De 8 a 12 de fevereiro, a Arábia Saudita receberá em Riade as principais empresas de defesa do mundo na Feira Internacional World Defense Show (WDS). Ao longo dos últimos dias, companhias e países vêm finalizando os preparativos para exibir seus mais recentes avanços, plataformas e serviços destinados a equipar Forças Armadas de todo o mundo. Entre elas encontra-se o consórcio russo Rostec, que confirmou sua presença, marcada pela exibição de diversas plataformas, entre as quais se destaca o novo veículo blindado de combate sobre rodas (VCBR) 8×8 BTR-22, atualmente submetido a testes e avaliações pelas Forças Terrestres Russas.

Por meio de um comunicado oficial, o consórcio estatal indicou, por ocasião da chegada a Riade: “Nossa empresa «Rosoboronexport» apresentará na exposição internacional de defesa e segurança World Defense Show 2026, na Arábia Saudita, os mais recentes sistemas de armamento russos. São esperadas 9 estreias mundiais e internacionais”.
Por meio de vídeos e imagens rapidamente viralizados nas redes sociais, foi possível observar que o consórcio Rostec, por intermédio de sua agência de exportação Rosoboronexport, terá em seu estande os veículos de comando e controle de artilharia Planshet-A, o sistema de artilharia de foguetes múltiplos Sarma montado no chassi de um caminhão KAMAZ-63501, a estação de armas remota “Ballista” e o mencionado BTR-22; este último como uma solução destinada a se tornar o substituto dos atuais blindados sobre rodas da família BTR-80/82.





Até o momento, e enquanto as novidades sobre o mais avançado projeto VPK-7829 Bumerang são escassas — para não dizer inexistentes —, o BTR-22 apresenta-se como uma nova geração de veículos blindados sobre rodas 8×8 para o transporte e apoio do pessoal de infantaria.
Segundo o que foi reportado no final de janeiro de 2024, as Forças Terrestres Russas estariam submetendo o novo veículo a testes e avaliações, o qual, assim como observado no Bumerang, apresenta um design de inspiração ocidental e semelhante, inclusive, ao visto no veículo 8×8 LAV-25, ainda em uso pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC).


Conforme assinalado naquela ocasião, o BTR-22 seria apresentado como uma plataforma blindada mais econômica em comparação com o Bumerang, além de mais fácil de produzir em grandes quantidades, com o objetivo de substituir de forma mais rápida as famílias de veículos blindados de origem soviética ainda em serviço nas Forças Terrestres Russas.
Quanto às especificações, o veículo teria um peso em torno de 20 toneladas, com comprimento de 7,6 metros, largura inferior a 3 metros e altura de 3 metros, dimensões menores quando comparadas às do Bumerang (8,8 metros de comprimento, 3,1 metros de altura e 3,1 metros de largura, com peso de 34 toneladas).
Por fim, no que diz respeito ao armamento, o BTR-22 está equipado com uma estação de armas remota dotada de um canhão de 30 mm (presumivelmente o 30A2), complementado por uma metralhadora coaxial de menor calibre. Durante sua apresentação na feira Army 2023, o exemplar exibido possuía uma torre BPPU que montava o referido canhão. Também foi indicado que poderia ser equipado com o canhão 2A42, uma metralhadora de maior calibre da família PKT e mísseis antitanque Konkurs-M.
Talvez te interesse: As Marinhas da China, Rússia e Irã concluíram na África do Sul o Exercício Multinacional Will for Peace 2026





