Finalmente, encerrando um capítulo conturbado, o Ministério da Defesa e a Força Aérea Belga confirmaram que também procederão com a aposentadoria de seus helicópteros NH90 NFH, especializados em operações navais e busca e salvamento (SAR) no mar. Essa decisão espelha a tomada meses antes em relação ao NH90 TTH.

Antes da decisão sobre esses helicópteros problemáticos, a frota de NH90 da Força Aérea Belga era composta por oito unidades: quatro TTH (Helicóptero de Transporte Tático) e quatro NFH (Helicóptero de Fragata da OTAN), usados ​​para transporte de tropas e missões SAR, respectivamente. Ambas as variantes compartilhavam problemas estruturais graves que resultavam em uma baixa taxa de disponibilidade ao longo de sua vida operacional, chegando a ficar abaixo de 40% em alguns momentos.

NH90 Força Aérea da Bélgica

A aposentadoria do NH90 TTH foi anunciada em julho de 2025, com sua substituição já definida como a adoção em curso dos helicópteros Airbus H145M, aeronaves mais leves e confiáveis ​​para transporte e apoio tático. No entanto, no caso do NH90 NFH, após a confirmação de sua aposentadoria iminente, ainda não há um substituto definido para cumprir sua função de Busca e Salvamento (SAR). O Ministério da Defesa belga indicou que avaliará alternativas e propostas nos próximos meses para garantir um substituto o mais rápido possível, assegurando a continuidade das operações a partir da Base Aérea de Koksijde.

A relação problemática entre o NH90 e seus operadores não é exclusiva da Bélgica. A Noruega cancelou seu programa em 2022 e atualmente negocia uma compensação com a NHIndustries pela aquisição frustrada, enquanto a Austrália também decidiu aposentar sua frota de helicópteros MRH-90 Taipan, substituindo-os pelos helicópteros UH-60M Black Hawk, de fabricação americana, mais confiáveis, para operações navais e de transporte de tropas.

NH90 - Bélgica

No caso da Bélgica, a comparação entre as duas variantes é clara: o NH90 TTH, dedicado ao transporte tático, já tem um substituto, o H145M, enquanto o NH90 NFH, voltado para operações marítimas e de busca e salvamento (SAR), ainda não tem um sucessor definido. A decisão de aposentar ambas as versões marca o fim de uma experiência complexa com a plataforma e abre um novo capítulo na modernização de suas capacidades aéreas de asa rotativa.

*Fotografias utilizadas para fins ilustrativos – Créditos: Força Aérea Belga/Ministério da Defesa.

Você também pode se interessar por: Os EUA entregarão o último dos 75 caças furtivos F-35 adquiridos pelas Forças Armadas Britânicas até o final de 2033

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.