No contexto da incorporação ao serviço do terceiro de seus novos submarinos do Projeto 677 (também conhecidos como classe Lada), as autoridades navais da Marinha Russa informaram que a construção de duas novas unidades deverá ser iniciada no início de 2026, dando andamento ao que havia sido anunciado pelo próprio presidente Vladimir Putin no mês de julho passado. A informação foi divulgada pelo Comandante-em-Chefe da instituição, almirante Alexander Moiseyev, que se dirigiu à imprensa durante a cerimônia de içamento da bandeira do submarino Velikiye Luki, realizada na cidade de São Petersburgo.

Recolhendo algumas de suas próprias declarações: “Colocamos mais um navio em serviço e outros dois encontram-se em diferentes estágios de construção. Já foram assinados contratos, no âmbito da atual ordem estatal de defesa, para mais dois submarinos (NdE: pertencentes à classe Lada). E acredito que participaremos muito em breve, no início do próximo ano, da cerimônia de batimento de quilha desses navios. Eles constituem a base da frota de submarinos não nucleares da Rússia.”
Ainda não foram divulgados detalhes sobre o cronograma referente ao terceiro exemplar anunciado pelo mandatário russo, com o qual a Marinha poderia completar uma frota de nove unidades, consolidando assim a renovação de suas capacidades submarinas convencionais. Vale recordar, nesse sentido, que o próprio presidente Putin posicionou o tema como uma das prioridades a serem tratadas pelo Ministério da Defesa russo durante reuniões realizadas na cidade de Arkhangelsk, considerando que, em sua visão, a frota de submarinos é um dos pilares das capacidades de dissuasão do país para manter a paridade estratégica com seus rivais geopolíticos.

No caso específico dos submarinos do Projeto 677, destaca-se que se tratam de plataformas capazes de empregar mísseis de cruzeiro Alfa e Oniks, bem como torpedos de 533 mm e minas navais, o que lhes confere diversas opções de ataque. Entre outras características técnicas, pode-se mencionar que estão equipados com avançados sistemas de proteção acústica para reduzir a possibilidade de detecção por meios inimigos, assim como com sonares de última geração para a detecção e o rastreamento de alvos. Em termos de dimensões, cada submarino apresenta um comprimento de 66,8 metros e uma boca de 7,1 metros, acomodando uma tripulação de 35 militares e um deslocamento superior a 2.700 toneladas.
Imagens utilizadas apenas para fins ilustrativos.
Você também pode se interessar: A Marinha Russa finalmente incorporou ao serviço o terceiro de seus novos submarinos de ataque da classe Lada




