Em linha com os planos recentemente divulgados sobre uma aquisição de aeronaves de Omã e Catar, a Força Aérea da Turquia estaria se preparando para receber seus primeiros caças Eurofighter no próximo mês de fevereiro, de modo que seus primeiros pilotos já iniciaram a formação e o treinamento necessários para operá-los. Especificamente, a instituição estaria aguardando somar uma frota composta por uma dúzia de aeronaves, buscando assim agilizar o processo de incorporação dos caças adquiridos do Reino Unido no ano passado, após múltiplas idas e vindas.

Reunión trilateral entre delegados turcos, británicos y cataríes

A novidade ocorre praticamente ao mesmo tempo em que foi realizada uma reunião que reuniu delegações dos três países mencionados. Segundo os relatos locais, tratou-se de um evento com a participação do chefe da Força Aérea Turca, general Ziya Cemal Kadioglu, junto ao seu homólogo do Catar e uma delegação de representantes da Real Força Aérea Britânica (RAF), tendo como cenário a cidade de Doha e como principal objetivo discutir o processo de incorporação dos Eurofighter aos arsenais turcos.

É importante lembrar que Ancara adquirirá 20 novos caças Eurofighter provenientes do Reino Unido, pelos quais investiu um valor de 8 bilhões de libras, formalizando o acordo correspondente no final do mês de outubro passado; ocasião em que o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, visitou a capital turca para se reunir com o presidente Recep Tayyip Erdogan. Tratando-se de um acordo importante para que o fabricante possa manter linhas de produção com mais de 20.000 empregos ligados a elas, e para a renovação das capacidades aéreas turcas, está previsto que os primeiros seis exemplares cheguem em 2030, oito adicionais em 2031 e os últimos seis em 2032.

Cazas Eurofighter de la Real Fuerza Aérea británica
Eurofoghter – RAF

Enquanto esse processo ocorre, também deve ser mencionado que a Força Aérea da Turquia não trabalha apenas na formação de seus futuros pilotos, mas também no desenvolvimento de armamento nacional para integrá-los aos novos Eurofighter; questão que teria sido abordada em reuniões recentes com a delegação britânica. Nesse contexto, é relevante destacar que o país já vem realizando uma série de testes com seus novos mísseis ar-ar Gökdoğan e Bozdoğan, bem como com os modelos anti-navio SOM-J desenvolvidos pela Aselsan; como parte do pacote já adquirido, as aeronaves contarão com mísseis Meteor.

No caso dos aviões adquiridos de Catar e Omã, também deve ser considerada a necessidade de modernizar seus sistemas de radar com novas tecnologias AESA, questão que a indústria turca pretende resolver com produtos próprios. Embora relevante, ainda não há definições sobre o modelo a ser selecionado, nem detalhes sobre custos e prazos associados. Por ora, a embaixada britânica na Turquia indicava: “A Turquia deixou clara sua intenção. O Reino Unido trabalhará com a Turquia para alcançar o melhor resultado possível.”

Imagens utilizadas a título ilustrativo

Você pode se interessar por: Apesar da oposição de Israel, os EUA continuam avaliando avançar com a venda de caças furtivos F-35A para a Turquia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.