Naquela que parece ser sua última viagem antes de serem desativados, os quatro navios de contramedidas de minas da classe Avenger da Marinha dos EUA foram retirados do Oriente Médio, abrindo caminho para os mais modernos navios de combate litorâneo (LCS) da classe Independence. Com a divulgação de novas imagens em seus canais oficiais, a Marinha confirmou que o USS Devastator, o USS Dextrous, o USS Gladiator e o USS Sentry deixaram seu antigo porto de origem no Bahrein, após serem transportados a bordo do navio cargueiro M/V Seaway Hawk, que embarcou os quatro navios em 9 de janeiro.

Classe Avenger - desativada
Classe Avenger – desativada

Referindo-se a isso, o Comando Central dos EUA (NAVCENT) declarou em um comunicado oficial à imprensa: “Os navios de contramedidas de minas da classe Avenger, já desativados, foram transferidos com segurança como parte da transição de forças da Marinha dos EUA na região. A operação de transferência exigiu planejamento detalhado, coordenação e execução rigorosa para garantir o transporte seguro dos navios de contramedidas de minas desativados. (…) Esses esforços apoiam a prontidão contínua da frota e a transição responsável de plataformas legadas, mantendo o ímpeto operacional e a eficácia da missão em todo o domínio marítimo.”

Vale mencionar que os quatro navios recentemente retirados do Oriente Médio terão seu destino final na Filadélfia, Pensilvânia, onde serão entregues à Sealift Inc. para desmantelamento. Isso decorre de um contrato assinado entre a empresa e a Marinha dos EUA no ano passado, envolvendo um investimento de quase US$ 7 milhões, com prazos de conclusão definidos para fevereiro do próximo ano.

Classe Avenger - desativada
Classe Avenger – desativada

Tras darse a conocer la baja de los barcos hasta ahora aludidos, la Armada de EE.UU. quedó únicamente con cuatro buques clase Avenger en servicio, los cuáles se encuentran actualmente desplegados en Japón pero que también están cercanos a ser retirados por la institución. Originalmente, la fuerza disponía de una flota compuesta por un total de catorce buques de este tipo, mismos que fueron incorporados en el período comprendido entre los años 1987 y 1994.

Por otra parte, si repasamos brevemente las características de la clase Avenger, podemos mencionar que se trata de buques con un desplazamiento superior a las 1.300 toneladas y una eslora de unos 224 pies. Su función principal yace en la búsqueda y neutralización de minas desplegadas por el enemigo, incluso aquellas que se encuentran sumergidas, para lo cuál cuentan con un sonar especializado y un radar capaz de detectar aquellas dispuestas en la superficie. Además, disponen de un sistema de barrido que emite señales acústicas y magnéticas prácticamente idénticas a las de un buque para facilitar la detonación de ciertos tipos de minas a una distancia segura, como así también de pequeños submarinos capaces de cortar los cables de amarre y de neutralizar amenazas presentes en el fondo del mar.

Classe Avenger - desativada
Classe Avenger – desativada

Por sua vez, os navios da classe Independence contarão com módulos especializados para esse tipo de trabalho, incluindo um sonar rebocado e novos veículos de superfície não tripulados com os já mencionados sistemas de varredura de minas. Essas capacidades são complementadas por helicópteros MH-60 Sea Hawk embarcados, equipados com sistemas de detecção para facilitar as operações. No início do ano passado, a Marinha dos EUA conseguiu até mesmo configurar o USS Canberra para esse padrão, enviando-o para o Bahrein em maio de 2025.

No entanto, a seleção desses navios não ocorreu sem obstáculos e críticas. As principais preocupações apontam para os problemas técnicos associados à plataforma e seu poder de fogo limitado para operar em ambientes hostis, o que leva à necessidade de implantar capacidades complementares para lhes proporcionar maior proteção. Além disso, observa-se que esses navios são consideravelmente maiores do que os da classe Avenger, o que, sem dúvida, exige uma reformulação dos procedimentos para operar em áreas potencialmente minadas.

*Créditos da imagem: Suboficial de Segunda Classe Iain Page

Você também pode se interessar por: A Força Aérea dos EUA está avançando discretamente com a aposentadoria de seus A-10, desativando uma unidade de testes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.