Por meio de um comunicado oficial divulgado ontem, a empresa alemã TKMS anunciou que a Alemanha iniciou a compra de novas fragatas MEKO A-200, antecipando-se ao possível cancelamento do programa F126. Isso foi possível graças a um acordo preliminar assinado pelo Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw). Segundo informações, esse acordo permitirá que a Marinha Alemã receba sua primeira embarcação até o final de 2029, com o início dos trabalhos preliminares previsto para este mês.

Em detalhes, o acordo preliminar entre a TKMS e o governo alemão abrange as etapas iniciais do processo de construção das novas MEKO A-200, incluindo recrutamento de pessoal e trabalhos iniciais. Embora nenhum contrato de compra oficial tenha sido finalizado, Berlim comprometeu-se com € 50 milhões para o projeto até o final de março, com a possibilidade de prorrogação gradual, dependendo do desenvolvimento do projeto. Segundo o Dr. Oliver Juckenhöfel, Vice-Presidente Executivo de Embarcações de Superfície da TKMS: “Este acordo preliminar estabelece as bases para o lançamento imediato do projeto. Em particular, permite-nos adquirir materiais e iniciar imediatamente a fabricação de aço no estaleiro.”

MEKO A-200 – Marinha Egípcia
MEKO A-200 – Marinha Egípcia

Por outro lado, vale ressaltar que, segundo relatos da mídia especializada local, a Alemanha está interessada em adicionar uma frota de oito novas fragatas construídas pela TKMS, em vez das seis originalmente encomendadas ao estaleiro holandês Damen, no âmbito do programa F126. Caso Berlim opte por prosseguir com este projeto, analistas também especulam sobre uma possível compra complementar de fragatas MEKO A-200 para oferecer uma solução temporária aos diversos atrasos já observados, embora ainda não esteja claro quantas embarcações seriam adquiridas ou em que cronograma de entrega.

Por ora, analisando algumas das características técnicas da plataforma que a Marinha Alemã adquiriria, podemos mencionar que as novas fragatas MEKO A-200 têm aproximadamente 121 metros de comprimento e 16,4 metros de boca, dimensões que acomodam as 3.950 toneladas de deslocamento do modelo. Em termos de propulsão, cada navio seria equipado com um sistema de propulsão CODAG-WARP capaz de atingir velocidades máximas de aproximadamente 29 nós e um alcance de cerca de 6.500 milhas náuticas. Cada embarcação exigiria uma tripulação de cerca de 125 pessoas (com espaço para mais 49, se necessário) e também contaria com um hangar capaz de abrigar até dois drones ou helicópteros com peso de até 6 toneladas.

MEKO A-200 – Marinha Egípcia
MEKO A-200 – Marinha Egípcia

Além disso, sabe-se que, em termos de armamento, cada navio, em sua versão padrão oferecida à Marinha Real Australiana, teria uma gama flexível de opções, incluindo: um canhão principal de 76 mm, até 16 mísseis antinavio, células VLS Mk.41 capazes de abrigar até 64 mísseis ESSM Block 2 e sistemas de defesa aérea de curto alcance. Essas capacidades são ainda ampliadas pela possibilidade de implantação de até duas embarcações infláveis ​​semirrígidas (SIBs) de até 8 metros de comprimento, o que facilitará o trabalho de grupos de comandos na interceptação e captura de embarcações inimigas.

Por fim, vale mencionar que, caso Berlim decida cancelar o programa F126 que mantém com a Damen, a empresa holandesa seria obrigada a compensar o país por meio do reembolso dos fundos investidos ou pela entrega de equipamentos já fabricados que poderiam ser integrados ao projeto do MEKO A-200. Embora existam várias dúvidas sobre a viabilidade técnica desta última, analistas sugeriram que elementos como o radar desses navios poderiam ser reutilizados na nova fragata, embora ainda não haja confirmação oficial sobre o assunto.

*Imagens meramente ilustrativas.

Você também pode se interessar por: Operação Orión: o porta-aviões nuclear Charles de Gaulle se prepara para um dos seus desdobramentos mais importantes no Atlântico Norte e no Ártico

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.