O governo dos Estados Unidos autorizou a venda de novos helicópteros de ataque AH-64E Apache para equipar as Forças de Defesa de Israel. A operação, notificada pelo Departamento de Estado ao Congresso norte-americano em 30 de janeiro, está enquadrada no Programa de Vendas Militares ao Exterior (FMS), com valor de US$ 3,8 bilhões.

Nos últimos meses e anos, no âmbito de diversos debates dentro do Ministério da Defesa e das Forças de Defesa, Israel vem avaliando e analisando a renovação de sua frota de helicópteros de ataque, estimada em cerca de quarenta aeronaves (40), correspondentes a versões anteriores da família AH-64 Apache. Em detalhe, podem ser listados os modelos Peten (A) e Seraf (D).
Conforme já havia sido reportado, as Forças de Defesa de Israel buscam concretizar a substituição de seus mais antigos Peten em serviço por meio da aquisição, junto aos Estados Unidos, da versão mais moderna da família Apache, designada AH-64E Guardian, tratando-se da opção mais conservadora. Isso se deve ao fato de que diversas vozes vêm defendendo, com base nos conflitos atuais, que as funções de ataque e reconhecimento de helicópteros tripulados especializados como os AH-64 poderiam ser assumidas por veículos aéreos de combate não tripulados (UCAV, na sigla em inglês).



Apesar desses debates, e conforme informado pela Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA) em 30 de janeiro, o governo israelense solicitou aos Estados Unidos a compra de um total de trinta (30) novos helicópteros de ataque AH-64E Guardian.
A operação, cujo principal fornecedor é a Boeing, compreende um importante pacote de apoio à plataforma, composto por todos os sistemas que integram o AH-64E, como motores T700-GE-701D, sistemas de aquisição de alvos AN/ASQ-170, sistemas de visão noturna, sistema de controle de tiro Longbow, sistemas de contramedidas e alertas a laser, entre outros itens informados. No entanto, o pacote autorizado não inclui armamentos para os potenciais novos Apache das FDI.
O Departamento de Estado indicou que: “Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel, e é vital para os interesses nacionais dos EUA ajudar Israel a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa sólida e preparada. Esta venda proposta é consistente com esses objetivos”.

Por fim, no que se refere às características do AH-64E Guardian — anteriormente designado AH-64D Block III —, trata-se da mais recente variante do icônico helicóptero de ataque dos EUA, incorporando novos equipamentos e capacidades.
Entre elas destacam-se a conectividade digital aprimorada, o Sistema Conjunto de Distribuição de Informações Táticas e motores T700-GE-701D mais potentes, com transmissão frontal reforçada para suportar o aumento de potência.
Também se sobressai a capacidade de controlar veículos aéreos não tripulados (UAV), capacidade IFR completa e trem de pouso aprimorado. “…As novas pás do rotor em material composto, que concluíram com sucesso os testes em 2004, aumentam a velocidade de cruzeiro, a razão de subida e a capacidade de carga útil…”, detalha oficialmente o Exército dos Estados Unidos.
Talvez te interesse: A Lockheed Martin já entregou um total de 48 novos caças furtivos F-35I Adir à Força Aérea de Israel






