O programa de desenvolvimento do futuro KAI KF-21 Boramae da Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) avança de forma constante com a confirmação da data de entrega do primeiro caça de produção em série, estabelecida para o segundo semestre de 2026. O anúncio foi feito pela Korea Aerospace Industries (KAI), que detalhou o avanço do cronograma industrial do programa, marcado pelo início da transição da fase de desenvolvimento, testes e avaliações para aquela voltada à produção em série da nova aeronave de combate sul-coreana.

KF-21 Boramae - Créditos KAI
KF-21 Boramae – Créditos KAI

De acordo com a empresa, a entrega do primeiro caça de produção ocorrerá após a conclusão das etapas finais de montagem, integração de sistemas e certificação operacional, em conformidade com os compromissos assumidos com o Ministério da Defesa da Coreia do Sul. Esse passo é central para a ROKAF, que planeja incorporar progressivamente o KF-21 como parte do processo de modernização de sua frota e como substituto de plataformas mais antigas, como os F-4 Phantom II, já retirados de serviço em 2024, e os F-5 Tiger II.

Cabe destacar que o anúncio da data de entrega ocorre após o início da montagem final do primeiro KF-21 Boramae, em maio de 2025, evento que marcou a transição formal do programa da fase de protótipo para a fabricação de aeronaves destinadas a serem operadas pela Força Aérea da Coreia do Sul. Essa aeronave corresponde ao primeiro lote de vinte caças adquiridos por Seul por um investimento de aproximadamente US$ 1,4 bilhão, conforme acordo fechado em 2024; até 2032, está prevista a incorporação de um total de 120 aeronaves.

KF-21 Boramae - Créditos KAI
KF-21 Boramae “004” – Créditos KAI

Embora o programa KF-21 continue acumulando horas de voo de teste como parte de sua campanha de ensaios em voo, a empresa destacou que essas atividades estão alinhadas com o cronograma de desenvolvimento previsto e que não afetam a data estipulada para a entrega das aeronaves de produção. Aprofundando nos detalhes, os testes em andamento que ainda restam realizar permitirão validar os sistemas de missão, a aviônica, o novo radar AESA e o armamento, contribuindo para a redução de riscos técnicos antes da entrada em serviço das primeiras unidades de produção.

Por fim, a confirmação da data de entrega do primeiro caça de produção reforça a consolidação e a maturidade tecnológica do programa KF-21 Boramae, assim como da indústria aeroespacial da Coreia do Sul, aspectos que vêm sendo observados cada vez mais de perto por potenciais clientes e parceiros industriais estrangeiros. No entanto, esse ponto também tem sido envolvido em uma série de debates e questionamentos sobre a participação e o comprometimento da Indonésia no programa, a qual esteve envolvida em diversas polêmicas, renegociações e atrasos no pagamento das parcelas previstas nos contratos firmados com Seul.

Fotografias utilizadas a título ilustrativo.

Você pode se interessar: SIMA e HHI iniciam o codesenvolvimento para a produção de novos submarinos para a Marinha de Guerra do Peru

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.