O porta-aviões de propulsão nuclear USS Abraham Lincoln (CVN-72) encontra-se atualmente operando no oceano Pacífico, especificamente no mar das Filipinas, após concluir seu deslocamento a partir dos Estados Unidos e uma recente escala programada na ilha de Guam. A informação foi confirmada por comunicados oficiais da Marinha dos EUA (US Navy) e por relatórios de acompanhamento naval.

USS Abraham Lincoln - Armada de EE.UU.

O Grupo de Ataque do USS Abraham Lincoln opera na área de responsabilidade da 7ª Frota dos EUA, mantendo a presença naval norte-americana no Indo-Pacífico. O grupo de ataque é composto pelo próprio porta-aviões, com sua ala aérea embarcada, e pelos destróieres USS Frank E. Petersen Jr. (DDG-121), USS Spruance (DDG-111) e USS Michael Murphy (DDG-112).

Segundo um comunicado oficial divulgado juntamente com material fotográfico, o USS Abraham Lincoln, como navio-capitânia de seu grupo de ataque, está realizando operações de rotina na região. O texto destaca que essas atividades fazem parte do compromisso contínuo da Marinha dos Estados Unidos com a segurança marítima no Indo-Pacífico.

Conforme já havia sido reportado anteriormente pela Zona Militar, o porta-aviões deixou Guam em 12 de dezembro, após uma visita programada, e desde então vem conduzindo operações no mar das Filipinas. Antes disso, em 11 de dezembro, havia chegado à ilha como parte de seu deslocamento pelo Pacífico Ocidental. Guam desempenha um papel fundamental como nó logístico, de comando e controle para as forças navais dos Estados Unidos na região, facilitando o apoio a porta-aviões, unidades de superfície e submarinos.

Durante essa escala, o contra-almirante Todd Whalen, comandante do Abraham Lincoln Carrier Strike Group, afirmou: “Nosso deslocamento em águas da 7ª Frota demonstra nosso compromisso com um Indo-Pacífico livre e aberto. As visitas a portos estratégicos como Guam fortalecem nossa prontidão operacional e nos permitem manter-nos preparados para executar operações marítimas no teatro”.

Paralelamente às operações do USS Abraham Lincoln, outras unidades navais norte-americanas encontram-se desdobradas na região. O navio de assalto anfíbio USS Tripoli (LHA-7) opera no mar da China Oriental, onde realiza atividades de treinamento durante o período de fim de ano, de acordo com informações do Comando dos EUA no Indo-Pacífico. A bordo do Tripoli encontram-se elementos da 31ª Unidade Expedicionária de Fuzileiros Navais (31st MEU), juntamente com aeronaves F-35B Lightning II, MV-22B Osprey, AH-1Z Viper e UH-1Y Venom.

Da mesma forma, submarinos de ataque rápido como o USS Seawolf (SSN-21), o USS Greeneville (SSN-772) e o USS Annapolis (SSN-760) realizaram recentemente deslocamentos entre portos do Japão, da Coreia do Sul e de Guam, no âmbito de desdobramentos e atividades de reabastecimento e descanso das tripulações.

O capitão Dan Keeler, comandante do USS Abraham Lincoln, destacou durante a fase inicial do deslocamento: “Minha tripulação está entusiasmada por retornar a esta região do mundo, e esperamos demonstrar o que um porta-aviões e seu grupo de ataque podem oferecer. Nossos marinheiros desejam aprender com novas culturas e fortalecer vínculos em toda a região durante este deslocamento”.

Com o USS Abraham Lincoln já operando novamente em águas do Pacífico Ocidental, a Marinha dos Estados Unidos mantém ativos múltiplos grupos de superfície, aeronaves e submarinos no Indo-Pacífico, em um contexto de operações regulares e desdobramentos planejados na região.

Imagens obtidas da Marinha dos EUA (crédito da imagem de capa: Zoe Simpson).

Talvez lhe interesse: Após concluir sua modernização, o último submarino nuclear da classe Los Angeles da Marinha dos EUA operará até 2040

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.