Seguindo o que foi informado no mês de setembro passado e formalizado por meio do Real Decreto 848/2045, o Governo da Espanha, por intermédio da Direção-Geral de Armamento e Material (DGAM), formalizou uma série de contratos com a Airbus para consolidar a compra de cem (100) novos helicópteros destinados a equipar as Forças Armadas espanholas. A informação foi confirmada horas atrás pelo próprio consórcio europeu, que também forneceu detalhes sobre a quantidade de aeronaves que serão destinadas ao Exército de Terra, à Força Aérea e do Espaço e à Marinha Espanhola.

Em primeiro lugar, cabe destacar que o contrato firmado entre a Espanha e a Airbus revisa o total de aeronaves de asas rotativas a serem adquiridas, que passou de 105, projetadas em setembro, para 100 unidades, correspondentes aos modelos de helicópteros de transporte tático NH90, H135, H145M e H175M, cada um com capacidades e funções específicas.
Programa H-135 Fase 2 – Helicóptero de Instrução e Apoio (H-135 Fase 2)

Como parte da segunda fase do programa, que já tem como marco a entrega de aeronaves às Forças Armadas e de Segurança da Espanha, será adquirida uma quantidade total de 13 novos H135 destinados à formação e ao treinamento de novos pilotos, dos quais 12 serão atribuídos à Força Aérea e do Espaço, e o restante à Marinha Espanhola, que também os emprega embarcados a partir de seus Navios de Ação Marítima (BAM).
Programa do Helicóptero Leve Multipropósito (HELIPO)

Com o objetivo de substituir os atuais EC-135, em serviço desde 2005, as Forças Armadas espanholas incorporarão cinquenta (50) novos H145M, que serão destinados integralmente às Forças Aeromóveis do Exército de Terra (FAMET), cobrindo a atual lacuna de capacidades entre os NH90 e os helicópteros de ataque Tiger.
Programa Helicóptero Multipropósito (HACES)
Por sua vez, os seis (6) H175M serão destinados integralmente à substituição dos atuais HT.21A/HT.27 (Puma e Super Puma), operados pelos Esquadrões 803 e 402 da Ala 48 da Força Aérea e do Espaço, força que, por sua vez, se tornará a primeira operadora militar desse helicóptero.

Está previsto que essas aeronaves cumpram funções de transporte de autoridades, como o Rei e membros da Casa Real, bem como autoridades do Governo espanhol, entre elas o presidente e o vice-presidente.
Programa Mobilidade Aérea de Última Geração (NH-90-3)

Por fim, revisando o número de exemplares adquiridos, serão incorporados um total de trinta e um (31) novos helicópteros táticos NH90, a serem distribuídos entre os três ramos das Forças Armadas da seguinte forma:
• Seis (6) para a Marinha Espanhola
• Treze (13) para o Exército de Terra
• Doze (12) para a Força Aérea e do Espaço
Declarações oficiais:
“Ao formalizar esses contratos, o Ministério da Defesa cumpre seu compromisso de dotar nossas Forças Armadas com helicópteros de última geração, essenciais para suas operações”, afirmou María Amparo Valcarce García, secretária de Estado da Defesa. “Esse investimento é estratégico e está orientado a incrementar de forma significativa as capacidades de segurança e defesa da Espanha, garantindo a autonomia estratégica nacional em um setor-chave da defesa europeia”.

“Essa adjudicação é a materialização tangível do Plano Nacional de Helicópteros, e os programas incluídos representam um salto qualitativo nas capacidades das Forças Armadas. Estamos orgulhosos de reforçar a resiliência da defesa e da segurança nacional da Espanha”, declarou Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, acrescentando: “Além disso, consolidam e ampliam a presença industrial da Airbus Helicopters na Espanha, projetando o país como um polo de referência na indústria aeronáutica europeia”.
Talvez lhe interesse: Estes são os 105 novos helicópteros que a Airbus fabricará para equipar as Forças Armadas espanholas





