O ano de 2026 começou de forma excelente para a Força Aérea de Portugal (FAP), que confirmou o contínuo fortalecimento de suas capacidades de transporte com a recepção do quarto de seus novos aviões de transporte e reabastecimento Embraer KC-390 Millennium. A aeronave, identificada com o numeral “26904”, chegou ontem, 24 de janeiro, à Base Aérea N.º 11, localizada em Beja, após completar seu voo ferry que teve início nas instalações de Gavião Peixoto, Brasil.
Até o momento, o Ministério da Defesa e a Força Aérea de Portugal vêm reforçando suas capacidades de transporte militar. Embora os esforços estejam focados na adoção dos novos KC-390, o ano de 2026 trouxe boas notícias para a especialidade.

Mais detalhadamente, a Instituição confirmou recentemente a conclusão do programa de modernização de seus atuais Hércules C-130H-30, com a entrega do quarto e último exemplar atualizado localmente pela OGMA. Trata-se de um dado relevante, pois garante o reforço das capacidades operacionais do Esquadrão 501 “Bisontes” e estende a vida útil dos Hércules enquanto se avança na incorporação dos novos KC-390.
Por esse motivo, a recepção e incorporação do quarto exemplar marca o bom andamento do Programa KC-390, do qual Portugal, juntamente com Brasil, Argentina e República Checa, é um dos principais parceiros em sua produção. A confiança do Governo português ficou evidenciada no ano passado ao confirmar que fará uso da opção de compra para incorporar uma aeronave adicional, projetando assim uma futura frota composta por seis unidades. Além disso, nos acordos firmados com a Embraer, foram estabelecidas outras opções adicionais de aquisição, que permitiriam à Força Aérea aumentar sua frota Millennium para mais de dez unidades no futuro, caso necessário.

Quanto ao processo de incorporação, vale destacar que, no ano passado, também foi recebido o terceiro exemplar, em julho, destinado ao Esquadrão 506 – “Rinocerontes”.
Por sua vez, a Instituição destacou que esta aeronave “26904” é a primeira da frota a ser recebida com o respectivo kit de reabastecimento em voo, sendo este um passo essencial para alcançar a Capacidade Operacional Plena com a nova plataforma de transporte.
A respeito, a FAP afirmou: “A entrega do kit de reabastecimento em voo marca um marco histórico para a Força Aérea, que passa a dispor, pela primeira vez, da capacidade de reabastecimento no ar. Este sistema, de rápida instalação em qualquer aeronave KC-390 da frota, integra tanques adicionais de combustível no interior da fuselagem e pods de reabastecimento montados sob as asas, permitindo configurar a aeronave como ‘tanque’ sempre que necessário”.

Acrescentando: “Esta nova capacidade permitirá aumentar significativamente o alcance e a autonomia das aeronaves, reforçando especialmente a projeção da Força Aérea e de Portugal em missões e atividades conjuntas no âmbito da OTAN e de países aliados”.
Talvez lhe interesse: A Força Aérea de Portugal pretende ampliar sua frota de Black Hawks com a aquisição de quatro novas unidades






