Em 3 de janeiro, a Força Aérea do Paquistão anunciou ter realizado um teste de lançamento do novo míssil de cruzeiro Taimoor, desenvolvido pelo complexo militar-industrial do país, utilizando um caça Mirage III. Segundo a Força Aérea, o míssil é capaz de atingir e neutralizar alvos a até 600 quilômetros de distância, sejam eles terrestres ou navais, utilizando uma ogiva explosiva convencional de alto poder destrutivo.

Seguindo essa linha de raciocínio, a instituição afirmou que este é um novo míssil equipado com um sistema avançado de navegação e orientação, que lhe permite voar em altitudes muito baixas para evadir quaisquer defesas que o inimigo possa implantar ao redor do alvo. De acordo com Islamabad, essas qualidades aprimoram significativamente a dissuasão convencional e a flexibilidade operacional da Força Aérea do Paquistão, fortalecendo ainda mais a postura de defesa geral do país. O teste de voo bem-sucedido ressalta a maturidade técnica, a inovação e a autossuficiência alcançadas pela indústria de defesa do Paquistão.
Além disso, a instituição indicou que o recente lançamento de teste foi supervisionado por cientistas responsáveis pelo desenvolvimento do míssil e por oficiais militares de alta patente, incluindo o Marechal do Ar Zaheer Ahmed Baber Sidhu, que atualmente serve como Chefe do Estado-Maior da Força Aérea do Paquistão. Após tomar conhecimento do sucesso do teste, o oficial indicou que o Taimoor proporcionará ao Paquistão uma importante capacidade de dissuasão convencional e também destacou que se trata de uma demonstração do progresso alcançado no fortalecimento da indústria local em busca de maior autonomia.

Vale ressaltar que o míssil de cruzeiro Taimoor foi originalmente apresentado em 2022 pela empresa paquistanesa Global Industrial & Defense Solutions (GIDS) e também foi exibido na exposição internacional LAAD 2025, realizada no Rio de Janeiro no ano passado. Naquela ocasião, a empresa exibiu um modelo em escala em um estande, onde as semelhanças com o modelo RAAD-II, usado pelo Paquistão como parte de sua dissuasão nuclear, eram evidentes. Como parte da mesma exposição, a delegação paquistanesa também exibiu uma ampla gama de munições de ataque de precisão da família Blaze (25, 50 e 75 mm), bem como os drones Shahpar III MALE e os UAVs Beetle.
*Créditos da imagem: Força Aérea do Paquistão
Você também pode se interessar por: A Força Aérea da China teria começado a equipar seus caças J-10C com o novo míssil antinavio hipersônico YJ-21





