Ao longo dos últimos dias, no Uruguai há grande expectativa pela iminente chegada dos dois primeiros novos aviões de ataque A-29 Super Tucano da Força Aérea Uruguaia (FAU). Enquanto a própria instituição confirmou que as aeronaves chegarão no próximo 18 de fevereiro, na fábrica da Embraer no Brasil pilotos da empresa e da força realizaram o processo de aceitação e incorporação, que foi concluído na jornada de ontem com a assinatura oficial da documentação.

Embraer A-29 Super Tucano - Fuerza Aérea Uruguaya
Embraer A-29 Super Tucano – Fuerza Aérea Uruguaya

No total, e após diversos acordos firmados com a Embraer, contando também com o apoio do Brasil, o Uruguai avançou na aquisição de seis novos aviões de ataque leve e treinamento avançado Super Tucano, aeronaves que serão destinadas em breve ao Esquadrão Aéreo n.º 2 da Força Aérea Uruguaia, sediado na Base Aérea “Tte. 2º Mario W. Parallada”, localizada na cidade de Durazno.

Não deve deixar de ser destacado que, com sua próxima chegada ao país, os A-29 Super Tucano substituirão os IA-58 Pucará, desativados anos atrás, assim como progressivamente os A-37B Dragonfly, que, devido à sua antiguidade, apresentam uma operatividade cada vez mais reduzida.

Embraer A-29 Super Tucano - Fuerza Aérea Uruguaya
Embraer A-29 Super Tucano – Fuerza Aérea Uruguaya

Seguindo as últimas novidades divulgadas pela FAU, e após confirmar a realização e conclusão dos voos de aceitação nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, onde pilotos uruguaios trabalharam junto a especialistas para verificar o desempenho, a operatividade dos sistemas embarcados e a configuração final de cada aeronave, na jornada de ontem, 13 de fevereiro, foram assinados os documentos de aceitação correspondentes aos Super Tucano que portam as matrículas FAU 250 e FAU 251.

“Com este passo, finaliza-se o processo de recebimento e concretiza-se sua incorporação à Força Aérea Uruguaia. Um marco histórico”, destacaram desde a Força Aérea Uruguaia em suas redes sociais.

Por fim, também devem ser mencionados os esforços realizados nas instalações da Base Aérea “Tte. 2º Mario W. Parallada”, a fim de adequar sua infraestrutura para receber a nova plataforma e incorporar capacidades destinadas à sua operação sustentada e ao treinamento de pilotos e pessoal de terra e apoio.

Com esses preparativos, resta apenas aguardar o próximo 18 de fevereiro, quando os FAU 250 e FAU 251 decolarão da fábrica da Embraer para iniciar seu voo ferry que os levará a terras orientais, marcando um dos marcos mais importantes em termos de incorporação de capacidades para a Força Aérea Uruguaia nos últimos anos.

Sobre o A-29 Super Tucano da Força Aérea do Uruguai:

Talvez te interesse: Os Estados Unidos retomam a oferta de transferência de patrulheiros classe Reliance para a Armada do Uruguai

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.