Segundo fontes consultadas pela Zona Militar, o Exército Argentino está em processo de recebimento do seu segundo lote de quatro (4) Veículos Blindados de Combate sobre Rodas M1126 Stryker 8×8 (VCBR). Este carregamento completa o contrato original assinado com os Estados Unidos no ano passado para um total de oito (8) veículos blindados. A primeira entrega ocorreu no final de novembro, com os veículos sendo oficialmente apresentados no início de dezembro.

Como parte do Programa VCBR, o Exército Argentino alcançou um dos marcos mais importantes de 2025 para a modernização de suas capacidades de transporte de pessoal blindado com a aquisição deste lote de oito veículos Stryker 8×8.

Stryker – Exército Argentino – Zona Militar
Stryker – Exército Argentino – Zona Militar

A chegada dos veículos Stryker no final do ano passado, seguida de sua apresentação na Diretoria de Arsenais em Boulogne, província de Buenos Aires, encerrou uma espera de décadas durante a qual diversos candidatos, como o VBTP-MR 6×6 Guaraní e o Pandur II, foram avaliados.

Vale ressaltar que, antes da entrega e chegada ao país, o pessoal da Força Aérea Argentina completou cursos intensivos de treinamento nos EsUA, onde se familiarizou com aspectos como segurança, condução e manutenção preventiva da plataforma 8×8.

Posteriormente, foi confirmada a chegada dos veículos ao porto de Zárate, onde foram fornecidos detalhes sobre alguns dos equipamentos que incluem, com destaque para as estações de armas remotamente controladas M151 Protector, fabricadas pela empresa norueguesa Kongsberg Defence & Aerospace.

Diante desse contexto, e embora a chegada dos veículos fosse esperada para o final de 2025, após declarações feitas na cerimônia de apresentação pelo então Ministro da Defesa, Luis Petri, fontes indicaram que o segundo lote de quatro veículos blindados de transporte de pessoal Stryker 8×8 chegou recentemente ao país pela mesma rota do primeiro.

Atualmente, o pessoal responsável pelo recebimento está finalizando a documentação necessária para iniciar a transferência dos veículos para a unidade receptora. Vale ressaltar também que o Exército Argentino aguarda a chegada de um pacote logístico para dar início aos cursos de treinamento para os novos militares nos veículos Stryker nos próximos meses.

O exposto acima não é um detalhe insignificante, visto que é necessário não apenas que os veículos selecionados cheguem em perfeitas condições, mas também acompanhados de todo o pacote e suporte logístico para garantir sua operação, seja em potenciais deslocamentos de pessoal, seja para a realização dos respectivos cursos de treinamento, tanto para as tripulações quanto para o pessoal de apoio, que prestará assistência e manutenção.

Por fim, conforme relatado pela Zona Militar e pela liderança do Exército Argentino, a entrega dos primeiros oito veículos M1126 Stryker deve ser acompanhada por remessas subsequentes de veículos blindados de transporte de pessoal (VBTP) 8×8, a fim de atingir as metas estabelecidas pelo Programa de VBTP, que prevê a incorporação de até 209 unidades.

Esses veículos seriam utilizados para equipar uma brigada de médio porte, especificamente a 10ª Brigada Mecanizada, sediada na província de La Pampa. Essa brigada serve como base principal para as capacidades que a Força de Desdobramento Rápido (FDR) do Exército busca projetar.

Você também pode se interessar por: A Força Aérea Brasileira firmou um acordo com a General Electric para o fornecimento de motores para seus novos caças Gripen E

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.