Durante o mês de dezembro passado, o governo dos Estados Unidos autorizou a venda de um pacote de apoio destinado à sustentação e manutenção dos mísseis antinavio Harpoon fornecidos às Forças Armadas de Taiwan. Isso decorre de uma das autorizações mais recentes emitidas pelo Departamento de Estado e notificadas ao Congresso dos EUA para aprovação, que também incluíram obuseiros autopropulsados M109A7 Paladin, mísseis balísticos ATACMS e sistemas de artilharia HIMARS, bem como milhares de munições vagantes da família ALTIUS e centenas de mísseis Javelin.

Até o momento, e embora haja importantes desenvolvimentos nessa área, Taiwan também avança na aquisição de um número significativo de mísseis antinavio Harpoon fornecidos pelos Estados Unidos. Estes incluem principalmente versões destinadas à operação a partir de sistemas de lançamento terrestres, bem como a partir de navios e aeronaves — neste último caso, os caças F-16V em serviço na Força Aérea de Taiwan, modernizados ao padrão Block 70.
Embora a chegada dos sistemas de mísseis não tenha sido oficialmente informada, fontes da ilha vêm confirmando, pelo menos desde 2019, a presença de diferentes classes de mísseis Harpoon. Um dos primeiros indícios foram fotografias de caças F-16 desdobrados em exercícios, os quais estavam armados com mísseis AGM-84 Harpoon, esta sendo a versão empregada para operação e disparo a partir de aeronaves.
No entanto, o grosso dos estoques atuais e futuros de mísseis antinavio Harpoon — dos quais os Estados Unidos estariam em processo de fornecer até 400 unidades, segundo as autorizações registradas em 2020 — baseia-se na versão RGM-84L-4 Harpoon Block II, sendo esta a variante empregada para lançamento a partir de navios.
Além disso, cabe destacar que esse pacote autorizado anos atrás, cujas entregas teriam sido iniciadas em 2024, também é complementado por mísseis de treinamento RTM-84L-4, contêineres, cem sistemas costeiros de transporte e lançamento de mísseis Harpoon, bem como radares montados em caminhões.
Posteriormente, deve-se ressaltar que Taiwan solicitou a compra de até sessenta mísseis AGM-84L-1 Harpoon Block II adicionais para equipar os F-16 modernizados ao padrão Block 70.
Por esse motivo, e conforme publicado em 17 de dezembro de 2025 pela Agência de Cooperação em Defesa e Segurança (DSCA), o governo de Taiwan solicitou a aquisição de um pacote de apoio para os sistemas de mísseis Harpoon, baseado em equipamentos de sustentação e manutenção, avaliado em US$ 91,4 milhões.

Por fim, o Departamento de Estado indicou que: “Essa venda proposta atende aos interesses nacionais, econômicos e de segurança dos Estados Unidos ao apoiar os esforços contínuos do país receptor para modernizar suas Forças Armadas e manter uma capacidade defensiva crível. A venda proposta ajudará a melhorar a segurança do país receptor e a contribuir para a manutenção da estabilidade política, do equilíbrio militar e do progresso econômico na região”.
Acrescentando: “A venda proposta melhorará a capacidade do país receptor de enfrentar ameaças atuais e futuras, ao fornecer defesas de superfície e marítimas a bordo de diversos navios de seu inventário. O país receptor não terá dificuldades para integrar esse equipamento e os serviços associados em suas Forças Armadas”.
*Fotografias utilizadas apenas para fins ilustrativos.
Talvez te interesse: Por US$ 96 milhões, os EUA autorizaram a venda de um pacote de apoio para os helicópteros de ataque AH-1W do Exército de Taiwan






