Em um comunicado divulgado em suas redes sociais, o Ministério da Defesa da Polônia confirmou que está próximo de receber dois novos caças furtivos F-35A fabricados pela Lockheed Martin. Essas aeronaves serão em breve levadas para a oficina de pintura para receberem a pintura e os logotipos da Força Aérea, como parte da etapa final do processo de fabricação. Especificamente, trata-se das aeronaves identificadas como 3509 (AZ-09) e 3510 (AZ-10), as primeiras a serem entregues diretamente à Polônia antes do final deste ano.

F-35A Força Aérea da Polônia
F-35A Força Aérea da Polônia

Vale ressaltar que o contrato assinado por Varsóvia para a aquisição das aeronaves em questão estipulava que até oito caças F-35A “Husarz” (nome inspirado na famosa unidade de cavalaria polonesa) permaneceriam inicialmente dentro das fronteiras dos EUA para facilitar o treinamento de futuros pilotos junto aos seus aliados. Especificamente, isso significa que as aeronaves de número 3501 a 3508 permanecerão baseadas nos EUA até o terceiro trimestre de 2027, proporcionando tempo suficiente para acumular considerável experiência operacional.

Em novembro passado, a Força Aérea Polonesa já contava com sete desses primeiros caças furtivos disponíveis nos EUA, demonstrando o progresso do fabricante no cumprimento do cronograma de entregas. Como relatamos em tempo hábil, as aeronaves já participaram de exercícios de treinamento realizados na Base Aérea de Eglin e na Base Aérea da Guarda Nacional de Ebbing, locais onde pilotos e pessoal de manutenção treinam ao lado de unidades da Força Aérea dos EUA em um ambiente operacional e tecnológico altamente exigente.

F-35A Força Aérea Polonesa
F-35A Força Aérea Polonesa

Olhando além desse grupo inicial de aeronaves, vale mencionar que a Força Aérea Polonesa planeja construir uma frota de aproximadamente 32 caças F-35A, viabilizada por um acordo de 2020 que envolveu um investimento de US$ 4,6 bilhões. Segundo o acordo, a Polônia receberá sua primeira aeronave em 2024, com a entrega de todo o pedido prevista para 2029. Após essa data, espera-se que o F-35A substitua os antigos modelos MiG-29 e Su-22, este último aposentado após mais de 40 anos de serviço.

Por fim, é importante destacar que a Polônia não apenas avançou na aquisição e incorporação desses modernos caças, mas também na aquisição de armamentos para equipá-los. Como exemplo, podemos citar a compra de um novo lote de mísseis AIM-120D-3 por um valor aproximado de US$ 500 milhões. Esta é a variante mais recente da família AIM-120, o que fica evidente pela incorporação de um novo sistema de navegação e comunicação aérea, bem como pelo seu maior alcance em comparação com os seus antecessores.

*Créditos da imagem: @MON_GOV_PL no X

Você também pode se interessar por: A frota de caças Eurofighter Typhoon atingiu um milhão de horas de voo em todo o mundo

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.