amigo...FX-2 já era!!

Mas pretendo ter cautela no assunto, pois pode acontecer merda ainda.

Não sei onde.
 
tudo bem AMX, vou esperar mais alguns dias e ver no que dá esse assunto...mas fico na torcida para que tudo isso seja verdade!!
 
Arriba