Com a recente chegada de três novos exemplares à Base Aérea de Nevatim, que passarão a operar no Esquadrão 116 “Leões do Sul” e no Esquadrão 140 “Águia Dourada”, a Força Aérea de Israel teria passado a contar com um total de 48 novos caças furtivos F-35I Adir entregues pela empresa norte-americana Lockheed Martin. Em particular, trata-se das aeronaves com números de identificação 978, 979 e 983, que fazem parte do primeiro lote de 50 aeronaves encomendadas pelo país para reforçar e modernizar suas frotas de combate.

Uno de los nuevos F-35I de la Fuerza Aérea de Israel

Recolhendo algumas das declarações oficiais da instituição a respeito desse marco: “Desde o início da guerra, o sistema Adir vem operando de forma contínua em diversas missões de defesa e ataque em todos os teatros de operações. A incorporação das novas aeronaves representa mais um passo no fortalecimento do sistema Adir e contribui para as capacidades operacionais da Força Aérea.” No mesmo comunicado, publicado nas redes sociais, a força também destacou a grande importância da aliança militar com os Estados Unidos, configurando mais uma demonstração do vínculo compartilhado entre ambas as nações em meio às tensões entre Washington e seus aliados europeus.

Ao ampliar os detalhes sobre a chegada das novas aeronaves, analistas locais também destacam que esse não é um passo dado em resposta às sempre latentes tensões com o Irã, mas sim parte dos esforços para completar o pedido inicial mencionado de 50 F-35I. Dessa forma, o país poderá começar a planejar a chegada de outros 25 caças furtivos adicionais que já foram adquiridos da Lockheed Martin em 2024, em troca de um investimento próximo de US$ 3 bilhões, cujas entregas deverão começar a ocorrer a partir de 2028.

Tal como reportamos em ocasiões anteriores, trata-se de aeronaves já configuradas com a atualização de software TR-3, o que constitui o passo prévio ao chamado Block IV, a próxima grande atualização à qual o F-35 será submetido. Além disso, conforme indicado pela própria Força Aérea de Israel, o projeto já recebeu trabalhos para consolidar ainda mais suas capacidades de ataque a alvos terrestres, graças à colaboração com o Centro de Ensaios em Voo da Força Aérea dos Estados Unidos e com o fabricante já citado. Dessa maneira, cada caça poderá incorporar novos pilones sob as asas, que lhe permitirão transportar até quatro bombas GBU-31 JDAM externamente.

Por fim, cabe destacar que a chegada desses três novos F-35 constitui a primeira da qual há registro oficial desde março do ano passado, quando outros três aviões haviam chegado ao país. Assim como ocorreu em ocasiões recentes, os exemplares foram recebidos na Base Aérea de Nevatim, localizada a cerca de 15 quilômetros da cidade de Beerseba, integrando-se à estrutura do próprio Esquadrão 116.

*Créditos das imagens: @idfonline no X

Talvez você se interesse: Por mais de US$ 8,5 bilhões, os EUA adjudicaram o contrato de produção dos novos caças F-15IA da Força Aérea de Israel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.