A Marinha Espanhola confirmou que incorporará o terceiro de seus novos helicópteros táticos NH90 MSPT (Transporte Tático Marítimo da Espanha) até o final de 2025, de um total de sete, dando continuidade ao processo de modernização de sua frota de aeronaves embarcadas. A entrega está em conformidade com o cronograma estabelecido pela Airbus e pelo Ministério da Defesa, que prevê a chegada progressiva dessas aeronaves para fortalecer as capacidades de transporte tático, apoio a operações anfíbias e missões de busca e salvamento no domínio marítimo.

Em junho de 2025, a Airbus concluiu a entrega dos dois primeiros NH90 MSPT à Marinha Espanhola. Essas aeronaves foram designadas à Aviação Naval (FLOAN), sediada na Base Naval de Rota, e representam o início da transição para uma frota mais moderna e versátil. Os NH90 MSPT são projetados para operar em ambientes marítimos exigentes, com capacidade para transportar tropas e carga, realizar evacuações médicas e apoiar operações de segurança marítima. Isso representa um avanço significativo em comparação com os veteranos SH-3D Sea King, que serviram por décadas na Marinha e foram recentemente desativados.
Com a chegada do terceiro NH90 MSPT até o final de 2025, a Marinha Espanhola avança na modernização de sua aviação naval e se prepara para um futuro no qual os NH90 desempenharão um papel fundamental em operações marítimas e anfíbias. A entrega das quatro unidades restantes está prevista para 2026.
Finalmente, conforme relatado pelo Real Decreto 848/2045 de setembro passado, as Forças Armadas Espanholas avançarão com a aquisição de um segundo lote de helicópteros HN90, composto por 32 unidades, como parte de uma compra maior de até 105 helicópteros de diversos tipos e capacidades.
No entanto, a referida documentação não especifica quantos desses 32 HN90 serão alocados a cada um dos três ramos das Forças Armadas. Presume-se que a Marinha Espanhola buscará adquirir seis unidades adicionais para completar seu contingente estabelecido de treze; um possível terceiro lote está inclusive sendo considerado, estando atualmente em negociação.
*Fotografias utilizadas para fins ilustrativos.
Você também pode se interessar por: Chegou à Alemanha o que será o primeiro dos novos aviões de inteligência de sinais PEGASUS da Luftwaffe






