No que se constitui como uma novidade que representa um importante marco para o seu programa de modernização, as Forças Aeroespaciais Russas tornaram público que colocaram à prova o novo motor Izdeliye 177, que deverá equipar os seus caças furtivos Su-57, após as quais foi verificado o seu correto funcionamento e integração com a plataforma. Em particular, foram as empresas conhecidas como United Aircraft Corporation (UAC) e United Engine Corporation (UEC) as responsáveis por conduzir os testes, sendo o piloto Roman Kondratyev quem teve a tarefa de realizar o primeiro voo de ensaio.

Referindo-se a isso, expressou-se Evgeny Marchukov, que atua como designer-geral e diretor do Escritório de Projetos A. Lyulka, parte da UEC: “O motor de aviação de quinta geração, Produto 177, é o desenvolvimento de vanguarda da UEC para aeronaves operacionais-táticas. Tecnologias e materiais de ponta, juntamente com soluções de projeto inovadoras, permitiram à UEC criar um motor com desempenho significativamente melhorado em comparação com os motores da geração anterior. O primeiro voo de teste marcou o início do trabalho conjunto com nossos colegas da UAC nos ensaios em voo do Su-57 com este novo motor. Durante o voo, o novo motor funcionou conforme o esperado e demonstrou um funcionamento confiável no Su-57.”

 motor Izdeliye 177
Motor Izdeliye 177 – UAC

Também conhecido como “Produto 177”, o novo motor foi especialmente projetado pela UEC para fazer parte das capacidades das aeronaves de quinta geração que a Rússia tem à sua disposição, apresentando como principal virtude o seu empuxo de 16.000 kgf com pós-combustão. Além disso, o modelo se caracteriza por um consumo mais eficiente de combustível em relação a outros modelos anteriores e em todos os seus modos de funcionamento, ao mesmo tempo em que se destaca por uma maior vida útil, reduzindo os custos associados à sua manutenção.

Além disso, as informações técnicas disponíveis até o momento indicam que os motores em questão seriam plenamente compatíveis não apenas com os Su-57, mas também com todas aquelas aeronaves que são propulsionadas pelos motores AL-31F/FP, os quais equipam, por exemplo, os caças russos Su-30. Por outro lado, conforme pode ser observado nas imagens publicadas até agora, os novos motores dispõem de bocais com formato dentado em vez do tradicional formato arredondado. Isso não é um dado menor, considerando que essa mudança proporcionaria uma maior vetorização do empuxo.

 motor Izdeliye 177
Motor Izdeliye 177 – UAC

Cabe recordar, neste ponto, que os novos motores foram apresentados pela primeira vez no âmbito do Salão Aeronáutico de Dubai, ocasião em que foram apresentados os diferentes avanços alcançados na modernização dos caças russos por parte da UAC. Já naquela ocasião, podia-se vislumbrar uma maquete equipada com bocais de empuxo vetorial 2D, os mesmos que em datas anteriores haviam sido vistos em testes de voo que envolveram o Su-57 identificado como T-50-2 “052 Blue”. Além disso, tal como indicou a própria delegação da empresa russa, tratava-se de um novo projeto que permitiria reduzir a assinatura de radar e infravermelha da aeronave, algo especialmente útil em uma aeronave furtiva.

Por fim, deve-se mencionar que, para além das particularidades até agora listadas, a UAC não apenas indicou que está trabalhando no desenvolvimento desses novos motores para equipar as plataformas furtivas, mas também em um amplo programa que lhe permita ampliar suas capacidades de produção. Embora não tenham sido especificados cronogramas ou o impacto que isso poderia implicar na quantidade de aeronaves fabricadas, a empresa afirmou em seu comunicado oficial: “Isso permitirá aumentar as entregas de aeronaves de combate às forças armadas e comercializar ativamente o Su-57 como variante de exportação para clientes estrangeiros. As empresas da Rostec colaboram estreitamente na produção da aeronave.”

Créditos das imagens: UAC

Você pode se interessar: Os estaleiros da USC entregaram em 2025 um total de 19 novos navios e três submarinos à Marinha Russa

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor deje su comentario
Ingrese su nombre aquí

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.