O governo dos Estados Unidos entregou uma nova aeronave C-208B Grand Caravan EX à Força Aérea das Filipinas (PAF). A aeronave está configurada para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e faz parte da cooperação bilateral em defesa e assistência militar entre os dois países.
A aeronave foi formalmente recebida em 19 de setembro de 2023, durante uma cerimônia na Base Aérea de Clark, em Mabalacat City, Pampanga. O Secretário de Defesa Nacional das Filipinas, Gilberto Teodoro Jr., esteve presente e recebeu a documentação da aeronave do Coronel Edward R. Evans, comandante do Grupo Conjunto de Assistência Militar do Exército dos EUA (JUSMAG) nas Filipinas.

Posteriormente, os documentos foram transferidos ao Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas das Filipinas, General Romeo S. Brawner Jr., e em seguida ao Comandante-Geral da Força Aérea Filipina, Tenente-General Stephen P. Parreño. Autoridades do Ministério da Defesa e do Comando Norte de Luzon (COMNOLCOM) também participaram.
O C-208B Grand Caravan EX ISR será operado pela 300ª Ala de Inteligência e Segurança Aérea (AISW) e destina-se a apoiar operações de segurança interna, defesa territorial e missões de assistência humanitária e resposta a desastres, incluindo avaliação rápida de danos e análise de necessidades. A aeronave também será utilizada em operações antiterroristas e em apoio às forças de segurança.
Com esta aquisição, a Força Aérea Filipina passa a ter três aeronaves C-208B ISR em seu inventário. As duas primeiras foram entregues em agosto de 2017, também como parte de doações do governo dos Estados Unidos, e começaram a operar durante o conflito de Marawi.

Enquanto isso, Washington continua a expandir seu apoio às capacidades aéreas filipinas por meio do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS). Documentos contratuais recentes indicam um aumento no orçamento de um contrato concedido à Textron, que fornece aeronaves Cessna e Beechcraft para países parceiros, incluindo as Filipinas. De acordo com esses documentos, Manila necessita de apoio contratual para duas aeronaves King Air 360 Extended Range e quatro Cessna 208-B.
Atualmente, não há aeronaves King Air 360 em serviço nas Forças Armadas Filipinas ou em outras agências governamentais. No entanto, o aumento do financiamento poderá aprimorar significativamente a frota de ISR tripulada da PAF, complementando os ativos existentes.
Desde sua aquisição em 2017, as aeronaves C-208B ISR têm sido amplamente utilizadas em Mindanao e no Mar da China Meridional, inicialmente em apoio a operações antiterroristas e, posteriormente, em missões de vigilância marítima. Durante uma cerimônia realizada em 2023, o então Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas destacou sua importância operacional.

“[Isso ajudará a] aumentar nossa capacidade de garantir a proteção do nosso território e dos nossos direitos soberanos”, afirmou o General Romeo Brawner.
A entrega do novo Grand Caravan EX faz parte do Plano de Assistência ao Setor de Segurança do país, uma iniciativa conjunta que visa fortalecer as capacidades de inteligência e vigilância das Forças Armadas das Filipinas em um contexto de crescentes tensões regionais.
*Créditos das imagens aos seus respectivos proprietários.
Você também pode se interessar por: Apesar de incorporar seus primeiros caças Rafale ao serviço, a Indonésia não prosseguirá com a compra de novos caças F-15EX Eagle II



