Em mais um passo no desenvolvimento de sua nova frota de helicópteros CH-53K, a Força Aérea de Israel anunciou um novo investimento que permitirá à Elbit Systems modificar o projeto com novos sistemas de aviônica, guerra eletrônica e contramedidas, dando origem à variante “Pereh” da plataforma. Segundo comunicado oficial, trata-se de um contrato já assinado pelo Ministério da Defesa de Israel, por meio da Diretoria de Aquisições de Defesa, no qual foram investidos mais de US$ 130 milhões.

Vale ressaltar que Israel aguarda a entrega de uma frota de aproximadamente 12 helicópteros CH-53K, que substituirão sua frota obsoleta de modelos “Yas’ur”. A aquisição foi realizada por meio do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) dos EUA, cuja notícia mais recente é que a Sikorsky (subsidiária da Lockheed Martin) iniciou a produção em suas principais instalações no estado de Connecticut, no último mês de agosto.

CH-53K - USMC
CH-53K – USMC

Mais especificamente, a empresa indicou que as primeiras unidades em questão estão atualmente em fase de montagem na fábrica mencionada. Após a conclusão dessa etapa, os helicópteros serão transferidos para uma linha de produção diferente, projetada especificamente para converter o projeto original americano para a variante israelense. Nessa linha, a Elbit Systems espera incorporar melhorias principalmente no cockpit do CH-53K, bem como modificações que permitirão à plataforma operar com mais eficácia em ambientes geográficos hostis e possibilitar a detecção mais rápida de potenciais zonas de pouso.

Nesse sentido, cabe ressaltar que os novos helicópteros israelenses também serão equipados com o novo sistema antimíssil DIRCM, descrito pelo fabricante como uma contramedida que combina tecnologia de laser de fibra com uma câmera termográfica de alta taxa de quadros e uma pequena cúpula com espelhos dinâmicos. O produto já faz parte de plataformas comerciais israelenses e de plataformas militares em operação por clientes estrangeiros, incluindo os aviões C27J, C130J e AW101 da Força Aérea Italiana e o KC-390 da Força Aérea Brasileira.

Além disso, com base em algumas declarações oficiais após este anúncio, vale a pena citar o Ministro da Defesa, Israel Katz, que afirmou: “Este acordo representa um marco significativo no fortalecimento das Forças de Defesa de Israel (IDF) e na garantia da vantagem operacional da Força Aérea Israelense nos próximos anos. A integração de sistemas israelenses de ponta no helicóptero de transporte pesado mais avançado do mundo garante que essas plataformas estejam totalmente adaptadas às necessidades de combate exclusivas de Israel.”

Da própria Elbit Systems, o Presidente e CEO, Bezhalel Machlis, expressou: “É uma honra participar deste projeto emblemático para modernizar a frota de helicópteros e atender às complexas necessidades da Força Aérea com os sistemas mais avançados da Elbit, que serão integrados aos novos helicópteros CH-53K. Esses sistemas, que representam a vanguarda da tecnologia comprovada da Elbit, são personalizados para os requisitos da Força Aérea e fornecem uma infraestrutura tecnológica avançada ideal para a execução da missão e a segurança do piloto.”

*Imagens meramente ilustrativas.

Você também pode se interessar por: Uma corveta russa da Frota do Báltico realizou exercícios com a Marinha do Irã no Golfo de Omã

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.