A Lockheed Martin concluiu o processo de modernização para o padrão Block 8.1 da frota de aeronaves de transporte C-130J-30 Super Hércules da Real Força Aérea da Austrália (RAAF), após a declaração da Capacidade Operacional Final (Final Operational Capability – FOC) do programa, em 17 de dezembro de 2025.

A frota é composta por 12 aeronaves operadas pelo 37º Esquadrão, com base na RAAF Base Richmond, no estado de Nova Gales do Sul. Os trabalhos de atualização foram realizados no âmbito do Projeto AIR 5440, cujo objetivo foi elevar os C-130J ao mais recente padrão de configuração Block, incorporando melhorias em sistemas, software e hardware críticos para a segurança.

C-130J of the RAAF
C-130J – RAAF

Segundo informações oficiais, a modernização incluiu atualizações significativas nos sistemas de comunicações e navegação. Entre as melhorias, destacam-se a incorporação de enlaces de dados, comunicações de voz via satélite integradas, novos rádios de alta frequência e capacidades aprimoradas para aproximações por instrumentos.

A primeira aeronave foi modernizada pela Lockheed Martin nos Estados Unidos, com apoio da Força Aérea dos Estados Unidos. As 11 aeronaves restantes foram atualizadas na Austrália, na RAAF Base Richmond, pela Airbus Australia Pacific, parceira responsável pelo sustentamento da frota C-130J. Em paralelo, o simulador de voo completo do C-130J também foi atualizado, com modificações de sistemas realizadas pela CAE Australia.

O C-130J Hércules entrou em serviço na RAAF em 1999. A aeronave possui capacidade para transportar aproximadamente 120 passageiros ou até 20 toneladas de carga, proporcionando uma capacidade de mobilidade aérea média às Forças de Defesa da Austrália, complementando os C-27J Spartan e os C-17A Globemaster III.

As melhorias introduzidas com o padrão Block 8.1 permitirão que a frota mantenha os níveis atuais de capacidade e disponibilidade operacional até o início das entregas da frota de substituição ampliada, composta por 20 novos C-130J Hércules, previstas para começar mais adiante nesta década.

C130J – RAAF

Como antecedente, em setembro de 2025, a Real Força Aérea da Austrália celebrou o fato de sua frota de C-130J Super Hércules ter superado 170.000 horas de voo acumuladas. Esse marco refletiu mais de duas décadas de operações contínuas, em âmbito nacional e internacional, por parte do 37º Esquadrão, consolidando o Hércules como um elemento central do transporte aéreo tático australiano.

Desde sua incorporação, o C-130J participou de operações de combate e apoio logístico no exterior, incluindo desdobramentos no Oriente Médio sob as operações Slipper, Okra e Highroad, além de missões de assistência humanitária e resposta a desastres naturais. Entre estas, destacam-se o tsunami do Oceano Índico em 2004, as inundações em Queensland, o ciclone Yasi, os incêndios florestais de 2019–2020 e a resposta à erupção vulcânica em Tonga, em 2022.

A frota de C-130J da RAAF continuará em serviço pelo menos até a década de 2030, quando será progressivamente substituída por uma nova geração de aeronaves no âmbito do Projeto AIR 7404. Nesse período, seguirá sendo a espinha dorsal do transporte aéreo tático da Austrália, dentro de um histórico que soma aproximadamente 870.000 horas de voo acumuladas entre os esquadrões 36 e 37, considerando todas as variantes do C-130.

Imagens utilizadas a título ilustrativo.

Você também pode se interessar por: A Força Aérea Australiana lançou com sucesso um míssil AMRAAM a partir de seu novo drone MQ-28 Ghost Bat

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.