Sendo uma das capacidades primordiais na realização de desdobramentos de grande magnitude e diante do aumento das ameaças aéreas representadas por sistemas aéreos não tripulados, o Exército Brasileiro encontra-se nas etapas finais para definir a aquisição de um novo sistema de defesa antiaérea. A negociação, atualmente conduzida com o governo da Itália, prevê a incorporação do sistema Enhanced Modular Air Defense Solutions (EMADS), desenvolvido pela empresa MBDA em associação com a Leonardo, o que permitiria à Força Terrestre incorporar uma tecnologia inédita na América Latina para a interceptação de drones e mísseis de cruzeiro inimigos.

Sistema antiaéreo EMADS
Sistema antiaéreo EMADS

O sistema EMADS caracteriza-se por ser um sistema de defesa aérea de ponto e de área, com capacidade de empregar mísseis CAMM e CAMM-ER, capazes de engajar alvos a distâncias de até 45 km, em velocidade supersônica e sob quaisquer condições meteorológicas. Graças à sua modularidade, pode ser facilmente reposicionado e recarregado, destacando-se ainda sua interoperabilidade com outros sistemas de detecção, o que o torna uma solução flexível e avançada para cenários operacionais modernos.

Atualmente, a defesa antiaérea do Exército Brasileiro baseia-se principalmente em meios de artilharia de tubo, entre eles os sistemas antiaéreos autopropulsados Gepard, peças Oerlikon GDF e canhões Bofors L/60 e L/70. No que diz respeito aos mísseis antiaéreos, as únicas capacidades disponíveis correspondem aos sistemas portáteis 9K38 Igla, de origem russa, e aos RBS-70, de fabricação sueca, limitados em alcance e altitude de interceptação. Com a eventual incorporação do EMADS, a Força buscaria superar uma de suas maiores limitações operacionais: a ausência de um sistema de mísseis superfície-ar de médio alcance capaz de enfrentar ameaças mais complexas e modernas.

De acordo com informações da CNN Brasil, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Francisco Humberto Montenegro, teria assinado recentemente um documento interno que estabelece as diretrizes para a obtenção do sistema. Essas especificações técnicas e estratégicas excluíram as propostas apresentadas pelas empresas indianas Bharat Dynamics Limited (BDL) e Bharat Electronics (BEL), que ofereciam o sistema Akash, considerado de uma geração anterior e com tecnologia menos avançada.

Sistema antiaéreo EMADS
Sistema antiaéreo EMADS

O acordo com a Itália deverá ser concretizado sob o modelo governo-a-governo, garantindo maior controle sobre as condições contratuais e sobre as compensações industriais (offsets). Nesse sentido, prevê-se uma transferência de tecnologia destinada a permitir que a Embraer Defesa e Segurança adquira a capacidade de produzir radares de nova geração, um componente-chave da arquitetura do sistema EMADS. Esse passo também fortaleceria a base industrial de defesa brasileira, aumentando a autonomia tecnológica do país em um setor estratégico.

Segundo as projeções atuais, o Exército planeja desdobrar três grupos de artilharia antiaérea equipados com o novo sistema, cada um com cerca de 96 mísseis. As duas primeiras unidades seriam alocadas no 12º Grupo de Artilharia Antiaérea, em Jundiaí (São Paulo), e no 11º Grupo, em Brasília (Distrito Federal), enquanto uma terceira seria destinada à região Norte, em local ainda a ser definido. Essas posições buscam proteger os principais polos econômicos e administrativos do país, além de reforçar a cobertura frente a eventuais ameaças aéreas.

Créditos da imagem de capa: MBDA.

Talvez te interesse: O Exército Brasileiro apresentou oficialmente o primeiro de seus doze novos helicópteros UH-60M Black Hawk

2 COMENTARIOS

  1. Manaus! A principal base aérea, com unidades da FAB e da Aviação do Exército, principal base de unidades do exército e principal porto da região Norte, além de centro administrativo, econômico e industrial, com a Zona França de Manaus! Só isso!!

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.