Na feira internacional de defesa e segurança “World Defense Show”, realizada na Arábia Saudita, onde diversos países e empresas exibem novos sistemas e equipamentos, o consórcio estatal russo Rostec mais uma vez se destacou ao apresentar a nova versão do lançador de foguetes antitanque RPG-29 das Forças Terrestres Russas.

Como novidade, a empresa informou que esta nova versão do lançador de foguetes, designada RPG-29M, é mais leve, mais versátil e mais ergonômica do que suas variantes anteriores. Além disso, pode ser equipada com miras ópticas e térmicas modernas, seu alcance de disparo foi duplicado e o novo sistema de carregamento amplia a gama de munições disponíveis, tornando-a uma opção muito mais eficaz contra uma ampla variedade de alvos, particularmente veículos blindados pesados, mesmo aqueles reforçados com blindagem reativa e proteção adicional.
Sobre o RPG-29M, a empresa declarou: “De acordo com a avaliação de nossos especialistas, o longo alcance efetivo, a precisão e a capacidade de penetração de blindagem do RPG-29M o tornam líder em seu segmento de mercado. O lançador de foguetes modernizado pode atingir com eficácia uma ampla variedade de alvos no campo de batalha. Isso inclui tanques e outros veículos blindados pesados, (…) tripulações e pessoal de veículos de combate inimigos, seu poder de fogo, fortificações, abrigos e outros objetivos militares. Ao mesmo tempo, o lançador de foguetes é significativamente mais leve, exige menos esforço do operador e é mais confortável de manusear.”

O RPG-29M pode disparar projéteis antitanque PG-29VM, projéteis termobáricos TBG-29VM e projéteis multiuso MG-29V, além de munição incendiária e de fragmentação. A única exigência para modificações em seu uso é a inserção de seus parâmetros balísticos específicos na mira.
A Rostec está marcando presença no World Defense Show, com a apresentação do RPG-29M representando mais um passo à frente para o consórcio russo. A Rostec também apresentou o novo veículo blindado de transporte de pessoal BTR-22 8×8 para as Forças Terrestres Russas, bem como o veículo de comando e controle de artilharia Planshet-A, o sistema de lançamento múltiplo de foguetes Sarma montado em um chassi de caminhão KAMAZ-63501 e a estação de armas remotamente controlada Ballista.
Você também pode se interessar por: Entre a pressão sobre o Irã e o desgaste de seus porta-aviões nucleares: os EUA mobilizam o USS Gerald R. Ford para o Oriente Médio


