Implementando um plano para reforçar e modernizar suas capacidades de artilharia, a Alemanha confirmou a compra de seus primeiros 84 obuseiros autopropulsados sobre rodas RCH 155, para os quais investirá aproximadamente € 1,2 bilhão. Conforme relatado pelo fabricante Rheinmetall em um comunicado publicado em 22 de dezembro, este pedido faz parte de um acordo maior para até 500 unidades, firmado com o Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço (BAAINBw) e a Artec GmbH. Este acordo também permitirá que Berlim equipe outros parceiros internacionais que selecionaram a plataforma.

Em detalhe, a empresa alemã procederá com a fabricação e entrega dos sistemas elétricos, software e obuses à Artec, uma joint venture entre a Rheinmetall e a KNDS, responsável pelos veículos Boxer nos quais esses componentes serão montados. O objetivo, segundo o cronograma, é iniciar as entregas em 2027 e concluí-las até 2029, desde que tudo corra bem.
Analisando algumas das características técnicas da plataforma adquirida pela Alemanha, vale destacar que seu principal ponto forte reside nos canhões L52 de 155 mm, capazes de disparar entre 6 e 8 projéteis por minuto, com um alcance de aproximadamente 54 quilômetros e um azimute de 360 graus. Além disso, o RCH 155 se destaca por sua capacidade de disparar em movimento, e sua capacidade de armazenamento de munição aumenta em até 50% em comparação com os sistemas atualmente disponíveis para o Exército Alemão. Outra vantagem significativa em relação aos modelos PzH 2000 é o seu alto grau de automação, permitindo que opere com uma tripulação de apenas dois homens (comandante e motorista).

Por ora, essas qualidades levaram à seleção do sistema pelo Reino Unido para substituir seus obuseiros sobre lagartas AS90, uma decisão confirmada durante uma reunião em abril de 2024 entre o então chanceler alemão Olaf Scholz e o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak. Além disso, o Exército Suíço tomou uma medida semelhante, visando modernizar sua frota de obuseiros M109 KWEST, que serviram à instituição por mais de cinco décadas; no entanto, neste caso, o obuseiro seria montado em um veículo blindado Mowag Piranha IV 10×10 em vez dos obuseiros Boxer mencionados anteriormente.
Ademais, a Ucrânia, tornando-se o primeiro usuário a tê-los em serviço, também encomendou sua própria frota de 54 unidades para reforçar seus estoques de artilharia, que estão sob considerável pressão na luta contra a invasão russa. Em meados de janeiro deste ano, a Alemanha realizou uma cerimônia simbólica de entrega da primeira unidade em Kassel, marcando o início do programa que entregará esses sistemas em três lotes, conforme solicitado por Kiev.
*Imagens utilizadas para fins ilustrativos.
Você também pode se interessar por: A Alemanha confirmou a compra de 876 novos veículos blindados VCBR 6×6 CAVS da Patria para equipar suas Forças Armadas





